Ligar a uma Oracle Database

Pode criar uma ligação a uma base de dados e utilizar a ligação para aceder aos dados, criar um conjunto de dados e visualizar dados.

Não pode utilizar ligações remotas para gravar um conjunto de dados de um Fluxo de Dados.

  1. Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Ligação.
  2. Na caixa de diálogo Criar Ligação, clique no tipo de ligação, por exemplo, Oracle Database.
  3. Introduza um nome exclusivo para a ligação e especifique os detalhes da ligação à base de dados.
    • Se não estiver a criar uma ligação SSL, especifique as informações da ligação necessárias para a base de dados, tais como o nome do host, a porta, as credenciais, o nome do serviço, etc.
    • Se estiver a criar uma ligação de SSL, no campo Wallet do Cliente, clique em Selecionar para navegar para o ficheiro cwallet.sso. Peça ao seu administrador a localização do ficheiro cwallet.sso.
  4. Utilize a opção Tipo de Ligação para especificar como pretende estabelecer a ligação.
    • Ao criar ligações a Bases de Dados Oracle, pode ligar de duas formas utilizando a opção Tipo de Ligação:
      • Básica - Especifique o Host, a Porta e o Nome do Serviço da base de dados.
      • Avançada - No campo Cadeia de Caracteres de Ligação, especifique a ID de SCAN (Single Client Access Name) das bases de dados em execução num cluster RAC. Por exemplo:

        sales.example.com =(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.111)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.222)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.333)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME= salesservice.example.com)))

    • Ativar Replicação em Grupo - Se estiver a carregar um conjunto de dados para um livro, esta opção deve estar desativada e pode ignorá-la. Esta opção está reservada para analistas de dados e utilizadores avançados para a replicação de dados de uma base de dados para outra base de dados.

  5. Se estiver a ligar a uma base de dados on-premises, clique em Utilizar Conectividade de Dados Remota.
    Confirme com o seu administrador se pode aceder à base de dados on-premises.
  6. Se pretender que os modeladores de dados possam utilizar estes detalhes de ligação, clique em Ligação ao sistema. Consulte Opções de Ligação à Base de Dados.
  7. Clique em Gravar.
  8. Utilize a ligação para ligar aos seus dados. Por exemplo, na Página Principal, clique em Criar, em seguida, clique em Conjunto de Dados e, em seguida, selecione a ligação que acabou de criar.