Em geral, uma correção consiste nos seguintes componentes:
Informações da correção:
Identificação, que é a versão da correção e a ID da correção
Aplicabilidade, que é o tipo de sistema operacional, a versão do sistema operacional e a arquitetura
Dependências, como requisitos e obsoletos
Propriedades, como requerer uma reinicialização posterior
Um ou mais pacotes para a correção, em que cada pacote contém:
A versão do pacote aos quais as correções podem ser aplicadas
Informações da correção, como ID, obsoletos e requisitos
Um ou mais componentes do pacote a ter a correção
Quando o comando patchadd é usado para aplicar uma correção, as informações da correção são usadas para determinar se a correção é aplicável ao sistema em execução atualmente. Se determinado que não é aplicável, a correção não será aplicada. As dependências da correção também são verificadas contra todas as regiões no sistema. Se quaisquer dependências necessárias não forem atendidas, a correção não será aplicada. Isso pode incluir o caso em que uma versão posterior da correção já está instalada.
Cada pacote contido na correção é verificado. Se o pacote não estiver instalado em qualquer região, o pacote será ignorado e não será corrigido.
Se todas as dependências forem satisfeitas, todos os pacotes na correção que estão instalados em qualquer região serão usados para corrigir o sistema. Os bancos de dados do pacote e da correção também são atualizados.
Solaris 10 3/05 até Solaris 10 11/06: Se um pacote estiver instalado com pkgadd -G ou tiver a configuração pkginfo SUNW_PKG_THISZONE=true, o pacote somente poderá ser corrigido com patchadd - G. Esta restrição foi removida na versão Solaris 8/07.