Quando há dados históricos disponíveis, é possível usar o ajuste de distribuição para selecionar uma distribuição apropriados ao definir um pressuposto. Para obter uma visão geral de ajuste da distribuição, consulte “Ajustando Distribuições aos Dados Históricos”.
Para usar o ajuste de distribuição ao criar ou editar um pressuposto:
Seleciona a célula onde você deseja criar um pressuposto.
Ela pode estar em branco ou conter um valor simples, não uma fórmula.
Clique na metade inferior do ícone Definir Pressuposto, .
Selecione Ajustar Distribuição para selecionar a origem dos dados ajustados.
Observação: | Também é possível clicar na metade superior do ícone Definir Pressuposto e selecionar Ajustar em Galeria de Distribuição. |
Selecione um local de dados.
Se os dados históricos estiverem em uma planilha no arquivo de trabalho ativo, selecione Intervaloe insira o intervalo da célula de dados. Se o intervalo tiver um nome, você pode inserir o nome precedido por um sinal de =.
Se os dados históricos estiverem em um arquivo de texto separado, clique em Arquivo de Texto, e insira o nome e o caminho do arquivo ou clique em Pesquisar para procurar o arquivo. Se quiser, você pode selecionar Coluna e inserir o número de colunas no arquivo de texto.
Quando você usa um arquivo como a origem de dados, cada valor de dados no arquivo deve ser separado por uma vírgula, uma tabulação, um espaço ou um separador de lista definido no painel de Opções Regionais e de Idioma do Windows. Se os valores reais no arquivo contêm vírgulas ou o separador de lista designado, esses valores devem ser colocados entre aspas. Formatos permitidos para valores são idênticos àqueles permitidos dentro da caixa de diálogo do parâmetro de pressuposto, incluindo data, hora, moeda e números.
Especifique quais distribuições devem ser ajustadas:
A Seleção Automática executa uma análise básica dos dados para selecionar uma opção de ajuste de distribuição e o método de classificação. Se os dados incluem apenas números inteiros, o ajuste a todas as distribuições discretas (com exceção da Sim-Não) é concluído usando a opção de estatística de classificação qui-quadrado.
Todas Contínuas se ajusta aos dados de todas as distribuições contínuas incorporadas (essas distribuições são exibidas como formas sólidas na Galeria de Distribuição).
Todas as Discretas ajusta todas as distribuições discretas, exceto a sim-não e usa a estatística de classificação qui-quadrado.
Escolher exibe outra caixa de diálogo em que você pode selecionar um subconjunto das distribuições para incluir no ajuste.
A configuração final seleciona a distribuição que foi destacada na Galeria de Distribuição ao clicar no botão Ajustar.
Se você tentar ajustar os dados negativos a uma distribuição que só pode aceitar dados positivos, essa distribuição não será ajustada aos dados.
Especifique como as distribuições devem ser classificadas.
Na classificação de distribuições, você pode usar qualquer um dos três testes padrão de grau de adequação.
Anderson-Darling. Este método é parecido com o método Kolmogorov-Smirnov, exceto que ele pondera as diferenças entre as duas distribuições em suas caudas maiores do que seus intervalos centrais. Este peso das caudas ajuda a corrigir a tendência do método Kolmogorov-Smirnov para enfatizar discrepâncias na região central.
Kolmogorov-Smirnov. O resultado deste teste é essencialmente a maior distância vertical entre as duas distribuições acumulativas.
Qui-Quadrado. Este teste é o mais antigo e mais comum dos testes do grau de adequação. Ele calcula a precisão geral do ajuste. O teste verifica a distribuição em áreas de probabilidade igual e compara os pontos de dados dentro de cada área ao número esperado de pontos de dados. O teste qui-quadrado do Crystal Ball não usa o valor p associado como outros testes estatísticos usam (por exemplo, t ou F).
A primeira configuração, Seleção Automática, seleciona a estatística de classificação automaticamente com base em diversos fatores. Se todos os valores de dados são números inteiros, o Qui-Quadrado é selecionado.
Opcional: se você conhece os dados correspondentes a determinado formato, ou outros valores especiais de parâmetro de algumas distribuições, selecione Bloquear parâmetros e insira os valores apropriados na caixa de diálogo Bloquear Parâmetros (“Bloquear Parâmetros ao Ajustar Distribuições”).
Opcional: por padrão, apenas os valores das estatísticas de classificação selecionadas são exibidos na caixa de diálogo Gráfico de Comparação. Para mostrar valores das três estatísticas, selecione Mostrar Todas as Estatísticas do Grau de Adequação no final da caixa de diálogo Ajustar Distribuição.
Opcional: para filtrar dados para o ajuste excluindo ou incluindo certos intervalos de valores, selecione Filtrar dados (“Filtrar Valores ao Ajustar Distribuições”).
Clique em Ok.
O gráfico de comparação abre (“Confirmar a Distribuição Ajustada”).