Para criar um gráfico de sensibilidade:
Feche quaisquer planilhas abertas no momento.
Abra a planilha para analisar (ou restaurar) resultados.
Selecione Preferências de Execução, , e Opções na faixa de opções do Crystal Ball ou no Painel de Controle.
Confirme se a opção Armazenar valores de pressuposto para análise de sensibilidade está selecionada e clique em Ok.
Execute uma simulação (não necessária para resultados armazenados).
Selecione Exibir Gráficos e Gráficos de Sensibilidade, .
Na caixa de diálogo Gráficos de Sensibilidade, clique no botão Novo.
Na caixa de diálogo Escolher Previsão, selecione a previsão para incluir no gráfico.
Clique em Ok para criar um novo gráfico de sensibilidade (Figura 7.9, “Gráfico de Sensibilidade para a Previsão Selecionada”).
Observação: | O gráfico ilustrado tem um efeito de transparência aplicado pelas preferências do gráfico para facilitar a leitura dos valores de sensibilidade (“Definição de Efeitos Especiais do Gráfico”). |
Os pressupostos são listados ao lado do gráfico de barras, começando com o pressuposto com a sensibilidade mais alta. Se necessário, use a barra de rolagem para exibir todo o gráfico de barras; Você pode arrastar as bordas do gráfico para redimensioná-lo — torná-lo mais estrito, alto, largo, ou menor. Isso geralmente alteras os rótulos no topo do gráfico.
Um ou dois pressupostos geralmente tem um efeito dominante sobre a incerteza de uma previsão. No Figura 7.9, “Gráfico de Sensibilidade para a Previsão Selecionada”, o primeiro pressuposto conta por aproximadamente 65% da variável nos valores da previsão e pode ser considerado o mais importante no modelo. Um pesquisador que executa este modelo deseja investigar mais esse pressuposto esperando reduzir sua incerteza e, portanto, seu efeito na previsão alvo. O último pressuposto é o que menos contribui a uma a variação da previsão (cerca de 2%). Esse pressuposto tem um efeito pequeno, ele pode ser ignorado ou completamente eliminado se for desmarcado da planilha.