Go to main content
Guia de Segurança do Oracle® VM Server for SPARC 3.4

Sair da Exibição de Impressão

Atualizado: Maio de 2016
 
 

Visão geral do produto Oracle VM Server for SPARC

O Oracle VM Server for SPARC oferece recursos de virtualização de nível empresarial altamente eficientes para os servidores Oracle SPARC T-series, bem como para o servidor SPARC M5 e Servidores Fujitsu M10. Usando o software Oracle VM Server for SPARC, você pode criar vários servidores virtuais, denominados domínios lógicos, em um único sistema. Esse tipo de configuração permite que você utilize a escala de threads oferecida por esses servidores SPARC e pelo SO Oracle Solaris.

Um domínio lógico é uma máquina virtual que contém um agrupamento lógico separado de recursos. Um domínio lógico possui seu próprio sistema operacional e identidade em um único sistema de computadores. Cada domínio lógico pode ser criado, destruído, reconfigurado e reinicializado de forma independente, sem exigir a execução de um ciclo de energia do servidor. É possível executar diversos softwares de aplicativo em domínios lógicos diferentes e mantê-los independentes para fins de desempenho e segurança.

Para obter informações sobre como usar o software Oracle VM Server for SPARC, consulte o Oracle VM Server for SPARC 3.4 Administration Guide e o Oracle VM Server for SPARC 3.4 Reference Manual. Para obter informações sobre o hardware e o software necessários, consulte o Oracle VM Server for SPARC 3.4 Installation Guide.

Figura 1  Hypervisor com suporte para dois domínios lógicos

image:O gráfico mostra as camadas que constituem a funcionalidade de Domínios Lógicos.

    O software Oracle VM Server for SPARC usa os seguintes componentes para permitir a virtualização do sistema:

  • Hypervisor. O hypervisor é uma pequena camada de firmware que fornece uma arquitetura de máquina virtualizada estável na qual um sistema operacional pode ser instalado. Os servidores Sun da Oracle que usam o hypervisor oferecem recursos de hardware para permitir o controle do hypervisor sobre as atividades do sistema operacional em um domínio lógico.

    O número de domínios e os recursos de cada domínio suportados por determinado hypervisor SPARC dependem do servidor. O hypervisor pode alocar subconjuntos dos recursos de CPU, memória e E/S do servidor para determinado domínio lógico. Essa alocação permite que vários sistemas operacionais sejam suportados simultaneamente, cada um em seu próprio domínio lógico. Os recursos podem ser reorganizados entre domínios lógicos distintos com uma granularidade arbitrária. Por exemplo, as CPUs podem ser atribuídas a um domínio lógico com a granularidade de um thread de CPU.

    O processador de serviço (SP), também conhecido como o controlador do sistema (SC), monitora e executa a máquina física. O Domínios Lógicos Manager, e não o SP, gerencia os domínios lógicos.

  • Domínio de controle. O Domínios Lógicos Manager é executado neste domínio e permite que você crie e gerencie outros domínios lógicos, bem como aloque recursos virtuais para outros domínios. Só é possível ter um domínio de controle por servidor. O domínio de controle é o primeiro domínio criado quando o software Oracle VM Server for SPARC é instalado. O domínio de controle é denominado primário.

  • Domínio de serviço. Um domínio de serviço fornece serviços de dispositivos virtuais a outros domínios, como um switch virtual, um VCC (virtual console concentrator) e um servidor de disco virtual. Qualquer domínio pode ser configurado como um domínio de serviço.

  • Domínio de E/S. Um domínio de E/S tem acesso direto a dispositivos físicos de E/S, como uma placa de rede em um controlador PCIe (PCI EXPRESS). Um domínio de E/S pode possuir um complexo raiz PCIe, um slot PCIe ou um dispositivo PCIe integrado usando o recurso de E/S direta (DIO). Consulte Creating an I/O Domain by Assigning PCIe Endpoint Devices in Oracle VM Server for SPARC 3.4 Administration Guide.

    Um domínio de E/S pode compartilhar dispositivos físicos de E/S com outros domínios na forma de dispositivos virtuais quando também é usado como um domínio de serviço.

  • Domínio raiz. Um domínio raiz tem um complexo raiz PCIe atribuído a ele. Esse domínio possui a malha PCIe desse complexo raiz e fornece todos os serviços relacionados a malha, como tratamento de erros. Um domínio raiz também é um domínio de E/S, uma vez que possui dispositivos físicos de E/S e tem acesso direto a eles.

    O número de domínios raiz que podem existir depende da arquitetura da plataforma. Por exemplo, se estiver usando um servidor SPARC T4-4 da Oracle, você poderá ter até quatro domínios raiz.

  • Domínio convidado. Um domínio convidado é um domínio que não é de E/S e que consome serviços de dispositivos virtuais fornecidos por um ou mais domínios de serviço. Um domínio convidado não tem dispositivos físicos de E/S. Ele possui somente dispositivos de E/S virtuais, como discos virtuais e interfaces de rede virtual.

Em geral, um sistema Oracle VM Server for SPARC possui apenas um domínio de controle que fornece os serviços executados pelos domínios de E/S e de serviço. Para melhorar a redundância e a utilização da plataforma, considere configurar mais de um domínio de E/S em seu sistema Oracle VM Server for SPARC.