Primeiros passos com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 2 Preparando a instalação do Oracle Solaris 11 Express

Antes de instalar o software Oracle Solaris 11 Express, revise as opções e requisitos de instalação neste capítulo.

Opções de instalação do Oracle Solaris 11 Express

Existem diversas opções para instalar o Oracle Solaris 11 Express no seu sistema:

Requisitos do sistema para instalação do Oracle Solaris

A tabela a seguir detalha os diversos requisitos para instalar o Oracle Solaris 11 Express.

Requisito 

Descrição 

Memória 

O requisito mínimo de memória é 512 MB. 


Observação –

A imagem ISO do CD interativo e os instaladores GUI e de texto podem ser executados com um mínimo de 512 MB de memória. No entanto, a quantidade mínima de memória necessária varia dependendo das especificações do sistema. Se o seu sistema não possui memória suficiente para executar o instalador GUI, utilize o instalador de texto.


Espaço em disco 

O tamanho recomendado é de pelo menos 10 GB. É necessário um mínimo de 4 GB. 

Somente x86: suporte a vários sistemas operacionais

Se você estiver instalando o Oracle Solaris em um sistema com base em x86 e com mais de um sistema operacional instalado, é possível particionar o disco durante o processo de instalação. Consulte x86: Definindo partições durante uma instalação interativa.

Como alternativa, você pode usar o comando fdisk ou uma ferramenta de particionamento de terceiros para criar uma nova partição ou fazer ajustes nas partições pré-existentes antes da instalação. Consulte Diretrizes para particionar um sistema antes da instalação.

Para obter mais informações sobre como preparar um ambiente para a instalação de sistemas operacionais específicos, consulte Preparando um ambiente de inicialização que ofereça suporte à instalação de vários sistemas operacionais.

Considerações de instalação adicionais

Ao instalar o Oracle Solaris 11 Express, considere as seguintes informações:

Preparando um ambiente de inicialização que ofereça suporte à instalação de vários sistemas operacionais

Se você estiver instalando o Oracle Solaris como parte de um ambiente de inicialização múltiplo, revise as especificações dos diversos sistemas operacionais na tabela a seguir.

Tabela 2–1 Vários ambientes de sistema operacional

Sistema operacional existente 

Descrição 

Windows 

Se o Windows estiver instalado e houver espaço suficiente em disco para instalar o Oracle Solaris, a instalação deve ocorrer sem problemas. Todas as versões do Oracle Solaris para a plataforma x86 utilizam o GNU Grand Unified Bootloader (GRUB). O Oracle Solaris reconhece o Windows e assegura que as partições Windows permaneçam inalteradas durante a instalação. Quando a instalação for concluída e o sistema for reinicializado, o menu GRUB exibe as entradas de inicialização do Windows e do Oracle Solaris. 

Linux ou Windows e Linux 

Se o sistema operacional Linux, ou Linux e Windows, estiver instalado no seu sistema com base em x86, salve uma cópia do arquivo menu.lst antes de instalar o Oracle Solaris. Após a instalação, você terá que editar o arquivo menu.lst para adicionar as informações do Linux a partir de uma instalação anterior. Para obter instruções, consulte Como adicionar uma entrada Linux no menu GRUB após instalar o Oracle Solaris


Observação –

Ao instalar o Oracle Solaris em um sistema que também possui o sistema operacional Linux instalado, a partição Solaris precisa preceder a partição swap do Linux.


Oracle Solaris 10 OS 

O instalador do CD interativo e o instalador de texto não podem ser utilizados para inicializar múltiplas instâncias do Oracle Solaris. No entanto, os instaladores podem ser utilizados para substituir o Solaris 10 1/06 e versões mais recentes de um sistema existente que tenha múltiplas instâncias do Oracle Solaris instaladas. 


Observação –

Caso seja necessário preservar uma fatia específica do Solaris Volume Table of Contents (VTOC) em seu sistema operacional atual, utilize o instalador de texto.


Partições estendidas 

Se houver outro sistema operacional em uma partição estendida, ela não precisa ser alterada durante a instalação. Você pode criar, redimensionar ou excluir um partição estendida ao instalar o Oracle Solaris utilizando o instalador GUI do CD interativo, o instalador de texto ou o instalador automatizado. Você pode optar por instalar o Oracle Solaris em uma partição lógica dentro de uma partição estendida.  

Para obter instruções sobre o instalador interativo, consulte Instalando o Oracle Solaris 11 Express utilizando um instalador interativo. Para obter instruções sobre o instalador automatizado, consulte o Oracle Solaris 11 Express Automated Installer Guide .

Diretrizes para particionar um sistema antes da instalação

Ao instalar o Oracle Solaris a partir da imagem ISO do CD interativo ou a partir da imagem do instalador de texto, é possível utilizar todo o disco ou instalar o sistema operacional em uma partição x86. Com o instalador de texto, é possível instalar o sistema operacional em uma fatia SPARC.

Em sistemas com base em x86, o instalador utiliza o GRUB, que suporta a instalação de múltiplos sistemas operacionais em uma unidade. É possível criar uma partição para instalar o Oracle Solaris antes e durante uma instalação. Após particionar e instalar os diversos sistemas operacionais, é possível implementar qualquer um deles ao selecionar a entrada de menu apropriada do menu GRUB no momento da inicialização.

Procedurex86: Como particionar um sistema antes da instalação

O procedimento a seguir descreve como particionar um sistema com base em x86 antes da instalação. Para obter informações sobre o particionamento de um sistema durante uma instalação, consulte Diretrizes para particionar um sistema durante uma instalação interativa.

  1. Faça backup do seu sistema.

    Fazer o backup do seu sistema é altamente recomendável antes de particionar o seu disco rígido. A ferramenta de código aberto Ghost para UNIX (G4U) foi projetada para efetuar backup de sistemas com base em x86.

  2. No seu disco rígido, crie uma partição para instalar o sistema operacional

    Escolha uma das seguintes opções:

    • Utilize o comando fdisk para criar ou modificar uma partição fdisk do Oracle Solaris.

      Para obter instruções, consulte How to Create a Solaris fdisk Partition no System Administration Guide: Devices and File Systems. Consulte também a página do manual fdisk(1M)

    • Use produtos comerciais ou ferramentas de código-fonte aberto para particionar seu disco rígido.

      GParted é uma ferramenta de código-fonte aberto para particionamento de disco. É possível utilizar essa ferramenta para criar partições NTFS. Para acessar a ferramenta GParted na área de trabalho do CD interativo, clique duas vezes no ícone da ferramenta GParted. Para acessar a ferramenta a partir do menu principal, selecione Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Editor de partição GParted.


      Observação –

      A ferramenta GParted não possui suporte na mídia instalador de texto.


      Se você cria partições Linux swap utilizando a ferramenta GParted, observe que o Linux swap utiliza a mesma ID de partição que o Oracle Solaris. Durante a instalação, na etapa de particionamento de disco, é possível alterar a partição Linux swap para uma partição do Oracle Solaris.

  3. Utilize o instalador para instalar o sistema operacional em uma partição fdisk do Oracle Solaris.

Diretrizes para particionar um sistema durante uma instalação interativa

Em um sistema com base em x86, é possível selecionar, criar ou modificar partições durante a instalação interativa. Para o instalador de texto é possível selecionar, criar ou modificar fatias Solaris VTOC somente durante uma instalação interativa.


Observação –

As alterações feitas no particionamento de disco ou nas fatias não são implementadas até que você termine de fazer as seleções no painel do instalador e que a instalação seja iniciada. Em qualquer momento antes da instalação, é possível cancelar suas alterações e restaurar as configurações originais.


Ao configurar as partições x86 ou as partições estendidas durante uma instalação interativa, tenha em mente o seguinte:

x86: Definindo partições durante uma instalação interativa

Para instalações na plataforma x86, é possível fazer alterações no particionamento de disco editando as entradas diretamente nas telas de instalação à medida em que são exibidas. Conforme você prossegue com a instalação, os tamanhos mínimos recomendados para a instalação também são exibidos.

A tabela a seguir descreve as opções de particionamento de disco que podem ser selecionadas. Use esta tabela para lhe ajudar a determinar qual opção se ajusta melhor às suas necessidades.

Tabela 2–2 Opções de particionamento de disco durante uma instalação interativa

Opção de particionamento 

Descrição e ação do usuário (se necessário) 

Usar a partição existente do Solaris. 

Essa opção instala o Oracle Solaris 11 Express na partição existente do Solaris utilizando o seu tamanho atual. Selecione a opção Particionar um disco. Nenhuma outra alteração é necessária. 

Criar uma nova partição do Solaris. 

Se não houver atualmente nenhuma partição do Solaris, você pode criar uma nova partição. Para isso, selecione uma partição primária ou uma partição lógica e, em seguida, altere seu tipo para Solaris. Durante uma instalação, essa modificação apaga o conteúdo da partição existente. 

Aumente o espaço alocado para uma partição do Solaris e instale naquela partição. 

Se houver espaço suficiente em disco, você pode aumentar o tamanho alocado para uma partição do Solaris antes da instalação do software naquela partição. O espaço disponível contém alguns espaços não utilizados contíguos antes ou após a partição selecionada. Caso a partição seja aumentada, o espaço não utilizado é usado primeiro após a partição. Em seguida, o espaço não utilizado antes do particionamento é utilizado, alterando o cilindro inicial da partição selecionada. 

Instalar o Oracle Solaris 11 Express em outra partição primária. 

Você pode instalar o sistema operacional em outra partição primária. Para isso, você deve primeiro alterar o tipo da partição existente do Solaris para Não utilizada. É possível selecionar outra partição e alterar o tipo para Solaris. Durante uma instalação, essa modificação apaga o conteúdo da partição existente da partição anterior e nova do Solaris. 

Criar uma nova partição do Solaris dentro de uma partição estendida. 

Você pode criar uma nova partição do Solaris dentro de uma partição estendida. Se já houver uma partição do Solaris, altere o seu tipo para Não utilizada. Em seguida, crie uma nova partição estendida e altere o tipo da partição para Estendida. Você pode redimensionar a partição estendida e, em seguida, alterar umas das partições lógicas na partição estendida para a partição do Solaris. Também, é possível aumentar a partição lógica até o tamanho da partição estendida que contém tal partição lógica. 

Excluir uma partição existente. 

É possível excluir uma partição existente alterando seu tipo para Não utilizada. Durante uma instalação, a partição é destruída e seu espaço é disponibilizado ao redimensionar as partições adjacentes. 

Definindo fatias Solaris VTOC com o instalador de texto

Para instalações de texto na plataforma SPARC, é possível modificar as fatias VTOC durante a instalação. Para instalações de texto na plataforma x86, é possível modificar uma fatia dentro da partição se esta não foi modificada durante a instalação.

Ao definir fatias VTOC, lembre-se de que:

A tabela a seguir descreve as opções para modificar fatias durante uma instalação de texto.

Tabela 2–3 Opções para modificar fatias VTOC durante uma instalação de texto

Opção 

Descrição e ação do usuário (se necessário) 

Utilizar uma fatia existente. 

Essa opção instala o Oracle Solaris 11 Express em uma fatia VTOC existente utilizando o seu tamanho atual. Selecione a fatia de destino e, em seguida, altere seu tipo para rpool.

Redimensionar uma fatia. 

Você pode alterar somente o tamanho de uma fatia rpool recém-criada. Digite o novo tamanho no campo, até o tamanho máximo disponível.

Criar uma nova fatia. 

Selecionar uma fatia não utilizada. Por exemplo, altere seu tipo de Não utilizada para rpool.

Excluir uma fatia existente. 

É possível excluir uma fatia existente alterando seu tipo para Não utilizada. Durante a instalação, a fatia é destruída e seu espaço é disponibilizado ao redimensionar as fatias adjacentes. 

ProcedureComo preparar a instalação do Oracle Solaris a partir do CD interativo ou do instalador de texto

Antes de começar

Para sistemas com base em x86, a partir do CD interativo, é possível instalar o sistema operacional no seu sistema ou em uma máquina virtual.

Como alternativa, para sistemas com base em SPARC e em x86, é possível instalar o Oracle Solaris utilizando um instalador de texto. O instalador de texto pode ser utilizado em sistemas que não possuem placas gráficas.


Observação –

Dependendo da configuração do sistema, o instalador de texto pode solicitar menos memória. Se o instalador de GUI no CD interativo não funcionar no seu sistema, utilize o instalador de texto.


Para baixar a imagem inicializável do CD interativo ou da imagem do instalador de texto, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.

Você também pode baixar uma imagem USB para sistemas com base em x86.

  1. Após ter baixado a imagem, efetue um dos procedimentos a seguir:

    • Copie a imagem para a mídia removível, como um CD, DVD ou Pendrive, e vá para as Etapas 2 e 3.

    • Para a imagem ISO do CD interativo ou para a imagem do instalador de texto, é possível salvar a imagem em seu sistema e executá-la em uma máquina virtual. Consulte Executando o Oracle Solaris 11 Express no VirtualBox.

  2. Verifique os requisitos e limitações do seu sistema para a execução do instalador:

    1. Verifique se o seu sistema atende a todos os requisitos necessários do sistema. Consulte Requisitos do sistema para instalação do Oracle Solaris.

    2. Consulte as Considerações de instalação adicionais.

    3. Verifique se você possui todos os drivers de dispositivo necessários. Consulte Garantindo que você possua os drivers de dispositivo apropriados.


      Observação –

      O Utilitário de drivers de dispositivos pode precisar de um mínimo de 1,5 GB de memória. Se seu sistema possuir um complemento adequado de dispositivos para efetuar uma instalação, primeiro conclua a instalação e, em seguida, inicialize o disco rígido instalado antes de executar o Utilitário de drivers de dispositivos. Desta forma, o utilitário pode aproveitar o espaço de swap disponível no sistema instalado.


  3. Escolha uma das opções a seguir para instalar o Oracle Solaris 11 Express:

  4. Siga as instruções de instalação de Instalando o Oracle Solaris 11 Express utilizando um instalador interativo

Preparando para executar o Oracle Solaris 11 Express em uma máquina virtual

A seguir estão as várias opções para executar o Oracle Solaris em uma máquina virtual:

Garantindo que você possua os drivers de dispositivo apropriados

Antes de instalar o Oracle Solaris, determine se os dispositivos do seu sistema possuem suporte. A Lista de compatibilidade de hardware (HCL), encontrada no link http://www.sun.com/bigadmin/hcl/data/os/, fornece informações sobre os hardwares certificados ou reportados para trabalhar com o Oracle Solaris. A ferramenta Suporte de dispositivos da plataforma x86 do Solaris informa quais drivers do Oracle Solaris suportam os diversos componentes x86.

Os seguintes utilitários também podem ser usados para determinar se um driver de dispositivo está disponível:

ProcedureComo utilizar o utilitário de drivers de dispositivo

O Utilitário de drivers de dispositivos fornece informações sobre os dispositivos em seu sistema e sobre os drivers que gerenciam esses dispositivos. O utilitário informa se o sistema operacional inicializado no momento possui drivers para todos os dispositivos detectados em seu sistema. Se um dispositivo não tiver um driver anexado, o Utilitário de drivers de dispositivos recomenda um pacote de driver para você instalar.

O Utilitário de drivers de dispositivos é automaticamente executado quando você inicializa uma imagem de instalação. Também é possível iniciar manualmente o Utilitário de drivers de dispositivos após ter instalado o Oracle Solaris.

Também é possível utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos para enviar as informações de seu sistema para o HCL em http://www.sun.com/bigadmin/hcl/data/os/. O sistema e seus componentes são então listados no HCL como "Reportado para o trabalho".

  1. Inicie o Utilitário de drivers de dispositivos utilizando um dos métodos a seguir:

    • Inicialize a imagem de instalação do CD interativo.

      Quando você inicializa a imagem ISO do CD interativo, o Utilitário de drivers de dispositivos é executado em segundo plano. Se um driver ausente é encontrado em um pacote IPS a partir do editor padrão, o Utilitário de drivers de dispositivos instala automaticamente o pacote do driver. Se qualquer outro driver estiver ausente, o Utilitário de drivers de dispositivos exibe uma caixa de diálogo que solicita que você exiba a janela do utilitário para que possa rever o relatório e instalar quaisquer drivers adicionais ausentes.

    • Inicie manualmente o Utilitário de drivers de dispositivos a partir da área de trabalho do CD interativo.

      Para iniciar manualmente o Utilitário de drivers de dispositivos a partir do CD interativo, clique duas vezes no ícone do Utilitário de drivers de dispositivos da área de trabalho. Ou selecione Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Utilitário de drivers de dispositivos no menu principal.

    • Inicialize a imagem do instalador de texto do Oracle Solaris.

      Para iniciar o Utilitário de drivers de dispositivos a partir do instalador de texto, escolha Instalar drivers adicionais no menu inicial.


      Observação –

      O recurso NWAM do Oracle Solaris é ativado por padrão quando o instalador de texto é incializado. Se você estiver utilizando o DHCP, nenhuma configuração adicional de rede é necessária para poder utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos. Se você não estiver utilizando o DHCP, selecione a opção Shell no menu inicial e, em seguida, utilize os comandos apropriados para definir manualmente as configurações da rede antes de utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos.


    • Inicie o Utilitário de drivers de dispositivos em um sistema instalado.

      Para iniciar o Utilitário de drivers de dispositivos a partir da área de trabalho de um sistema instalado, escolha Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Utilitário de drivers de dispositivos no menu principal.

    O Utilitário de drivers de dispositivos varre seu sistema e exibe a lista dos dispositivos detectados. Para cada dispositivo que for detectado, a lista exibe informações, como o fabricante, modelo e o nome do driver que está gerenciando o dispositivo no momento. Se o utilitário detecta um dispositivo que não possui um driver anexado, aquele dispositivo é selecionado na lista de dispositivos. Ali, é possível exibir mais informações sobre o dispositivo e instalar o driver ausente.

  2. Para exibir mais detalhes sobre um determinado dispositivo:

    1. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo e, em seguida, selecione Mostrar detalhes a partir do menu suspenso.

      A janela Detalhes do dispositivo e do driver é exibida. O nome do dispositivo, do fornecedor, do nó, do driver e outras informações detalhadas sobre o dispositivo são exibidas nessa janela.

    2. Para exibir mais detalhes sobre um driver ausente, clique no link Info para visualizar o dispositivo selecionado.

      Caso nenhum driver esteja gerenciando o dispositivo no momento, a coluna Driver da lista de dispositivos exibe um status para o driver daquele dispositivo.

      • Caso um driver esteja ausente em um de seus repositórios de pacote IPS configurado, o status do driver para aquela entrada de dispositivo é IPS.

      • Caso um driver esteja ausente em um pacote System V Revision 4 (SVR4), o status do driver para aquela entrada de dispositivo é SVR4.

      • Caso um driver esteja ausente em um pacote DU, o status do driver para aquela entrada de dispositivo é DU.

      • Se o Utilitário de drivers de dispositivos não puder localizar um driver do Oracle Solaris para esse dispositivo, o status do driver é UNK.

  3. Instale os drivers ausentes, como apresentado a seguir:

    • Para instalar um driver IPS, adote o seguinte procedimento:

      1. Clique no link Info na linha correspondente da tabela para obter informações sobre o pacote IPS que contém o driver para o dispositivo.

        Ao clicar no link Info, o campo de texto no botão de rádio Pacote é preenchido com as informações relativas ao pacote. O editor correto é selecionado no menu suspenso.

      2. Clique no botão Instalar para instalar o pacote.

        • Se o link Info listar um pacote IPS de um editor que não está configurado, siga estas etapas:

          1. Selecione Adicionar repositório no menu suspenso de repositórios.

            A janela do Gerenciador de repositórios é exibida.

          2. Adicione o nome e o URI do novo repositório e, em seguida, clique em Adicionar.

        • Se o campo Pacote não for preenchido, digite o nome do pacote IPS a partir do link Info e, em seguida, clique em Instalar.

    • Para instalar drivers SVR4 ou DU, adote o seguinte procedimento:

      • Se o ULR para o pacote não for fornecido, digite o URL no campo Arquivo/URL e, em seguida, clique em Instalar.

      • Caso tenha uma cópia do pacote em seu sistema, utilize o botão Procurar para selecionar o pacote e clique em Instalar.

    • Se o status do driver for exibido como UNK, adote o seguinte procedimento:

      1. Clique no nome do dispositivo que você deseja que o driver gerencie.

      2. Digite as informações relevantes do pacote no campo Pacote ou no campo Arquivo/URL e clique em Instalar.

      3. (Opcional) Para compartilhar informações sobre um driver que funciona para o dispositivo, clique no botão Enviar.

  4. (Opcional) Para listar o sistema e seus componentes como "Reportado para o trabalho", clique no botão Enviar do HCL.

    A janela Enviar informações à lista de compatibilidade de hardware é aberta. Essa janela exibe todas as informações que foram coletadas sobre o seu sistema.

    1. Na lista suspensa, selecione o Tipo de sistema.

    2. Digite as informações apropriadas em qualquer um dos campos que não foram automaticamente preenchidos.

      • O Nome do fabricante é o nome do criador do sistema, por exemplo, Toshiba, Hewlett-Packard ou Dell.

      • Forneça o número completo do modelo.

        O Criador do BIOS/Firmware é a informação da tela Configuração do BIOS exibida normalmente durante a inicialização do sistema.

      • O Tipo de CPU é o nome do fabricante da CPU.

    3. Forneça seu nome e endereço de e-mail.

    4. No campo Notas gerais, adicione quaisquer comentários e clique em Enviar.

      • Se no momento você não tiver acesso à Internet, é possível clicar no botão Salvar e enviar o relatório mais tarde.

    Para obter mais informações sobre como utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos, clique no botão Ajuda.

ProcedureComo utilizar a Ferramenta de detecção de dispositivo da Oracle

Como uma alternativa ao Utilitário de drivers de dispositivos, é possível utilizar a Ferramenta de detecção de dispositivo da Oracle para determinar se a versão atual inclui os drivers para todos os dispositivos do seu sistema.

Antes de começar

Reveja as informações na seção Requisitos do sistema para instalação do Oracle Solaris.

  1. Abra um navegador da Web e vá a http://www.sun.com/bigadmin/hcl/hcts/device_detect.jsp.

  2. Na seção Utilizando a ferramenta de detecção de dispositivo, clique na opção Iniciar a ferramenta de detecção de dispositivo da Oracle.

  3. Aceite o contrato de licença.

  4. Clique no link Baixar ddtool.

  5. Selecione a opção Abrir com o JavaWS e, em seguida, selecione Executar.

    A ferramenta é executada, mas não é instalada em seu sistema.

  6. Selecione o Sistema operacional de destino onde a verificação da disponibilidade do driver será efetuada.

    Para obter informações adicionais clique no botão Ajuda.

Informações relacionadas

Veja os recursos adicionais a seguir para mais informações.

Tópico 

Onde encontrar mais informações 

Saiba mais sobre como efetuar uma instalação em múltiplos sistema utilizando a mídia IA. 

Oracle Solaris 11 Express Automated Installer Guide

Saiba mais sobre como utilizar a Ferramenta de detecção de dispositivo da Oracle. 

http://www.sun.com/bigadmin/hcl/hcts/device_detect.jsp

Saiba mais sobre como utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos. 

Consulte a ajuda on-line do Utilitário de drivers de dispositivo. 

Encontre as tarefas administrativas do sistema para gerenciar discos e dispositivos. 

System Administration Guide: Devices and File Systems