Análise dos Resultados da Análise de Tornado

A seguinte Análise de Tornado usa um modelo de exemplo do Crystal Ball, o Reliability.xlsx. Esta planilha modelo prevê a confiabilidade de um spring usando três diferentes materiais de construção.

Para gerar gráficos, a ferramenta de Análise de Tornado é executada na previsão da Confiabilidade do Material 1 usando todos os pressupostos, exceto a Força do Material 2 e a Força do Material 3 com as seguintes configurações de opção:

Para este exemplo, a ferramenta cria os gráficos de tornado e spider em seus próprios arquivos de trabalho com tabelas de dados, como mostrado em Figura 9.7, “Gráfico de Tornado”, Figura 9.8, “Dados de Resultados do Gráfico de Tornado”, e Figura 9.9, “Gráfico Spider com Dados”.

Seis pressupostos são listados no gráfico de tornado (Figura 9.7, “Gráfico de Tornado”). O primeiro pressuposto, Força do Material 1, tem a classificação de sensibilidade mais alta e é o mais importante. Um pesquisador executando este modelo investiga esse pressuposto esperando reduzir sua incerteza e, portanto, seu efeito na previsão alvo, a Confiabilidade do Material 1.

Os últimos dois pressupostos, Diâmetro do Fio e Deflexão da Mola, são os menos influentes. Como seus efeitos na Confiabilidade do Material 1 são muito pequenos, você pode ignorar suas incerteza ou eliminá-las da planilha.

Figura 9.7. Gráfico de Tornado

Esta figura mostra um gráfico de tornado.

Você pode usar os recursos de formatação de gráfico e as opções de gráfico de tornado do Microsoft Excel (“Opções do Gráfico de Tornado”) para alterar a aparência do gráfico.

Dica:

Para salvar o novo formato como modelo, clique em Salvar Estilo do Gráfico. Clique em Redefinir Estilo do Gráfico para restaurar os padrões originais. Essas definições só afetarão execuções futuras da ferramenta.

Os dados da análise de Tornado são exibidos abaixo do gráfico de tornado (Figura 9.8, “Dados de Resultados do Gráfico de Tornado”). A tabela de resultados mostra o seguinte:

Uma lista de configurações de opção da ferramenta é exibida abaixo da tabela de resultados.

Figura 9.8. Dados de Resultados do Gráfico de Tornado

Esta figura mostra os dados descritos acima da figura.

O gráfico spider mostra informações semelhantes (Figura 9.9, “Gráfico Spider com Dados”). Geralmente, as variáveis que aparecem na parte superior do gráfico de tornado têm declives mais íngremes no gráfico spider. Observe que mais valores de previsão são fornecidos no gráfico spider do que no gráfico de tornado, um para cada ponto de teste dentro do intervalo de teste. Uma elasticidade estatística é exibida na primeira coluna para mostrar a alteração percentual na saída para cada alteração de porcentagem na entrada. A estatística da elasticidade é ponderada em todo o intervalo de testes para cada variável para apresentar um cálculo mais robusto. A fórmula específica usada chama-se “elasticidade de arco”, que resulta na mesma estatística de ser calculada independentemente de qual valor do teste (superior ou inferior) é usado como um ponto inicial.

Figura 9.9. Gráfico Spider com Dados

Esta figura exibe um gráfico spider mostrando os dados reais.

Você pode formatar o gráfico com os recursos de formatação e as opções de gráfico do Microsoft Excel (“Opções do Gráfico de Tornado”). Em seguida, você pode usar o botão Salvar Estilo de Gráfico para usar a formatação atual em spider gráficos. Use Restaurar Estilo do Gráfico para usar a formatação padrão.