Primeiros passos com o Oracle Solaris 11 Express

Instalando o Oracle Solaris 11 Express utilizando um instalador interativo

Você pode instalar o Oracle Solaris utilizando o instalador GUI no CD interativo ou com a opção de instalador de texto. Ambos instaladores podem ser utilizados para instalar o Oracle Solaris na plataforma x86. O instalador de texto também pode ser utilizado para instalar o Oracle Solaris na plataforma SPARC. Os instaladores funcionam com um mínimo de 512 MB de memória. Eles permitem selecionar, criar ou modificar partições durante a instalação.

O instalador de texto possui as seguintes vantagens em relação ao instalador GUI:


Observação –

Se você utiliza o instalador de texto, esteja ciente de que ele não instala todos os pacotes de software incluídos ao instalar a partir do CD interativo. Em particular, o instalador de texto não instala a área de trabalho GNOME. Você trabalha a partir da linha de comando no sistema instalado. Para instalar pacotes adicionais após a instalação com o instalador de texto, consulte o Apêndice BSolucionando problemas na versão Oracle Solaris 11 Express.


Para baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.

Configurações e diretrizes da instalação interativa

A seguir são apresentadas as configurações padrão de rede e segurança que são utilizadas pelo instalador GUI no CD interativo e pelo instalador de texto:

Ao instalar o Oracle Solaris, observe as seguintes informações importantes sobre o particionamento do disco:

Para obter informações sobre o particionamento de um sistema durante uma instalação, consulte Diretrizes para particionar um sistema antes da instalação.

Para obter informações sobre o particionamento de um sistema durante uma instalação interativa, consulte Diretrizes para particionar um sistema durante uma instalação interativa.

Executando uma instalação interativa

Se você estiver utilizando o instalador GUI no CD interativo ou o instalador de texto, as mesmas etapas básicas para executar uma instalação são seguidas. No entanto, a ordem de execução das etapas e os detalhes que são exibidos em cada painel de instalação podem variar, dependendo de qual instalador você estiver utilizando e se estiver instalando na plataforma SPARC ou x86.

Revise as etapas básicas de instalação a seguir. Para obter instruções detalhadas sobre o que fazer em uma determinada tela de instalação, consulte a ajuda on-line para aquela tela.

Tabela 3–1 Etapas da instalação interativa

Etapa 

Instruções 

1. Complete quaisquer tarefas preliminares. 

Revise as diretrizes em Capítulo 2Preparando a instalação do Oracle Solaris 11 Express. Em particular, se você estiver planejando definir e instalar o Oracle Solaris em uma partição ou fatia e ainda não o fez, revise as informações em x86: Definindo partições durante uma instalação interativa.

Você pode baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto e, a seguir, copiar a imagem para uma mídia removível, como um CD, DVD ou Pendrive. Como alternativa, você pode executar a imagem dentro do VirtualBox. 

Para baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.


Observação –

Se você tiver instalado o sistema operacional Linux anteriormente, salve uma cópia do arquivo menu.lst existente em uma unidade USB para uso após a instalação. Para obter instruções, consulte Adicionando uma entrada do Linux OS a partir de uma instalação anterior no menu GRUB.


2. Insira a mídia de instalação, inicialize o sistema e, a seguir, faça as seleções preliminares de idioma. 

No CD interativo, quando o menu GRUB for exibido, selecione a opção Inicializar a partir do CD. 

  • Se você for solicitado a efetuar o logon no CD interativo, o nome e senha de usuário são jack.

  • A senha raiz é solaris.

3. (Condicional) Instale os drivers ausentes necessários para a instalação. 

Quando você inicializa o CD interativo, se algum driver estiver faltando, um prompt é exibido. Siga as instruções para acessar o Utilitário de drivers de dispositivos para localizar e instalar os drivers necessários para a instalação. 

Como alternativa, você pode selecionar a opção#2 no menu inicial do instalador de texto para instalar os drivers necessários antes de selecionar a opção#1 para instalar o Oracle Solaris. 

Para obter instruções sobre como utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos, consulte Como utilizar o utilitário de drivers de dispositivo.

3. Inicie a instalação. 

  • Na área de trabalho do CD interativo, clique duas vezes no ícone Instalar o Oracle Solaris para iniciar o instalador GUI.

  • No menu inicial do instalador de texto, selecione a opção#1 para iniciar a instalação do Oracle Solaris.

5. Selecione um destino para a instalação. Opcionalmente, você pode modificar o layout da partição ou fatia. 

Na série de painéis Discos que é exibida, escolha se o sistema operacional deve ser instalado em todo o disco, em uma partição ou fatia do disco. Você pode modificar o layout da partição ou fatia. Para obter instruções, consulte x86: Definindo partições durante uma instalação interativa e Definindo fatias Solaris VTOC com o instalador de texto. Em qualquer momento antes desta fase da instalação, é possível restaurar as configurações originais.


Cuidado – Cuidado –

Se a tabela da partição existente não puder ser lida, o painel exibe o particionamento proposto. Neste caso, todos os dados do disco são destruídos durante a instalação.


6. Complete as configurações de data, hora e fuso horário. 

Selecione a data e hora padrão e, a seguir, selecione o fuso horário ou o horário local. O instalador utiliza o fuso horário das configurações internas do sistema como o padrão, caso seja possível. 

7. Selecione o idioma e o local. 

Essas seleções determinam o suporte ao idioma e outros formatos de dados para o sistema instalado. Observe que para o instalador de texto, o suporte ao idioma é selecionado quando o sistema é inicializado, antes de o instalador ser executado. 

Você pode alterar o local padrão ou o local para aquela determinada seção a qualquer momento em que efetua o logon no sistema. Para alterar o local durante o logon, clique no botão Opções e, a seguir, escolha Selecionar idioma. 

8. Complete as configurações do usuário. 

Para completar a configuração da conta do usuário, um nome e senha de logon são necessários. 

  • Digite o nome do usuário e a senha.

    • O nome de logon deve começar com uma letra e somente pode conter letras e números.

    • Para o instalador de texto, forneça uma senha raiz.

      Se você não cria uma conta de usuário durante a instalação, a conta raiz é definida como a conta regular de usuário em vez de uma função.

    • Para o instalador GUI, não é necessário fornecer uma senha raiz durante a instalação.

      Em um sistema instalado, a senha raiz inicial padroniza para a senha da conta do usuário inserida durante a instalação.


      Observação –

      Você será solicitado a alterar a senha na primeira vez em que utilizar a senha raiz.


  • Digite um nome de computador ou aceite o padrão. Este campo não pode ficar em branco.

    Para o instalador GUI, o campo do nome do computador é incluído no painel do usuário. Para o instalador de texto, esse campo está localizado no painel de configuração da rede.

9. Somente o instalador de texto: especifique as informações de configuração da rede.

Especifique como a rede deveria ser configurada, como a seguir:

  • Permitir que o DHCP configure automaticamente a conexão.

  • Ignore a etapa de configuração da rede durante a instalação e, a seguir, defina as configurações da rede após a instalação.

10. Revise as especificações da instalação. 

Revise as especificações na tela Resumo da instalação. Se necessário, volte e faça as alterações necessárias antes de iniciar a instalação. 

11. Instale o sistema utilizando as especificações que você forneceu. 

O processo de instalação do Oracle Solaris é iniciado. 


Cuidado – Cuidado –

Não interrompa uma instalação que esteja em andamento. Uma instalação incompleta pode deixar o disco em um estado indeterminado.


12. Revise os logs da instalação. 

O painel Resultados da instalação fornece o acesso aos logs que podem ser revisados. 

13. Reinicie o sistema ou saia do instalador e desligue o sistema. 

Após uma instalação bem-sucedida, reinicie o sistema ou saia do instalador e desligue o sistema. 

Retire o CD interativo quando a nova inicialização do sistema for iniciada. Ou, selecione a opção "Inicializar a partir do disco rígido" no menu GRUB. 

Caso a instalação falhe, você pode visualizar o log da instalação e sair do instalador. 

14. (opcional) Execute as etapas adicionais. 

Para obter mais instruções, consulte Informações relacionadas.