Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Quando usar regiões

Regiões são ideais para ambientes que consolidam diversos aplicativos em um único servidor. O custo e a complexidade de gerenciar inúmeras máquinas tornam vantajoso consolidar vários aplicativos em servidores maiores e mais escalonáveis.

A figura abaixo mostra um sistema com quatro regiões. Cada uma das regiões apps, users e work está executando uma carga de trabalho não relacionada com as cargas de trabalho das outras regiões, em uma amostra de ambiente consolidado. Este exemplo ilustra que diferentes versões do mesmo aplicativo podem ser executadas sem conseqüências negativas em diferentes regiões, para atender os requisitos de consolidação. Cada região pode oferecer um conjunto personalizado de serviços.

Figura 16–1 Exemplo de consolidação de servidor de regiões

Diferentes versões do mesmo aplicativo podem ser executadas em diferentes regiões sem conseqüências negativas.

As regiões permitem uma utilização de recursos mais eficiente no sistema. A realocação dinâmica de recursos permitem que recursos não usados possam ser transferidos para outros recipientes, conforme necessário. O isolamento de falhas e segurança significa que aplicativos que se comportam incorretamente não requerem um sistema dedicado e subutilizado. Com o uso de regiões, esses aplicativos podem ser consolidados com outros aplicativos.

As regiões permitem que você delegue algumas funções administrativas enquanto mantém a segurança geral do sistema.