É possível gerenciar os ambientes de inicialização no sistema utilizando o comando beadm, o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização.
O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização são interfaces de usuário gráficas que permitem instalar, atualizar e gerenciar pacotes no sistema instalado. O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização estão disponíveis na barra de menu da área de trabalho do sistema operacional Oracle Solaris. Na barra de menu da área de trabalho, vá para Sistema>Administração e selecione o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização.
Se você utilizar o Gerenciador de pacotes ou o Gerenciador de atualização para instalar ou atualizar os pacotes no sistema, um clone do ambiente de inicialização ativo será criado com as alterações feitas nesse clone. Se um clone for criado, se tornará o ambiente de inicialização ou reinicialização ativo. É possível utilizar o comando beadm list para visualizar uma lista de todos os ambientes de inicialização do sistema. Você ainda pode reativar o ambiente de inicialização original.
É possível utilizar o Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização para gerenciar seus ambientes de inicialização como a seguir.
Você pode excluir ambientes de inicialização antigos e não usados a fim de liberar espaço em disco.
Pode alterar o ambiente de inicialização padrão do seu sistema.
Pode ativar um ambiente de inicialização.
Para obter instruções, consulte a ajuda on-line disponível no Gerenciador de pacotes e no Gerenciador de atualização. Consulte também Capítulo 2, IPS Graphical User Interfaces, no Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide.
O Gerenciador de pacotes e o Gerenciador de atualização, no entanto, não oferecem todas as opções de gerenciamento de ambientes de inicialização que estão disponíveis ao utilizar o comando beadm, conforme descrito nas seções a seguir.