Um modelo é uma planilha que deixou de ser um organizador de dados e virou uma ferramenta de análise. Um modelo representa os relacionamentos entre as variáveis de entrada e saída usando funções, fórmulas e dados. Conforme o modelo se expande, ele se aproxima mais do comportamento de um cenário do mundo real.
O Crystal Ball funciona com modelos de planilha criados no Microsoft Excel e é compatível com aplicativos Oracle, como o Smart View, para ajudá-lo a identificar e quantificar os riscos e a probabilidade de sucesso.
Riscos são geralmente associados à incerteza, onde o risco inclui a possibilidade de um evento indesejável em conjunto com a severidade. É importante identificar riscos e determinar como eles são significativos.
Após identificar riscos, um modelo pode ajudar você a quantificá-los. Quantificar um risco significa determinar as chances que de o risco ocorra e o custo disso, e pode ajudá-lo a decidir se vale a pena correr o risco. Por exemplo, se houver uma chance de 25% de não cumprimento de prazo, o que custará $100, esse pode ser um risco que você pode tomar. Mas se houver uma chance de 5% de não cumprimento de prazo, sabendo que a multa é de $10.000, você pode não querer tomar esse risco.
Localizar a certeza de obtenção de um resultado específico é frequentemente a meta análise do modelo. A análise de riscos pega um modelo e vê qual efeito que a alteração de valores diferentes tem no resultado final. A análise de risco pode: