Gerenciando ambientes de inicialização com o Oracle Solaris 11 Express

Convenções de nomenclatura de regiões

O utilitário beadm gerencia, automaticamente, todas as tarefas de nomenclatura de regiões para os processos beadm. Apenas para sua referência, esta seção descreve as convenções de nomenclatura de regiões que são usadas automaticamente pelo utilitário beadm.

Um nome de conjunto de dados raiz de região é especificado no seguinte formato:


<zonepath dataset>/ROOT/<zone root>

Por exemplo:


rpool/zones/zone1/ROOT

Quando uma região é copiada de um ambiente de inicialização para outro, somente os conjuntos de dados que estiverem no conjunto de dados raiz da região serão copiados.

Um conjunto de dados pode ser compartilhado entre ambientes de inicialização de região. Um conjunto de dados compartilhado é identificado com este formato:


<zonepath dataset>/export

Por exemplo:


rpool/zones/zone1/export

Um conjunto de dados deve ser adicionado explicitamente durante a configuração de regiões. Não será possível clonar um conjunto de dados compartilhado quando o conjunto de dados da região for clonado.


Exemplo 3–1 Exemplo de regiões não globais

Este exemplo mostra o impacto do comando beadm create nas regiões durante a clonagem de um ambiente de inicialização que contém duas regiões não globais.

Execute o comando a seguir para clonar o ambiente de inicialização e nomear o novo ambiente de inicialização opensolaris-1:


beadm create opensolaris-1

O conjunto de dados raiz do novo ambiente de inicialização está em rpool/ROOT/opensolaris-1. A cópia da região z1 para o novo ambiente de inicialização tem seu conjunto de dados raiz em rpool/zones/z1/ROOT/zbe-1.


Observação –

As propriedades ZFS de cada conjunto de dados rastreiam os relacionamentos entre os conjuntos de dados originais e clonados, os relacionamentos entre regiões não globais e seus ambientes de inicialização pai.