O exemplo de Análise de Cenário a seguir usa o modo de exemplo do Crystal Ball, o Toxic Waste Site.xlsx. Este modelo prevê o risco de câncer para uma população nas proximidades de um local com lixo tóxico. Este modelo tem quatro pressupostos e uma previsão (Figura 9.15, “Modelo da Planilha do Local com Lixo Tóxico”).
Para gerar resultados, a ferramenta de Análise de Cenário é executada com a Avaliação de Risco como a previsão alvo e as seguintes definições das Opções:
Intervalo de Resultados de Previsão = um intervalo de percentil de 95 a 100 por cento
Durante a Execução = Mostra apenas a previsão alvo
Controle de Simulação = 1000 como o número máximo de avaliações para executar
A Análise de Cenário cria uma tabela com todos os valores de previsão dentro do intervalo especificado, juntamente com o valor correspondente de cada pressuposto (Figura 9.16, “Resultados da Análise de Cenário do Local com Lixo Tóxico”).
Neste exemplo, a simulação gerou 1.000 valores de previsão. Como você selecionou para análise os percentis de 95 a 100, a tabela resultante lista 51 valores de previsão ou os primeiros 5% do intervalo de previsão, incluindo os pontos finais. A tabela classifica os valores de previsão do mais baixo para o mais alto juntamente com os valores de pressuposto que o Crystal Ball gerou para cada avaliação.
Uma forma de analisar os resultados da Análise de Cenário é identificar um determinado valor de previsão e ver quais valores de pressuposto criaram esse valor de previsão.
Para analisar o 98º percentil:
Selecione a coluna com 98.00% (presumindo que a exibição do percentil esteja configurada com o padrão, Probabilidade abaixo de um valor e 10%, 90%, etc.).
Clique em Colar Cenário Selecionado.
O cenário dos valores de pressuposto que produzem o 98º valor de percentil da previsão alvo é exibido no arquivo de trabalho Lixo Tóxico. O Crystal Ball recalcula o arquivo de trabalho e atualiza a células de previsão.
Clique em Colar Próximo Cenário.
No arquivo de trabalho, o pressuposto e os valores de previsão alteram para os valores do próximo cenário (para 98,10%).
Clique em Redefinir Valores Originais.
O pressuposto original e os valores de previsão são exibidos no arquivo de trabalho.
Observação: | Se houver elementos estocástico no modelo, diferentes dos pressupostos do Crystal Ball—por exemplo uma função "RAND" (aleatório), um valor aleatório retornado por uma macro, ou mesmo uma função de planilha de probabilidade do Crystal Ball como CB.Normal(), o valor do elemento estocástico não é colado no modelo com botões Colar na planilha de saída da ferramenta de Análise de Cenário. Análises de cenários não podem ser executadas neste caso; se a previsão alvo é uma função desses outros elementos, os valores de previsão não correspondem. |
Outra forma de analisar os resultados da Análise de Cenário é gerar um gráfico de dispersão no Microsoft Excel com os dados. Por exemplo, é possível criar um gráfico de dispersão comparando a avaliação de riscos com o CPF (Cancer Potency Factor, Fator de Potência Cancerígena) (Figura 9.17, “Gráfico de Dispersão da Avaliação de Risco e CPF”).