As seguintes seções fornecem descrições e ilustrações de cada exibição:
Frequência, a exibição de previsão padrão, mostra uma simples contagem dos valores (a frequência) para cada intervalo no eixo x. Figura 6.4, “Gráfico de Previsão—Frequência”, mostra um gráfico de frequência de valores de lucro líquido para uma simulação em que há 75% da probabilidade de lucro líquido entre $0,00 e $27,4 milhões. O gráfico tem uma mediana de $8,4 milhões. Esse também é o quinquagésimo percentil. Por padrão, há 50% de probabilidade de que o lucro líquido seja de ou abaixo deste valor.
Figura 6.5, “Gráfico de Previsão—Frequência Acumulativa” mostra o gráfico de previsão de lucro líquido como uma distribuição acumulativa. Este gráfico mostra o número ou proporção (porcentagem) dos valores menores ou iguais à certa quantidade.
Para criar este gráfico, as frequências são adicionadas cumulativamente, iniciando a partir do limite inferior do intervalo e, em seguida, plotados como uma curva de frequência acumulativa. Para entender a distribuição acumulativa, observe um valor específico, $8,4 milhões (no exemplo anterior). O gráfico mostra que a probabilidade de $8,4 milhões é cerca de 50%; aproximadamente 50% dos valores são menores que $8,4 milhões, enquanto aproximadamente 50% são maiores. Isso deve estar correto para um valor mediano. Observe também que o gráfico mostra que a probabilidade de $27,4 milhões é de aproximadamente .95, enquanto a probabilidade para $0 é de cerca de .20. Isto também está correto, já que a probabilidade de Lucro Líquido situada entre esses dois valores é .75 (.95 –.20 = .75) ou Certeza = 75%.
Figura 6.6, “Gráfico de Previsão—Frequência Acumulativa Reversa” mostra o gráfico de previsão de Lucro Líquido como uma distribuição acumulativa reversa. Este gráfico mostra o número ou a proporção (percentual) dos valores maiores ou iguais a um determinado valor.
Para criar este gráfico, as frequências são adicionadas cumulativamente começando pela parte mais alta do intervalo e, em seguida, plotadas como uma curva de frequência acumulativa decrescente. Para entender a distribuição acumulativa reversa, verifique um valor específico, $8,4 milhões (no exemplo anterior). O gráfico mostra que a probabilidade de $8,4 milhões é cerca de 50%; aproximadamente 50% dos valores são menores que $8,4 milhões, enquanto aproximadamente 50% são maiores. Isso deve estar correto para um valor mediano. Observe também que o gráfico mostra que a probabilidade de $27,4 milhões é de aproximadamente 0,05 (de ter um valor maior) enquanto a probabilidade de $0 é cerca de ,80. Isto também está correto, já que a probabilidade de Lucro Líquido situada entre esses dois valores é .75 (.95 –.20 = .75) ou Certeza = 75%. Observe neste gráfico que os valores da frequência acumulativa reversa são complementos dos valores da frequência acumulativa:.20 +.80 = 1.00 e .95 +.05 = 1.0 (os valores de probabilidade de $0,0 e $27.4 milhões, respectivamente).
Você pode exibir uma definição completa de estatísticas descritivas para uma simulação na janela de previsão selecionando Verificar e, em seguida, Estatísticas.
O exemplo na Figura 6.7, “Janela de Previsão—Estatísticas” mostra estatísticas para todo o intervalo de valores (100% dos valores de previsão, incluindo valores extremos excluídos do intervalo de exibição padrão). Os termos estatísticos listados nesta tabela são discutidos no Guia de Referência e Exemplos do Crystal Ball Oraclee no Glossário deste guia do usuário.
É possível exibir informações de percentil em 10% dos incrementos na janela de previsão selecionando Verificar, e Percentis. Um percentil é a porcentagem de chance, ou probabilidade, de um valor de previsão que seja menor ou igual ao valor correspondente ao percentil (o padrão). Por exemplo, a Figura 6.8, “Previsão—Exibição de Percentis” mostra a exibição de percentis da previsão do Lucro Líquido, no qual o nonagésimo percentil corresponde a $21,6 milhões, o que significa que há 90% de chance de um valor de previsão ser igual ou menor que $21,6 milhões. Outra interpretação é que 90% dos valores de previsão são iguais a ou menores que $19,3 milhões.
Observe que a Mediana na exibição de Estatísticas é a mesma que o quinquagésimo percentil na Exibição de Percentis — nesse caso, $8,4 milhões.
Se o recurso Controle de Precisão é selecionado na caixa de diálogo Preferências de Execução e a previsão tem as opções do Controle de Precisão definidas, a coluna de Precisão é aberta na exibição de Percentis.
Se você selecionou o ajuste de distribuição, descrito na próxima seção, você pode selecionar o Grau de Adequação para exibir estatísticas de ajuste comparativas para cada um dos tipos de distribuição selecionados. As distribuições são ordenadas de acordo com o método de classificação selecionado. Figura 6.9, “Previsão—Exibição do Grau de Adequação” mostra estatísticas do método de classificação Anderson-Darling e cada tipo de distribuição contínua. Observe que Beta é classificado como mais alto nessa previsão.
Se os recursos da capacidade do processo forem ativados na guia Estatísticas de caixa de diálogo Preferências de Execução e se um ou ambos USL e LSL são especificados na caixa de diálogo Definir Previsão, a exibição das Métricas de Capacidade está disponível para o gráfico de previsão. Para obter uma definição de cada estatística, consulte a lista de métricas de capacidade no Guia de Referências e Exemplos do Oracle Crystal Ball.
A Exibição Dividida mostra gráficos de previsão e estatísticas relacionadas na tela simultaneamente. Para obter mais informações, consulte “Como Usar a Exibição Dividida”.