Primeiros passos com o Oracle Solaris 11 Express

Capítulo 3 Instalando o Oracle Solaris 11 Express

Ao instalar o Oracle Solaris 11 Express, você pode escolher entre as seguintes opções de instalação:

Instalando o Oracle Solaris 11 Express utilizando um instalador interativo

Você pode instalar o Oracle Solaris utilizando o instalador GUI no CD interativo ou com a opção de instalador de texto. Ambos instaladores podem ser utilizados para instalar o Oracle Solaris na plataforma x86. O instalador de texto também pode ser utilizado para instalar o Oracle Solaris na plataforma SPARC. Os instaladores funcionam com um mínimo de 512 MB de memória. Eles permitem selecionar, criar ou modificar partições durante a instalação.

O instalador de texto possui as seguintes vantagens em relação ao instalador GUI:


Observação –

Se você utiliza o instalador de texto, esteja ciente de que ele não instala todos os pacotes de software incluídos ao instalar a partir do CD interativo. Em particular, o instalador de texto não instala a área de trabalho GNOME. Você trabalha a partir da linha de comando no sistema instalado. Para instalar pacotes adicionais após a instalação com o instalador de texto, consulte o Apêndice BSolucionando problemas na versão Oracle Solaris 11 Express.


Para baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.

Configurações e diretrizes da instalação interativa

A seguir são apresentadas as configurações padrão de rede e segurança que são utilizadas pelo instalador GUI no CD interativo e pelo instalador de texto:

Ao instalar o Oracle Solaris, observe as seguintes informações importantes sobre o particionamento do disco:

Para obter informações sobre o particionamento de um sistema durante uma instalação, consulte Diretrizes para particionar um sistema antes da instalação.

Para obter informações sobre o particionamento de um sistema durante uma instalação interativa, consulte Diretrizes para particionar um sistema durante uma instalação interativa.

Executando uma instalação interativa

Se você estiver utilizando o instalador GUI no CD interativo ou o instalador de texto, as mesmas etapas básicas para executar uma instalação são seguidas. No entanto, a ordem de execução das etapas e os detalhes que são exibidos em cada painel de instalação podem variar, dependendo de qual instalador você estiver utilizando e se estiver instalando na plataforma SPARC ou x86.

Revise as etapas básicas de instalação a seguir. Para obter instruções detalhadas sobre o que fazer em uma determinada tela de instalação, consulte a ajuda on-line para aquela tela.

Tabela 3–1 Etapas da instalação interativa

Etapa 

Instruções 

1. Complete quaisquer tarefas preliminares. 

Revise as diretrizes em Capítulo 2Preparando a instalação do Oracle Solaris 11 Express. Em particular, se você estiver planejando definir e instalar o Oracle Solaris em uma partição ou fatia e ainda não o fez, revise as informações em x86: Definindo partições durante uma instalação interativa.

Você pode baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto e, a seguir, copiar a imagem para uma mídia removível, como um CD, DVD ou Pendrive. Como alternativa, você pode executar a imagem dentro do VirtualBox. 

Para baixar a imagem ISO do CD interativo ou da imagem do instalador de texto, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.


Observação –

Se você tiver instalado o sistema operacional Linux anteriormente, salve uma cópia do arquivo menu.lst existente em uma unidade USB para uso após a instalação. Para obter instruções, consulte Adicionando uma entrada do Linux OS a partir de uma instalação anterior no menu GRUB.


2. Insira a mídia de instalação, inicialize o sistema e, a seguir, faça as seleções preliminares de idioma. 

No CD interativo, quando o menu GRUB for exibido, selecione a opção Inicializar a partir do CD. 

  • Se você for solicitado a efetuar o logon no CD interativo, o nome e senha de usuário são jack.

  • A senha raiz é solaris.

3. (Condicional) Instale os drivers ausentes necessários para a instalação. 

Quando você inicializa o CD interativo, se algum driver estiver faltando, um prompt é exibido. Siga as instruções para acessar o Utilitário de drivers de dispositivos para localizar e instalar os drivers necessários para a instalação. 

Como alternativa, você pode selecionar a opção#2 no menu inicial do instalador de texto para instalar os drivers necessários antes de selecionar a opção#1 para instalar o Oracle Solaris. 

Para obter instruções sobre como utilizar o Utilitário de drivers de dispositivos, consulte Como utilizar o utilitário de drivers de dispositivo.

3. Inicie a instalação. 

  • Na área de trabalho do CD interativo, clique duas vezes no ícone Instalar o Oracle Solaris para iniciar o instalador GUI.

  • No menu inicial do instalador de texto, selecione a opção#1 para iniciar a instalação do Oracle Solaris.

5. Selecione um destino para a instalação. Opcionalmente, você pode modificar o layout da partição ou fatia. 

Na série de painéis Discos que é exibida, escolha se o sistema operacional deve ser instalado em todo o disco, em uma partição ou fatia do disco. Você pode modificar o layout da partição ou fatia. Para obter instruções, consulte x86: Definindo partições durante uma instalação interativa e Definindo fatias Solaris VTOC com o instalador de texto. Em qualquer momento antes desta fase da instalação, é possível restaurar as configurações originais.


Cuidado – Cuidado –

Se a tabela da partição existente não puder ser lida, o painel exibe o particionamento proposto. Neste caso, todos os dados do disco são destruídos durante a instalação.


6. Complete as configurações de data, hora e fuso horário. 

Selecione a data e hora padrão e, a seguir, selecione o fuso horário ou o horário local. O instalador utiliza o fuso horário das configurações internas do sistema como o padrão, caso seja possível. 

7. Selecione o idioma e o local. 

Essas seleções determinam o suporte ao idioma e outros formatos de dados para o sistema instalado. Observe que para o instalador de texto, o suporte ao idioma é selecionado quando o sistema é inicializado, antes de o instalador ser executado. 

Você pode alterar o local padrão ou o local para aquela determinada seção a qualquer momento em que efetua o logon no sistema. Para alterar o local durante o logon, clique no botão Opções e, a seguir, escolha Selecionar idioma. 

8. Complete as configurações do usuário. 

Para completar a configuração da conta do usuário, um nome e senha de logon são necessários. 

  • Digite o nome do usuário e a senha.

    • O nome de logon deve começar com uma letra e somente pode conter letras e números.

    • Para o instalador de texto, forneça uma senha raiz.

      Se você não cria uma conta de usuário durante a instalação, a conta raiz é definida como a conta regular de usuário em vez de uma função.

    • Para o instalador GUI, não é necessário fornecer uma senha raiz durante a instalação.

      Em um sistema instalado, a senha raiz inicial padroniza para a senha da conta do usuário inserida durante a instalação.


      Observação –

      Você será solicitado a alterar a senha na primeira vez em que utilizar a senha raiz.


  • Digite um nome de computador ou aceite o padrão. Este campo não pode ficar em branco.

    Para o instalador GUI, o campo do nome do computador é incluído no painel do usuário. Para o instalador de texto, esse campo está localizado no painel de configuração da rede.

9. Somente o instalador de texto: especifique as informações de configuração da rede.

Especifique como a rede deveria ser configurada, como a seguir:

  • Permitir que o DHCP configure automaticamente a conexão.

  • Ignore a etapa de configuração da rede durante a instalação e, a seguir, defina as configurações da rede após a instalação.

10. Revise as especificações da instalação. 

Revise as especificações na tela Resumo da instalação. Se necessário, volte e faça as alterações necessárias antes de iniciar a instalação. 

11. Instale o sistema utilizando as especificações que você forneceu. 

O processo de instalação do Oracle Solaris é iniciado. 


Cuidado – Cuidado –

Não interrompa uma instalação que esteja em andamento. Uma instalação incompleta pode deixar o disco em um estado indeterminado.


12. Revise os logs da instalação. 

O painel Resultados da instalação fornece o acesso aos logs que podem ser revisados. 

13. Reinicie o sistema ou saia do instalador e desligue o sistema. 

Após uma instalação bem-sucedida, reinicie o sistema ou saia do instalador e desligue o sistema. 

Retire o CD interativo quando a nova inicialização do sistema for iniciada. Ou, selecione a opção "Inicializar a partir do disco rígido" no menu GRUB. 

Caso a instalação falhe, você pode visualizar o log da instalação e sair do instalador. 

14. (opcional) Execute as etapas adicionais. 

Para obter mais instruções, consulte Informações relacionadas.

Executando o Oracle Solaris 11 Express no VirtualBox

As informações a seguir se referem à execução da imagem ISO do CD interativo dentro do software VirtualBox. Você também tem a opção de executar uma imagem do instalador de texto dentro do VirtualBox.

O VirtualBox é um aplicativo que é executado no seu sistema operacional para fornecer um ambiente virtual denominado máquina virtual, que permite instalar outros sistemas operacionais como “convidados” dentro da máquina virtual.

O Oracle Solaris fornece o suporte do sistema operacional host aprimorado para o VirtualBox. Dependendo da configuração, o sistema operacional pode agir como proxy de dispositivos USB conectados no sistema operacional host para o sistema operacional convidado.


Observação –

O Oracle Solaris pode ser instalado e executado em outros aplicativos virtuais, por exemplo, no VMware.


A tabela a seguir descreve os sistemas operacionais host que o VirtualBox suporta.

Tabela 3–2 Hospedeiros do VirtualBox

Sistemas operacionais hospedeiros 

Versões suportadas 

Oracle Solaris 

Todas as versões 

Windows 

  • Windows XP – Todos os service packs

  • Windows Server 2003

  • Windows Vista (32 bits e 64 bits)

Linux em sistemas de 32 e 64 bits 

  • Debian GNU/Linux 3.1 (no mínimo)

  • Fedora Core 4 (no mínimo)

  • Gentoo Linux

  • Mandriva 2007.1 e 2008.0

  • OpenSuSE 10.1 (no mínimo)

  • Red Hat Enterprise Linux 3 (no mínimo)

  • SuSE Linux 9 (no mínimo)

  • Ubuntu 5.10 (no mínimo)

Mac OS X (Intel) 

Todas as versões 

ProcedureComo baixar e instalar o VirtualBox para utilizar com o Oracle Solaris

Caso deseje executar o Oracle Solaris dentro do VirtualBox, é necessário instalar primeiro o software VirtualBox em seu sistema. Depois que o VirtualBox tiver sido instalado com sucesso, é possível executar a imagem ISO do CD interativo como um convidado virtual. Ou instalar o Oracle Solaris dentro do VirtualBox e, a seguir, executar o sistema instalado como um convidado virtual.


Observação –

Um mínimo de 10 GB de espaço em disco é recomendado para instalar o software VirtualBox e o Oracle Solaris dentro do VirtualBox.


  1. Baixe o software VirtualBox apropriado para seu sistema operacional.

    Salve o aplicativo na sua área de trabalho ou em um disco local.

  2. Baixe a imagem ISO do CD interativo.

    Para baixar a imagem, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html. Observe que o download pode demorar vários minutos para ser concluído.

    Para maior comodidade, salve o arquivo no mesmo local em que tiver colocado os arquivos do VirtualBox.


    Observação –

    A imagem ISO do CD interativo requer aproximadamente 685 MB de espaço em disco no seu disco rígido.


  3. Seguindo as instruções específicas para o seu sistema operacional "host", instale a versão apropriada do VirtualBox.

  4. Configure o VirtualBox de acordo com as instruções encontradas em Como configurar o VirtualBox para uso com o software Oracle Solaris

  5. Inicie o Oracle Solaris de acordo com as instruções encontradas em Como iniciar o Oracle Solaris 11 Express utilizando o VirtualBox

ProcedureComo instalar o VirtualBox em um sistema Windows ou Mac OS X (Intel)

  1. Navegue até a pasta ou até os arquivos de instalação baixados do VirtualBox.

    Para o Mac OS X, trata-se de um arquivo de imagem .dmg.

  2. Para iniciar a instalação, clique duas vezes no arquivo de instalação do VirtualBox e clique em Avançar ou Continuar.

  3. Aceite o contrato de licença e clique em Avançar ou em Continuar.

  4. Selecione a localização para instalar o software VirtualBox.

    As escolhas disponíveis são Aceitar a localização padrão ou Modificar a localização.


    Observação –

    Para instalar as imagens ISO do CD interativo do Oracle Solaris e do VirtualBox, é necessário um mínimo de 10 GB de espaço em disco.


  5. Clique em Instalar.

    Se solicitado, insira a sua senha de usuário.

  6. Quando a instalação for concluída, clique em Fechar ou Concluir.

ProcedureComo instalar o VirtualBox em um sistema Linux

Antes de começar

Mesmo se sua distribuição Linux vier com uma versão do VirtualBox pré-instalada, baixe a versão mais recente do VirtualBox. O software VirtualBox pré-instalado normalmente é a edição de código aberto (OSE), que pode não ser adequada para executar com o sistema operacional Oracle Solaris 11 Express. Para obter instruções, consulte Como baixar e instalar o VirtualBox para utilizar com o Oracle Solaris

  1. Abra uma janela de terminal e assuma a função raiz ou se torne o usuário raiz.


    $ su root
    Password:
  2. Vá até o arquivo de instalação do VirtualBox baixado.

  3. Inicie o processo de instalação utilizando um dos comandos a seguir, dependendo da sua distribuição do Linux:

    • Em sistemas com base no rpm, como o Fedora, SuSE ou Red Hat, digite o comando a seguir:


      # rpm -ihv filename
      
    • Em sistemas com base no deb, como o Debian ou Ubuntu, digite o comando a seguir:


      # dpkg -i filename
      

      Nos comandos anteriores, filename é o nome do arquivo de instalação baixado.

    Observe que talvez seja necessário instalar pacotes adicionais para atender a determinadas dependências.

    O instalador procura um módulo de kernel pré-compilado. Se nenhum módulo kernel pré-compilado estiver disponível no seu sistema, o instalador tenta compilar e instalar um módulo kernel.


    Observação –

    Para que o instalador possa construir o módulo kernel, é necessário possuir utilitários de construção básicos instalados, como o gcc, make, binutils e o kernel header. Normalmente, esses utilitários fazem parte da instalação padrão do seu sistema Linux. Se esses utilitários não estiverem presentes, o instalador não será capaz de construir o módulo kernel. Nesse caso, será necessário instalar os utilitários de construção e iniciar manualmente a compilação do módulo kernel ao executar o comando /etc/init.d vboxdrv setup como o usuário raiz.


  4. Adicione o usuário atual ao grupo vboxusers.

    1. Em uma janela de terminal, insira:


      # usermod -G vboxusers -a username
      

      onde username é o nome do usuário atual.

    2. Para aplicar as alterações, faça o logoff e o logon novamente.

  5. Para iniciar o VirtualBox, abra a janela de terminal, digite VirtualBox e pressione Enter.

  6. Aceite o acordo de licença para continuar.

ProcedureComo configurar o VirtualBox para uso com o software Oracle Solaris

Antes de começar

Se você possuir uma imagem ISO do CD interativo do Oracle Solaris , inicialize o seu sistema operacional host e insira o CD interativo. Para baixar a imagem ISO do CD, visite http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/downloads/index.html.

  1. Inicie o VirtualBox através de um dos métodos a seguir:

    • No Windows, clique no botão Iniciar e selecione VirtualBox da lista de programas.

    • No Linux, abra a janela de terminal, digite VirtualBox e pressione Enter.

    • No Mac OS X, abra Aplicativos no Localizador e clique duas vezes em VirtualBox.

  2. Na primeira inicialização do VirtualBox, insira as informações de registro e, em seguida, clique em Confirmar.

    A janela principal do VirtualBox é exibida.

  3. Clique no ícone Novo no lado esquerdo da janela do VirtualBox.

  4. No menu suspenso clique em Avançar.

  5. Insira o nome da sua máquina virtual.

  6. Na lista suspensa, selecione Oracle Solaris como o sistema operacional e, em seguida, clique em Avançar.

  7. Selecione a quantidade de memória RAM a fim de alocar para a instalação do Oracle Solaris dentro do VirtualBox e, em seguida, clique em Avançar.


    Observação –

    Se você possuir 2 GB ou mais de memória no seu sistema, selecione 1 GB para um desempenho otimizado. O tamanho mínimo recomendado é de 512 MB.


  8. Adicione uma imagem do Disco virtual (vdi) selecionando um nome ou adicionando um novo nome à lista.

    Para a instalação inicial:

    1. Selecione Novo e clique em Avançar.

    2. Aceite o padrão em Expandindo imagem dinamicamente e clique em Avançar.

    3. Aceite o nome padrão ou digite um caminho e um nome e, em seguida, aloque espaço para a imagem.

    4. Quando tiver completado as configurações, clique em Próximo.

    5. Clique em Finalizar para criar a imagem de disco.

  9. Quando o Gerenciador de disco virtual GUI inicial for exibido, com o seu novo arquivo vdi selecionado, clique em Próximo.

  10. Na tela Resumo, clique em Concluir.

    A janela principal do VirtualBox é aberta. A sua máquina virtual Oracle Solaris é exibida no painel esquerdo e está pronta para ser utilizada como uma máquina virtual.

  11. Na aba Detalhes, clique no link CD/DVD-ROM.

  12. Selecione Montar drive de CD/DVD e adote um dos seguintes procedimentos:

    • Se você estiver utilizando a imagem ISO do CD interativo, selecione Hospedar unidade de CD/DVD e, em seguida, feche a tela Configurações.

      Você terminou.

    • Se você estiver utilizando uma imagem ISO baixada do CD interativo do Oracle Solaris, selecione Arquivo de imagem ISO e passe para a próxima etapa.

  13. Na lista suspensa, selecione a imagem ISO baixada do Oracle Solaris.

    • Se a imagem ISO do CD interativo não estiver na lista, adicione a imagem da seguinte forma:

      1. Clique no ícone Selecionar na lista suspensa.

      2. Clique na aba Imagens de CD/DVD.

      3. Clique no ícone Adicionar.

      4. Navegue até o arquivo de imagem ISO baixada do Oracle Solaris e clique em Abrir.

      5. Clique em Selecionar e feche a tela Configurações.

ProcedureComo iniciar o Oracle Solaris 11 Express utilizando o VirtualBox

  1. Inicie o VirtualBox através de um dos métodos a seguir:

    • Se estiver executando o Windows, clique no botão Iniciar. Em seguida, na lista de programas, selecione VirtualBox.

    • Se você estiver executando o Linux, selecione o VirtualBox do menu Ferramentas do sistema na área de trabalho GNOME ou no menu Sistema na área de trabalho KDE.

    • Se estiver executando o Mac OS X, abra Aplicativos no Localizador e clique duas vezes no VirtualBox.

  2. Clique duas vezes no ícone da máquina virtual ou clique um vez no ícone e depois em Iniciar.

  3. Se você não possuir a imagem ISO em um CD, clique no link CD/DVD-ROM e verifique se o arquivo de imagem ISO do CD interativo do Oracle Solaris está selecionado.

  4. Quando a lista de layouts de teclado for exibida, pressione Enter para aceitar o teclado em inglês como padrão.

    • Como alternativa, é possível inserir o número do seu layout de teclado em particular e pressionar Enter.


    Observação –

    Caso seu cursor fique preso dentro da área de trabalho virtual, é possível liberá-lo utilizando a tecla host. Essa tecla está localizada no canto inferior direito da janela do VirtualBox. Em um sistema Windows ou Linux, a tecla host é a tecla Ctrl direita. Em um sistema Mac OS X, a tecla host é a tecla Cmd esquerda.


  5. Quando a lista de idiomas da área de trabalho é exibida, pressione Enter para aceitar o padrão em inglês.

    • É possível também inserir o número de outro idioma e pressionar Enter.

    O aplicativo leva de um a dois minutos para ser carregado.

    Quando a tela da área de trabalho for exibida, você está "na caixa", executando o Oracle Solaris.

  6. Para instalar o Oracle Solaris no disco rígido virtual, clique no ícone Instalar o Oracle Solaris da área de trabalho.

    A instalação do Oracle Solaris salva a configuração e permite instalar outros programas no VirtualBox.

    Para obter instruções de instalação, consulte Instalando o Oracle Solaris 11 Express utilizando um instalador interativo

Executando o Oracle Solaris em um sistema Mac OS X com o Parallels instalado

Os procedimentos a seguir descrevem como instalar o Oracle Solaris em um sistema que executa o Mac OS X com o Parallels instalado.

ProcedureComo instalar o Oracle Solaris 11 Express em um sistema utilizando o Parallels

Antes de começar

Consulte as instruções de “Solaris Network Driver Installation” (Instalação de driver de rede do Solaris no Parallels Desktop for Mac User Guide em http://www.parallels.com/files/upload/Parallels_Desktop_for_Mac_User_Guide.pdf.

  1. Durante a configuração do pseudo-ambiente do Parallels, defina a rede como ponte Ethernet.

  2. Utilizando o Parallels, inicialize a imagem ISO do CD interativo.

  3. Continue a instalação.

  4. Após instalar o sistema operacional, instale o driver de rede.

Informações relacionadas

Veja os recursos adicionais a seguir para mais informações.

Tópico 

Onde encontrar mais informações 

Saiba mais sobre como as contas de usuário e funções são definidas e gerenciadas. 

Capítulo 5Entendendo usuários e funções

Solução de problemas de logon e conta do usuário. 

Solução de problemas de logon e conta do usuário

Adicione manualmente uma entrada do Linux OS a partir de uma instalação anterior no menu GRUB após uma instalação. 

Como adicionar uma entrada Linux no menu GRUB após instalar o Oracle Solaris.

Encontre as tarefas administrativas para configurar sua rede. 

System Administration Guide: Network Interfaces and Network Virtualization