O exemplo de análise para a ferramenta Análise de Dados usa um modelo de exemplo do Crystal Ball, o Magazine Sales.xlsx. Este modelo mostra o lucro bruto estimado resultante de vendas das quatro revistas mais populares da empresa (Figura 9.24, “Arquivo de Trabalho das Vendas de Revista”). A planilha de Dados de Vendas que vem junto contém dados históricos para cada uma das quatro revistas.
Este exemplo mostra como analisar os dados importando-os para a ferramenta Análise de Dados, automaticamente criando uma previsão para cada revista, executando uma simulação, exibindo os dados simulados como gráficos de previsão, correlacionando as previsões para cada revista, e produzindo outros gráficos com os botões na planilha DataAnalysisOutput gerada pela ferramenta.
Quando o arquivo de trabalho abre para a planilha de Dados de Vendas, os dados de entrada corretos são selecionados automaticamente quando a ferramenta é iniciada. Para este exemplo, as configurações de Opções são conforme segue:
Padrões de Seleção Automática são definidos no painel de Opções de Ajuste.
Quando a ferramenta Análise de Dados é executada, ela cria:
Um novo arquivo de trabalho com dados e botões em uma planilha chamada DataAnalysisOutput, semelhante à Figura 9.25, “Planilha de Saída da Análise de Dados”.
As células B2 à E2 contêm previsões, uma para cada série de dados da revista.
Abaixo disso há uma matriz de correlação, mostrando o relacionamento de cada previsão com as outras três.
A célula A1 contém quatro botões que você pode usar para exibir gráficos de sobreposição, previsão, tendência e dispersão.
Use os botões do gráfico para analisar as previsões recém-geradas. Por exemplo, selecione a linha de previsões e clique no botão Gráfico de Previsão. Depois, para ver qual tipo de distribuição ajusta melhor, selecione um gráfico e selecione Exibir e, em seguida, Grau de Adequação.