Este capítulo contém os seguintes tópicos:
Esta seção fornece visões gerais da configuração do job e do processo de execução, lista pré-requisitos e discute como:
Definir opções de processamento para o Administrador do Job SPED de FCONT (P76B940).
Configurar um job para processar dados.
Executar um job para extrair dados.
Reprocessar um bloco.
Depois de configurar blocos e listagens no programa Bloco Inicial FCont (R76B838) e no programa Configuração do Bloco (P76B0730), você usa o programa Administrador do Job SPED de FCONT (P76B940) para configurar e executar jobs para processar os dados do relatório FCont. Você configura um job separado para cada número de livro. Os números dos livros são associados aos tipos de livros. Você configura as associações entre os números de livros e os tipos de livros no programa Definição do Tipo de Livro (P76B935). Você pode configurar vários tipos de razão em um número de livro. Cada job geralmente inclui todos os blocos necessários para SPED FCont de um número de livro especificado, mas você pode configurar um job para gerar os registros somente para os blocos selecionados.
Quando você clica em OK para adicionar um job, o sistema:
Grava dados nas tabelas Cabeçalho de Jobs FCONT (F76B836), Cabeçalho de Jobs SPED (F76B940), Blocos do Cabeçalho do Job SPED (F76B941) e Blocos Detalhados de Job SPED (F76B942) usando os valores informados no programa Administrador do Job SPED de FCONT e valores que você configura no programa Configuração de Bloco (P76B0730).
Grava um registro correspondente ao Lote de Jobs na tabela Lotes de Jobs SPED (F76B944). Como o arquivo FCont é exclusivo por ano, o sistema somente insere um registro com período em branco.
O sistema só atribui um número de lote quando você executa todos os blocos do job.
Grava registros na tabela Signatários do Job SPED (F76B945) para os signatários que você configura para a pessoa jurídica no programa Constantes da Pessoa Jurídica (P76B010).
Você pode modificar as informações do signatário antes de executar o job.
Grava registros na tabela Periodicidade de Jobs FCONT (F76B839) dependendo do nível de detalhe da periodicidade:
Por Trimestre: o sistema insere quatro registros, um para cada trimestre, indicando a data inicial e final do trimestre.
Por Ano: o sistema insere um registro.
Indicador Especial: neste caso, por exemplo, se a companhia iniciou as atividades este ano, você pode especificar o período inicial e final. O sistema gera os trimestres necessários.
Você pode modificar determinados dados para os jobs antes de executar o job:
Descrição do job
Para revisar a descrição do job, selecione Revisão do Cabeçalho no menu Linha na tela Consulta ao Job SPED.
Signatários
Quando você adiciona um job, o sistema grava os dados dos signatários configurados no registro do cadastro geral na tabela F76B945. Selecione Revisão de Signatários no menu Linha na tela Consulta ao Job SPED para modificar os signatários.
Importante:
O sistema permite que você faça alterações nos signatários depois que você executar um job. Porém, o sistema não atualiza os arquivos de saída, a menos que você reprocesse os blocos em um job.Se você tentar excluir um job para o qual existam registros na tabela F76B836, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação. Você pode confirmar a ação para deletar o job. Se você tentar excluir um job para o qual não existam registros na tabela F76B836, o sistema excluirá o job sem solicitar uma confirmação. Quando o sistema exclui um job, ele exclui registros do job de todas as tabelas relacionadas.
Você executa os jobs configurados na tela Revisão do Job SPED no programa Administrador do Job SPED do FCONT. Quando você executa um job, o sistema conclui estas tarefas para cada bloco do job:
Lê as informações do job que estão armazenadas na tabela Job SPED (F76B940) do bloco.
O sistema armazena informações na tabela F76B940 quando você configura os jobs.
Lê os períodos para processar na tabela Lotes do Job SPED (F76B944) e gera as listagens para cada período.
Você pode exibir os detalhes mais significativos do job concluído no programa Administrador do Job SPED de FCONT (P76B940). O sistema atribui o mesmo número de job a todos os UBEs para todos os blocos selecionados.
Preenche a tabela Detalhes de Saída do Job SPED (F76B943) com informações do bloco, período e listagens.
A tabela F76B943 também inclui a string de texto para o arquivo sem formatação.
Usa um código de status para indicar se os registros estão em fila para o processamento.
Os códigos de status são: P (em processo), D (pronto) ou E (erro). Estes códigos de status aparecem na tabela UBE - Blocos de Detalhes do Job SPED (F76B942) para cada UBE no job que você executa. Você pode exibir os status na tela Revisão do Job SPED no programa Administrador do Job SPED do FCONT.
Um código de status D (pronto) aparece na tabela Blocos do Cabeçalho de Job SPED (F76B941) quando todos os UBEs do job forem executados sem erro. Você pode exibir o status de um serviço na tela Consulta ao Job SPED no programa Administrador do Job SPED do FCONT.
O sistema inclui todos os registros de um número de serviço nesse arquivo simples.
Observação:
O sistema atribuirá o número do lote aos registros quando você executar o programa Bloco 9 - Geração (R76B846). Por isso, esse campo só será preenchido quando você executar o programa. O programa Bloco 9 - Geração também grava as strings de texto na tabela Cabeçalho de Processador de Texto (F007101) e Detalhes do Processador de Texto (F007111). Você usa o número do lote para localizar registros que o sistema grava nas tabelas do processador de arquivo de texto e usa o programa Processador de Arquivo de Texto (P007101) para copiar os arquivos de texto na mídia que você usa para submeter os arquivos ao governo.Você executa cada bloco em um job separadamente. Geralmente, você revisa a saída de um bloco antes de processar o próximo bloco porque os dados de um bloco com uma sequência maior são usados para processar dados em um bloco posterior. O sistema gera um lote para cada job. Se você executar um job que inclui quatro períodos, o sistema gerará um lote incluindo os quatro períodos.
Antes de configurar e executar jobs para gerar o arquivo eletrônico para submeter para FCont de SPED:
Conclua toda a instalação.
Consulte Configuração do Seu Sistema para Acesso a FCont SPED.
Contabilize todas as transações.
Nome da Tela | Id. da Tela | Navegação | Utilização |
---|---|---|---|
Consulta ao Job SPED | W76B940A | SPED - FCONT (G76B0930), Administrador do Job SPED de FCONT | Verifique e selecione os jobs existentes. |
Revisão do Cabeçalho do Job FCONT | W76B940L | Clique em Incluir na tela Consulta ao Job SPED ou selecione um registro e uma opção de Revisão do Cabeçalho no menu Linha. | Inclua um job para um livro por período e pessoa jurídica, ou modifique a descrição de um job. |
Revisão do Job FCONT | W76B940M | Selecione um job na tela Consulta ao Job SPED e clique em Selecionar. | Selecione os blocos e UBEs a serem executados; modifique a versão a ser executada e especifique se devem ser mostrados os detalhes da conta nos relatórios de saída de cada UBE. |
Revisão de Signatários do Job SPED | W76B940F | Selecione um job na tela Consulta ao Job SPED e selecione revisão de Signatários no menu Tela. | Modifique as informações dos signatários. |
As opções de processamento permitem que o usuário defina valores predeterminados para processamento.
Acesse a tela Revisão de Cabeçalhos do Job SPED.
Preencha estes campos e clique em OK.
Número do Job
Descrição do Job
Pessoa Jurídica
Número do Livro SPED
Dígitos Iniciais do Ano
Ano Fiscal
Período Inicial
Período Final
Tipo de Emissão do Arquivo
Nível de Detalhe da Periodicidade
Indicador do Período Inicial
Método de Tributação
Trimestre Arbitrado
Método de Tributação do Trimestre
Na tela Consulta ao Job SPED, selecione o serviço que você criou na Etapa 1 e clique em Selecionar.
O sistema exibe a configuração do bloco do programa Configuração do Bloco (P76B0730).
Modifique as versões do UBE e indique se o sistema mostrará ou não detalhes.
Clique em OK na tela Revisão de Job SPED.
O sistema exibirá a tela Consulta ao Job SPED.
Selecione Revisão de Signatários no menu Linha.
O sistema exibirá a tela Revisão de Signatários do Job SPED.
Adicione ou revise informações do signatário e clique em OK.
O sistema preencherá este campo com o próximo número. Você pode alterar este número. Este campo deve conter um valor.
(Opcional) Digite uma descrição do job.
Especifique a companhia para a qual você gera os blocos e as listagens. A companhia deve ser configurada no programa Constantes da Pessoa Jurídica (P76B010).
Informe o número do livro para o qual você criará o job. O número do livro deverá ser configurado no programa Definição do Tipo de Livro (P76B935).
Especifique os dígitos iniciais do ano para os quais você irá gerar os registros.
Especifique o ano para o qual você irá gerar os registros. Por exemplo, para especificar o ano 2009, digite 09.
Indica o primeiro período para o qual você irá gerar os registros. Como padrão, o sistema usa uma faixa de período de 1 até 12. Você pode modificar essas informações se houver um indicador especial associado ao registro.
Indica o último período para o qual você irá gerar os registros. Como padrão, o sistema usa uma faixa de período de 1 até 12. Você pode modificar essas informações se houver um indicador especial associado ao registro.
Você usa este campo para indicar se o arquivo txt FCONT é um relatório original ou uma retificação de um arquivo já reportado. Você seleciona um valor da tabela UDC 76B/WT.
O sistema ativa este campo no caso de tipo de retificação. Caso contrário, ele será desativado.
Você usa este campo para identificar se as listagens devem ser informadas por ano ou detalhadas por trimestre. Você seleciona um valor da tabela UDC 76B/PL.
Este campo identifica o indicador de período inicial e é informado no registro 0000. É necessário selecionar um valor da tabela UDB 76B/PB.
Indica se o método de tributação é real, real arbitrado, real presumido (trimestralmente) ou real presumido arbitrado (trimestralmente). É necessário selecionar um valor da tabela UDB 76B/TM.
Este campo fica desativado. O sistema preenche a data do último processamento.
Você marca as caixas de seleção correspondentes para indicar se cada trimestre é ou não arbitrado.
Você especifica o método de tributação de cada trimestre. Você seleciona valores da tabela UDC 76B/QM.
Digite o número do cadastro da pessoa que está autorizada a assinar o arquivo eletrônico contábil SPED.
Digite um valor da tabela UDC (76B/SG) dos Códigos de Qualificação Signatária para especificar o cargo da pessoa que está assinando o arquivo eletrônico FCont SPED. Saiba que, para este relatório, há apenas 2 signatários: um deles deve ser o contador e o outro deve ser o representante da companhia, como por exemplo, um diretor ou um administrador.
Você processa cada bloco de um job separadamente.
Acesse a tela Revisão do Job SPED.
Selecione Bloco 0 e, em seguida, clique em Selecionar/Desfazer Seleção do Bloco no menu Linha.
O sistema coloca marcas de seleção próximas ao Bloco 0 e o UBE para o bloco 0. Se você selecionar um bloco diferente, o sistema selecionará todos os UBEs associados.
Observação:
É possível selecionar apenas um bloco de cada vez e você não pode selecionar UBEs independentes (no caso do Bloco I), mas o bloco inteiro.No menu Tela, selecione Processo.
O sistema executa o UBE para o bloco 0 e atualiza as tabelas associadas ao job.
(Opcional) Revise a saída do Bloco 0.
Clique em Cancelar ou em OK para voltar à tela Consulta ao Job SPED.
Na tela Consulta ao Job SPED, selecione o serviço que você processou e selecione a Revisão de Saída no menu Linha.
O sistema exibirá a tela Revisão de Saída do Job SPED. Não é possível alterar os dados desta tela; você só pode revisá-los. Use a caixa de seleção Exibir Texto de Saída para exibir ou ocultar os dados do arquivo de texto.
Clique em Fechar para voltar à tela Consulta ao Job SPED.
Corrija os dados em suas tabelas de origem, se necessário.
Se fizer alterações nos dados de origem, reprocesse o bloco antes de continuar.
Repita as Etapas 1-4 para os blocos I, J, M e 9.
Observação:
Você pode processar os blocos 0, I e J em ordem diferente, mas deve processar o bloco M após processar o bloco I. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem de erro.Acesse a tela Revisão do Job SPED.
Você só poderá reprocessar um bloco se o status do bloco for D (concluído).
Selecione o bloco a ser reprocessado e selecione Selecionar/Desfazer Seleção no menu Linha.
O sistema coloca uma marca de seleção próxima ao bloco e os UBEs do bloco.
No menu Tela, selecione Processo.
O sistema reprocessa o bloco selecionado.
Importante:
Se você reprocessar um bloco (selecionou o bloco), será necessário também reprocessar os blocos subsequentes que usam os dados que você gerou novamente. Por exemplo, o programa Geração do Bloco 9 (R76B846) lê os dados dos blocos 0, I, J e M.