Com vários ambientes de inicialização, o processo de atualização de softwares torna-se menos arriscado porque os administradores de sistema podem criar ambientes de inicialização de backup antes de realizar quaisquer atualizações no sistema. Se necessário, eles têm a opção de inicializar um ambiente de inicialização de backup.
Aqui estão alguns exemplos específicos mostrando como é útil possuir mais de um ambiente de inicialização do Oracle Solaris e gerenciá-los com o utilitário beadml:
Se você estiver modificando um ambiente de inicialização, poderá utilizar o comando beadm create para fazer um instantâneo desse ambiente em qualquer estágio das modificações. Um instantâneo é uma imagem de somente leitura de um conjunto de dados ou de um ambiente de inicialização em um determinado momento.
É possível criar para cada instantâneo nomes personalizados que identifiquem quando ou por que o instantâneo foi criado. Por exemplo, se estiver fazendo atualizações mensais no ambiente de inicialização, você poderá capturar instantâneos de cada atualização mensal. É possível utilizar o comando beadm list -s para visualizar os instantâneos disponíveis de um ambiente de inicialização.
Um instantâneo não é inicializável. Mas é possível criar um ambiente de inicialização, com base nesse instantâneo, utilizando a opção -e para o comando beadm create. Em seguida, você poderá utilizar o comando beadm activate para especificar que esse ambiente de inicialização se tornará o ambiente de inicialização padrão na próxima reinicialização.
É possível manter mais de um ambiente de inicialização no sistema e efetuar várias atualizações em cada um deles conforme necessário. Por exemplo, é possível utilizar o comando beadm create para clonar um ambiente de inicialização. Um clone é uma cópia inicializável de um ambiente de inicialização. Em seguida, você poderá instalar, testar e atualizar diferentes pacotes de software no ambiente de inicialização original e no seu clone.
Embora apenas um ambiente de inicialização por vez possa ficar ativo, é possível montar um ambiente de inicialização inativo utilizando o comando beadm mount. Utilize o pkg install packagename com a opção -R para atualizar pacotes específicos nesse ambiente.
Ao utilizar a ferramenta Gerenciador de pacotes, a ferramenta Gerenciador de atualização ou o comando pkg para instalar ou atualizar pacotes no ambiente de inicialização do Oracle Solaris ativo, esse processo pode criar um clone desse ambiente de inicialização. Se um clone for criado, pacotes são instalados ou atualizados no clone em vez de serem instalados ou atualizados no ambiente de inicialização original. Após a conclusão bem-sucedida das alterações, o novo clone é ativado. Então, o clone se tornará o novo ambiente de inicialização padrão na próxima reinicialização. O ambiente de inicialização original permanece no menu GRUB em sistemas x86, ou no menu de inicialização nos sistemas SPARC, como opção alternativa.
Você pode usar o comando beadm list para visualizar uma lista de todos os ambientes de inicialização do sistema, inclusive o ambiente de inicialização de backup que ainda tem seu software original inalterado. Caso não esteja satisfeito com as alterações feitas no ambiente, é possível utilizar o comando beadm activate para especificar que o backup se tornará o ambiente de inicialização padrão na próxima reinicialização.
Para mais informações, consulte Images and Boot Environments no Oracle Solaris 11 Express Image Packaging System Guide.