Gráfico de Tornado

A ferramenta de Análise de Tornado testa o intervalo de cada variável nos percentis especificados e, então, calcula o valor da previsão em cada ponto. O gráfico de tornado (Figura 9.4, “Gráfico de Tornado”) ilustra o balanço entre os valores máximo e mínimo de previsão para cada variável. A variável que faz com que a maior movimentação seja exibida no topo e a variável que faz com que a menor movimentação seja exibida no final. As variáveis de cima têm mais efeito sobre a previsão, e as de baixo têm menos efeito.

Figura 9.4. Gráfico de Tornado

O gráfico de tornado exibe as variáveis superiores que têm mais efeito sobre a previsão no topo, e as variáveis inferiores que têm menos efeito são exibidas embaixo.

As barras próximas a cada variável representam o intervalo do valor de previsão na variável testada, como discutido anteriormente. Próximo às barras estão os valores das variáveis que produziram maior balanço nos valores de previsão. As cores da barra indicam a direção da relação entre as variáveis e a previsão.

Para as variáveis que têm um efeito positivo sobre a previsão, os lucros da variável (mostrados em azul) estão à direita do caso base (o valor inicial na célula antes de executar a simulação) e a desvantagem da variável (mostrada em vermelho) está do lado esquerdo do caso base. Para variáveis que têm um relacionamento reverso com a previsão, as barras são reversas.

Quando um relacionamento da variável com a previsão não está estritamente aumentando ou diminuindo, ele é chamado não-monotônico. Em outras palavras, se os valores mínimo ou máximo do intervalo de previsão não ocorrerem no ponto final extremo do intervalo de testes para a variável, a variável tem um relacionamento não-monotônico com a previsão (Figura 9.5, “Uma Variável Não-monotônica”).

Figura 9.5. Uma Variável Não-monotônica

Esta figura exibe uma variável não-monotônica, mostrando os valores máximo e mínimo para o intervalo de previsão.

Se uma variável é não-monotônica, um asterisco (*) será exibido antes de seu nome no gráfico e na tabela de dados.