Este capítulo contém os seguintes tópicos:
Seção32.1, "Configuração de Blocos para Geração de Relatórios Tributários"
Seção32.2, "Extração de Dados para Geração de Relatórios Tributários"
Seção32.3, "Revisão dos Registros Gerados pelo Processo de Extração"
Esta seção apresenta uma visão geral de como configurar blocos para geração de relatórios tributários e discute como configurar blocos.
Use o programa Configuração do Bloco da Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0530) para configurar os programas em lote (UBEs) e as versões a serem executadas para cada bloco. Você pode configurar as versões dos UBEs fornecidos pela Oracle e também aquelas dos UBEs personalizados criados para gerar blocos ou preencher listagens para os dados que não estiverem no software JD Edward EnterpriseOne.
Ao configurar os blocos, será preciso especificar o UBE e as versões a serem executados para cada bloco, além de o número sequencial no qual o sistema executa os programas em lote.
Observação:
É preciso executar alguns UBEs em uma sequência específica. Por exemplo: você deve executar os UBEs do bloco 0 antes de executar os UBEs de quaisquer outros blocos; por isso, defina o número sequencial dos UBEs do bloco 0 mais baixo que para os outros UBEs. Da mesma forma, execute os UBEs do bloco 9 e o processo do bloco de união depois de executar os UBEs para todos os outros blocos.Consulte Conceitos Básicos de Blocos, Listagens e Registros para o Ato COTEPE 70, de 2006.
O sistema armazena os dados sobre a configuração nas tabelas Blocos de Cabeçalho da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0530) e Blocos de Detalhe da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0531).
Nome da Tela | Id. da Tela | Navegação | Utilização |
---|---|---|---|
Acesso a Configuração dos Blocos | W76B0530A | Processo Extrator (G76B111X), Configuração do Bloco da Geração Eletrônica de Relatórios - BR | Analisar e selecionar os registros existentes para os blocos. |
Revisão dos Detalhes dos Blocos | W76B0530B | Clique em Incluir na tela Acesso a Configuração dos Blocos para criar um novo registro.
Você também pode selecionar um registro existente na tela Acesso a Configuração dos Blocos e clicar em Selecionar para modificar um registro existente. |
Definir novos blocos ou modificar um bloco existente ao inserir ou modificar informações sobre UBEs, versões e criação de sequências para o bloco. |
Acesse a tela Revisão dos Detalhes dos Blocos.
Figura 32-1 Tela Revisão dos Detalhes dos Blocos
Especifique se o bloco que você configurou é obrigatório. Alguns blocos, como o 0 e o 9, são obrigatórios pelo processo. Alguns blocos podem ser necessários pelas leis governamentais.
Informe a sequência na qual o sistema executa o programa.
Insira o número do programa a ser executado. Você pode digitar a Id. de um programa de lotes fornecido pela Oracle para processar os dados tributários, ou então inserir a Id. do programa de lotes que você criar para processar os dados tributários.
Informe a versão do programa inserida no campo Id. do Programa .
Esta seção oferece uma visão geral do processo extrator (administrador), lista pré-requisitos e descreve como:
Adicionar blocos.
Extrair dados.
Use o programa Processo Extrator de Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0510) para executar os UBEs para os blocos e extrair dados para a geração de relatórios tributários. Você pode optar por executar todos os blocos ou por executar somente os blocos selecionados. Quando você seleciona um bloco a ser processado, o sistema seleciona todos os UBEs desse bloco, atribui o mesmo número de serviço a todos os UBES, para todos os blocos selecionados, marca os registros como processados e usa um código de status para indicar se os registros estão em fila para o processamento (aguardando [W], em processo [P], pronto [D] ou ocorreu um erro [E]).
O sistema inclui todos os registros de um número de serviço nesse arquivo simples. Se você executar todos os blocos simultaneamente, o sistema atribuirá o mesmo número de serviço a todos os blocos e UBEs. Se você processar os blocos e UBEs separadamente, será preciso atribuir manualmente o número do serviço aos blocos e UBEs subsequentes à medida que você executá-los.
Importante:
O sistema agrupa as listagens e os registros dos blocos em um arquivo simples com base no número do serviço associado ao bloco 0. Se você executar os blocos separadamente do bloco 0, ou re-executar os UBEs, será preciso atribuir o número do serviço a partir do bloco 0 para os UBEs. Se você não atribuir o número correto do serviço, o resultado será a geração de relatórios imprecisos.Observação:
O sistema atribuirá o número do lote aos registros quando você executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios (R76B0640); por isso, esse campo não será preenchido com novos registros.Crie uma nova execução para fazer com que o sistema insira automaticamente a grade nos blocos e UBEs que tiverem sido definidos no programa Configuração do Bloco da Geração Eletrônica de Relatórios. Por exemplo: se você adicionar um registro para o bloco B, o sistema lerá a configuração do bloco B nas tabelas Blocos de Cabeçalho da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0530) e Blocos de Detalhe da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0531), e deverá inserir os registros para cada UBE configurado para o bloco B.
Ao executar o programa Processo Extrator de Geração Eletrônica de Relatórios para extrair os dados, o sistema os gravará nas tabelas Cabeçalho do Processo da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05210) e Detalhes do Processamento da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05211).
Vários blocos exigem que você conclua as tarefas antes de processar os registros para o bloco.
Antes de você gerar registros para o bloco A, defina as opções de processamento para Nota Fiscal - Bloco A (R76B0530).
Antes de você gerar os registros do bloco B, do bloco E ou do bloco H, será preciso executar todos os processos relacionados aos livros fiscais, incluindo os seguintes processos:
Inserir todas as transações.
Executar o programa Conversão de Notas Fiscais (R76B200A).
Executar o Relatório de Integridade (R76B0001).
Atualizar os registros de livros fiscais, se necessário.
Imprimir e verificar os relatórios de livros fiscais complementares.
Gerar e verificar os livros fiscais.
Antes de você gerar registros para o bloco E, defina as opções de processamento para Processamento Inicial dos Livros Fiscais (R76B570).
Antes de você gerar os registros para o bloco H:
Execute o programa Atualização em Data Específica (R41548).
Execute o programa Geração de Registros de Razão de Itens na Data de Corte (R41542).
Antes de você gerar os registros para o bloco I:
Insira e lance todas as transações contábeis relevantes.
Verifique se os tipos de conta e a unidade de negócios do modelo estão configurados e especificados nas constantes.
Nome da Tela | Id. da Tela | Navegação | Utilização |
---|---|---|---|
Acesso ao Processo de Geração Eletrônica de Relatórios | W76B0510A | Ato Cotepe 70 - Relatórios Eletrônicos - Brasil (G76B1113), Processo Extrator de Geração Eletrônica de Relatórios | Analisar ou selecionar os registros existentes. |
Revisão do Processo de Geração Eletrônica de Relatórios | W76B0510B | Clique no botão Adicionar da tela Acesso ao Processo de Geração Eletrônica de Relatórios. | Adicionar blocos ou extrair dados dos blocos selecionados. |
Acesse a tela Revisão do Processo de Geração Eletrônica de Relatórios.
Figura 32-2 Tela Revisão do Processo de Geração Eletrônica de Relatórios
Para adicionar um novo bloco:
Clique no botão Adicionar da tela Acesso ao Processo de Geração Eletrônica de Relatórios.
Se você estiver adicionando um bloco para um intervalo de geração de relatórios para o qual você já tenha criado os registros do bloco 0, insira o número do serviço do bloco 0 no campo Número de Serviço .
O sistema gerará o número do serviço quando você adicionar um bloco para o bloco 0.
Preencha os campos Data Inicial, Data Final e Companhia na área do cabeçalho.
Digite o número do bloco ou a letra no campo Bloco da área de detalhes e clique em OK.
O sistema fornecerá valores a partir das tabelas de configuração para todos os campos na área de detalhes, exceto pelo campo Status .
Observação:
O sistema preencherá os campos Processar? e Status depois de você extrair os dados.Insira o número do trabalho para o bloco 0 ao adicionar um bloco a um intervalo de geração de relatórios para o qual você já tenha criado os registros do bloco 0. Todos os blocos para os quais você criar um relatório para um intervalo de relatórios específicos deverá ter o mesmo número de serviço que os registros do bloco 0.
O sistema exibe o número do serviço atribuído pelo sistema para os registros do bloco 0 e para os blocos que você executar simultaneamente com o bloco 0.
Insira o número do cadastro geral da companhia fiscal.
Insira o início do intervalo de dados para o qual você está gerando registros.
Insira o final do intervalo de dados para o qual você está gerando registros.
Na área do cabeçalho, você poderá inserir um status para pesquisar por registros. Os valores são:
D: Concluído
E: Erro
P: Processamento
W: Aguardando
O sistema atribuirá um número de lote depois de você executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios (R76B0640) para preencher as tabelas do processador do arquivo de texto e gerar os arquivos simples. Você pode usar o número do lote para localizar os registros processados.
Insira a data na qual os registros foram processados para procurar por novos registros.
O sistema exibirá a data na qual os registros foram processados quando você pesquisar os registros usando o número do serviço.
Insira o bloco para o qual você deseja executar os UBEs.
O sistema exibirá a letra ou o número do bloco para registros previamente processados.
O sistema exibirá um Y caso o bloco tenha sido configurado como obrigatório na tabela Blocos de Detalhe da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0531). Você pode configurar os blocos usando o programa Configuração do Bloco da Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0530).
O sistema exibe os UBEs associados ao bloco, conforme configurado na tabela Blocos de Detalhe da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0531).
O sistema exibe as versões dos programas configurados na tabela Blocos de Detalhe da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B0531).
Na área de detalhes, o sistema exibirá o status dos registros selecionados para processamento. Os valores são:
D: Processamento concluído
E: Erro
P: Processamento
W: Aguardando pelo processamento (os registros estão na fila para serem processados)
Acesse a tela Revisão do Processo de Geração Eletrônica de Relatórios.
Para extrair os dados:
Selecione o bloco a partir do qual extrair os dados.
Selecione Bloco no menu Linha.
O sistema grava os registros nas tabelas F76B05210 e F76B05211, indica que o registro foi processado e atribui o status ao registro.
Esta seção oferece uma visão geral dos arquivo de saída e lista as telas usadas para revisar os arquivos de saída.
Use o programa Processo da Geração Eletrônica de Relatórios - Crtl (P76B0511) para analisar os arquivos de saída que você gerar ao executar o programa Processo Extrator de Geração Eletrônica de Relatórios (P76B0510).
O sistema exibe os registros para as listagens existentes nas tabelas Cabeçalho do Processo da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05210) e Detalhes do Processamento da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05211). Você pode analisar esses registros antes de executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios (R76B0640) para transferir os registros para as tabelas do processador de arquivos de texto.
Observação:
Você só pode analisar os registros usando o programa Processo da Geração Eletrônica de Relatórios - Crtl. Se você precisar fazer alterações, faça-as nas tabelas de origem.Nome da Tela | Id. da Tela | Navegação | Utilização |
---|---|---|---|
Acesso a Eletr. Processo do Relatório | W76B0511B | Ato Cotepe 70 - Relatórios Eletrônicos - Brasil (G76B1113), Processo da Geração Eletrônica de Relatórios - Crtl | Analisar e selecionar os lotes processados existentes. |
Acesso ao Arquivo de Saída | W76B0511A | Selecione um número do job (Id. do processo) e clique em Selecionar na tela Acesso ao Processo de Geração Eletrônica de Relatórios. Tela Processo do Relatório. | Analisar os registros a partir das listagens usadas para geração de relatórios tributários. |
Esta seção fornece uma visão geral do programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios (R76B0640) e discute como executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios.
Execute o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios para inserir registros nas tabelas do processador de arquivos de texto e criar o arquivo simples enviado ao governo. Ao executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios, o sistema:
Lerá os registros das tabelas Geração Eletrônica de Relatórios - Cabeçalho do Processo (F76B05210) e Detalhes do Processamento da Geração Eletrônica de Relatórios (F76B05211).
Gravará os dados nas tabelas Cabeçalho de Processador de Texto (F007101) e Detalhes de Processador de Texto (F007111).
Depois de você executar o programa Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios, use o programa Processador de Arquivos de Texto (P007101) para copiar o arquivo de texto à mídia enviada ao governo para geração de relatórios tributários.
Selecione Bloco 9 e Unir-Ctrl/Fechar (G76B1119), Processamento de Blocos de União - Geração Eletrônica de Relatórios.