Perguntas Mais Frequentes Principais sobre Indexação de Conteúdo e Dados

Este tópico identifica as perguntas mais frequentes principais sobre a indexação de modelos semânticos e do conteúdo do catálogo.

O que posso indexar?

Os administradores podem optar por indexar:

  • Modelos semânticos - Área de atividade, nomes e valores de dimensões, e nomes e valores de medidas. É necessário ser administrador para modificar as preferências de indexação dos modelos semânticos.
  • Conteúdo do catálogo - Livros, análises, dashboards e relatórios. É necessário ser administrador para modificar as preferências de indexação do catálogo.
  • Conjuntos de dados baseados em ficheiros - Pode indexar um conjunto de dados baseado em ficheiros para que os utilizadores especificados possam criar visualizações com os dados de um conjunto de dados. Ou pode certificar um conjunto de dados baseado em ficheiros para que os utilizadores especificados possam pesquisar os respetivos dados a partir da página principal. Qualquer utilizador pode definir um conjunto de dados baseado em ficheiros para indexar ou certificar o conjunto de dados.

Consulte Configurar Indexação da Pesquisa.

O que é um conjunto de dados certificado?

Qualquer utilizador pode carregar uma folha de cálculo para criar um conjunto de dados e as folhas de cálculo carregadas podem ter uma qualidade variável. Quando um utilizador certifica um conjunto de dados partilhado, significa que está a confirmar que o conjunto de dados contém dados de qualidade e fiáveis que os outros utilizadores podem pesquisar a partir da página principal. Quando os utilizadores a quem foi concedido acesso aos conjuntos de dados pesquisam a partir da página principal, os dados existentes num conjunto de dados certificado têm uma classificação alta nos resultados da pesquisa.

Com que frequência devo agendar uma sondagem?

O índice é atualizado automaticamente à medida que os utilizadores acrescentam ou modificam o conteúdo do catálogo. Por omissão, a sondagem do catálogo e do modelo semântico é executada uma vez por dia. Em alguns casos, poderá querer alterar este valor por omissão após importar um ficheiro BAR, se a indexação automática não tiver sido executada ou se as atualizações dos seus dados ocorrerem com menos frequência (por exemplo, mensalmente).

Posso indexar o conteúdo em determinados idiomas diferentes do inglês?

Sim. Pode indexar conteúdo em 28 idiomas.

  • Modelos semânticos e do conteúdo do catálogo - Pode gerar índices para vários idiomas simultaneamente. Aceda à página Índice da Pesquisa e Ctl-clique para selecionar um ou mais dos 28 idiomas disponíveis. Por exemplo, se a sede da empresa for nos Estados Unidos e tiver escritórios em Itália, pode escolher inglês e italiano para criar índices tanto em inglês como em italiano. Consulte Configurar Indexação da Pesquisa.

  • Conjuntos de Dados - Pode indexar um conjunto de dados para um único idioma de cada vez. Aceda à caixa de diálogo Inspecionar para o conjunto de dados e selecionar um dos 28 idiomas disponíveis. Consulte Indexar um Conjunto de Dados.

Nota:

Se os seus dados estiverem em inglês e o seu idioma de índice for o inglês, não pode pesquisar os dados num idioma diferente como o francês. Por exemplo, se os seus dados incluírem nomes de produto em inglês (como chair, desk, matches), não pode pesquisar utilizando nomes de produto em francês (com chaise, bureau, alumettes).

Existem considerações a ter em conta ao indexar áreas de atividade com tabelas grandes?

Pode indexar uma tabela de qualquer tamanho, mas as tabelas de grandes dimensões demoram mais a indexar. Para áreas de atividade grandes que têm muitas tabelas ou tabelas grandes, considere indexar apenas as colunas que os utilizadores precisam de pesquisar.

Como os ficheiros de índice são compactos, é raro que o espaço de armazenamento reservado pelo Oracle Analytics para a indexação seja excedido.

Como são ordenados os resultados da pesquisa?

Os resultados da pesquisa são listados pela seguinte ordem:

  1. Modelo semântico (camada semântica)
  2. Conjuntos de dados certificados
  3. Conjuntos de dados pessoais
  4. Itens do catálogo (livros, análises, dashboards e relatórios)

Devo utilizar Não Indexar para tornar seguros os meus itens do catálogo?

Não. A Oracle não recomenda definir o campo Estado da Sondagem para Não Indexar como forma de ocultar um item do catálogo dos utilizadores. Os utilizadores não irão ver o item nos resultados da pesquisa ou na página principal, mas conseguem na mesma aceder ao item. Em vez disso, utilize permissões para aplicar a segurança adequada ao item.

Como crio um índice mais eficazmente?

Para obter os melhores resultados, indexe apenas as áreas de atividade, as dimensões, os itens do catálogo e certifique os conjuntos de dados que os utilizadores precisam de encontrar. Indexar todos os itens produz demasiados resultados da pesquisa. A Oracle recomenda que anule a seleção de todos itens do catálogo e modelos semânticos e, em seguida, selecione apenas os itens de que o utilizador necessita. Em seguida, poderá acrescentar itens ao índice, conforme necessário.

Por que motivo existem diferentes consultas selecionadas na base de dados durante a indexação?

É muito provável tendo em conta que a opção de indexação do modelo semântico está definida para Indexar. Se definir esta opção para Indexar, os metadados e valores são indexados, o que significa que durante a indexação, as diferentes consultas selecionadas são executadas para obter os valores de dados para todas as colunas em todas as áreas de atividade que foram configuradas para indexação.

Se a sobrecarga deste sistema não for aceitável ou se os utilizadores não necessitarem da funcionalidade adicional de visualizar valores de dados a partir da barra de pesquisas na Página Principal, aceda à Consola, clique em Índice de Pesquisa e defina a opção de indexação para Indexar Apenas Metadados. Definir esta opção como Indexar Metadados Apenas indexa nomes de dimensão e de medida apenas, não executando consultas "select distinct".