O sistema de arquivos devfs descrito na página do manual devfs(7FS) é usado pelo sistema do Solaris para gerenciar /devices. Cada elemento neste espaço de nome representa o caminho físico para um dispositivo de hardware, pseudodispositivo ou dispositivo de conexão. O espaço de nome é um reflexo da árvore de dispositivos. Assim sendo, o sistema de arquivos é usado por uma hierarquia de diretórios e arquivos especiais de dispositivo.
O arquivo de hierarquia /dev, que é hoje parte do sistema de arquivos (raiz) /, consiste em links simbólicos, ou caminhos lógicos, para os caminhos físicos presentes em /devices. Aplicativos fazem referência ao caminho lógico para um dispositivo presente em /dev. O sistema de arquivos /dev é montado com auto-retorno na região usando uma montagem somente leitura.
A hierarquia de arquivos /dev é gerenciada por um sistema composto dos componentes na seguintes lista:
devfsadm (consulte a página do manual devfsadm(1M))
syseventd (consulte a página do manual syseventd(1M))
Biblioteca de informações do dispositivo libdevinfo (consulte a página do manual libdevinfo(3LIB))
Driver devinfo (consulte a página do manual devinfo(7D))
Gerenciador de coordenação de configuração (RCM) (consulte Reconfiguration Coordination Manager (RCM) Script Overview no System Administration Guide: Devices and File Systems)
Subsistemas que dependem de nomes de caminho de /devices não podem ser executados em regiões não globais até nomes de caminho de /dev serem estabelecidos.