Se estiver preocupado sobre possíveis diferenças em cálculos do modelo entre as velocidades Extremo e Normal no Otimizador de Decisão do Crystal Ball, a ferramenta Comparação de Modos de Execução permite que você compare os resultados entre os dois modos de execução.
Para usar a ferramenta de Comparação de Modos de Execução:
Abra e clique no modelo para testar.
Selecione Mais Ferramentas, e Comparar Modos de Execução no grupo Ferramentas da faixa de opções do Crystal Ball.
A caixa de diálogo Comparação de Modos de Execução abre.
Selecione se deseja comparar resultados entre as velocidades Extrema e Normal, entre o cálculo de encadeamento simples e o cálculo com multiencadeamento em velocidade Normal ou entre o cálculo de encadeamento simples e o cálculo com multiencadeamento em velocidade Extrema.
Indica o valor da diferença a ser detectada, se essa diferença é absoluta ou relativa, e o número de avaliações para executar. Opcionalmente, selecione se comparar pressupostos além de previsões.
Dependendo do tamanho do modelo, as diferenças não podem se tornar óbvias até após um grande número de avaliações ser executado. Execute 5.000 ou mais avaliações para o teste.
Quando estiver pronto, clique em Executar Comparação.
Se você estiver comparando resultados de velocidade, a simulação executa uma vez em velocidade Extrema e uma vez em velocidade Normal. Do contrário, a simulação é executada uma vez com cálculo de encadeamento simples e uma vez com vários encadeamentos. Os resultados são exibidos em um novo arquivo de trabalho. A guia de Resumo da comparação é exibida quando a comparação é concluída.
Figura 9.27, “Resultados da comparação das 5.000 Avaliações de Tolerance Analysis.xlsx” mostra os resultados da comparação do arquivo de exemplo Tolerance Analysis.xlsx com 5.000 avaliações. Nesse caso não houve diferença nos resultados e o modelo foi executado 28,8 vezes mais rapidamente na velocidade Extrema.
Observação: | Por causa das variações no número aleatório de sementes, é possível observar diferenças nos resultados da comparação ao utilizar a opção RAND (aleatório) do Microsoft Excel ou as funções de probabilidade do Crystal Ball (como a CB.Uniform) no modelo. |