Gerir Ligações às Origens de Dados

Pode criar, atualizar, retirar e partilhar ligações a origens de dados. Enquanto utilizador do Oracle Analytics com acesso de Autor de Conteúdo do DV, pode efetuar estas ações.

Tópicos:

Criar uma Ligação a uma Origem de Dados

Pode criar uma ligação que permita analisar dados nessa origem de dados.

  1. Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Ligação.
  2. Na caixa de diálogo Selecionar Tipo de Ligação, clique no ícone para o tipo de ligação pretendido. Por exemplo, Oracle Database.
  3. Introduza as informações de ligação obrigatórias, como host, porta, nome de utilizador, senha e nome do serviço.
  4. Opcional: Selecione uma opção Autenticação para a sua ligação.
    • Utilizar sempre estas credenciais - O Oracle Analytics utiliza sempre o nome e a senha de entrada em sessão que fornecer para a ligação. Não é solicitado aos utilizadores que entrem em sessão.
    • Requerer que os utilizadores introduzam as suas próprias credenciais - O Oracle Analytics solicita aos utilizadores que introduzam o seu próprio nome de utilizador e senha para a origem de dados. Os utilizadores só podem aceder aos dados para os quais têm permissões, privilégios e atribuições de perfil de grupo.
    • (Apresentado se o Oracle Analytics suportar a adoção de credenciais para este tipo de base de dados) Utilizar as credenciais do utilizador ativo - O Oracle Analytics não solicita aos utilizadores que entrem em sessão para aceder aos dados. As mesmas credenciais utilizadas para entrar em sessão no Oracle Analytics são também utilizadas para aceder a esta origem de dados.
  5. Se estiver a ligar a uma base de dados remota, clique em Utilizar Conectividade de Dados Remota.
    Confirme com o seu administrador se pode aceder à base de dados remota.
  6. Se pretender utilizar estes detalhes da ligação no Modelador Semântico ou no Model Administration Tool, clique em Ligação ao sistema. Consulte Opções de Ligação à Base de Dados.
  7. Clique em Gravar.
    Pode agora começar a criar livros ou conjuntos de dados através desta ligação. Por exemplo, na Página Principal, clique em Criar, em seguida, clique em Conjunto de Dados e, em seguida, selecione a ligação que acabou de criar.

Editar uma Ligação de Origem de Dados

Pode atualizar os detalhes de ligação à origem dos dados.

Se estiver a editar uma ligação de SSL a uma Oracle Database e precisar de utilizar um novo ficheiro cwallet.sso, no campo Wallet do Cliente, clique em Selecionar para navegar para o ficheiro cwallet.sso. Peça ao seu administrador a localização do ficheiro cwallet.sso.

  1. Na Página Principal, clique no Navegador, selecione Dadose, em seguida, clique em Ligações.
  2. Coloque o cursor sobre a ligação que pretende editar. À direita da ligação destacada, clique em Ações e, em seguida, selecione Inspecionar.
  3. Na caixa de diálogo Inspecionar, edite os detalhes da ligação.
    Não pode ver a senha atual ou o SQL Lógico das ligações. Se necessitar de os alterar, crie uma nova ligação.
  4. Clique em Gravar.

Apagar uma Ligação de Origem de Dados

Pode retirar uma ligação à origem de dados a partir do Oracle Analytics Cloud. Por exemplo, deve apagar uma ligação à base de dados e criar uma nova quando a senha da base de dados é alterada.

Se a ligação contiver quaisquer conjuntos de dados, deve apagar os conjuntos de dados para poder apagar a ligação.

  1. Vá para a página Dados e selecione Ligações.
  2. Coloque o cursor sobre a ligação que pretende apagar. À direita da ligação destacada, clique em Ações e, em seguida, selecione Apagar.
  3. Clique em Sim.

Partilhar uma Ligação de Origem de Dados

Pode atribuir permissões de acesso às ligações das origens de dados que criar ou administrar.

  1. Na Página Principal, clique no Navegador. Clique em Dados e, em seguida, clique em Ligações.
  2. Coloque o cursor sobre a ligação que pretende partilhar, clique em Ações e, em seguida, selecione Inspecionar.
  3. Clique em Acesso e utilize os separadores para conceder acesso:
    • Todos - Partilhe a ligação com utilizadores individuais ou perfis de grupo.

    • Utilizadores - Partilhe a ligação com utilizadores individuais.

    • Perfis de Grupo - Partilhe a ligação com perfis de grupo da aplicação (por exemplo, Consumidor do BI), para que todos os utilizadores com esses perfis de grupo possam utilizar a ligação.

  4. Utilize a caixa Acrescentar para pesquisar e selecionar um utilizador ou perfil de grupo.
    O utilizador ou perfil de grupo é apresentado na lista abaixo com os privilégios por omissão Só de Leitura.
  5. Para alterar os privilégios por omissão, selecione um dos seguintes:
    • Controlo Integral - O utilizador ou perfil de grupo pode utilizar a ligação para criar conjuntos de dados e modificar, renomear ou apagar a ligação. Também podem alterar os privilégios para a ligação.
    • Leitura/Escrita - O utilizador ou perfil de grupo pode utilizar a ligação para criar conjuntos de dados e modificar ou renomear a ligação (mas não apagá-la).
    • Só de Leitura - O utilizador ou perfil de grupo pode utilizar a ligação para criar conjuntos de dados, mas não alterar os detalhes da ligação.
  6. Clique em Gravar.
Quando os utilizadores voltarem a entrar em sessão, podem utilizar as ligações partilhadas por si para visualizarem os dados desta base de dados.

Opções de Ligação à Base de Dados

Quando especifica os detalhes da ligação utilizando a caixa de diálogo Criar Ligação ou Inspecionar, alguns tipos de bases de dados têm opções de configuração extra.

Opções Gerais

  • Ao criar ligações a Bases de Dados Oracle, pode ligar de duas formas utilizando a opção Tipo de Ligação:
    • Básica - Especifique o Host, a Porta e o Nome do Serviço da base de dados.
    • Avançada - No campo Cadeia de Caracteres de Ligação, especifique a ID de SCAN (Single Client Access Name) das bases de dados em execução num cluster RAC. Por exemplo:

      sales.example.com =(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.111)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.222)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.333)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME= salesservice.example.com)))

  • Ativar Replicação em Grupo - Se estiver a carregar um conjunto de dados para um livro, esta opção deve estar desativada e pode ignorá-la. Esta opção está reservada para analistas de dados e utilizadores avançados para a replicação de dados de uma base de dados para outra base de dados.

Opções de Autenticação

  • Utilizar sempre estas credenciais - O Oracle Analytics utiliza sempre o nome e a senha de entrada em sessão que fornecer para a ligação. Não é solicitado aos utilizadores que entrem em sessão.
  • Requerer que os utilizadores introduzam as suas próprias credenciais - O Oracle Analytics solicita aos utilizadores que introduzam o seu próprio nome de utilizador e senha para a origem de dados. Os utilizadores só podem aceder aos dados para os quais têm permissões, privilégios e atribuições de perfil de grupo.
  • (Apresentado se o Oracle Analytics suportar a adoção de credenciais para este tipo de base de dados) Utilizar as credenciais do utilizador ativo - O Oracle Analytics não solicita aos utilizadores que entrem em sessão para aceder aos dados. As mesmas credenciais utilizadas para entrar em sessão no Oracle Analytics são também utilizadas para aceder a esta origem de dados.

Ligação ao sistema

Clique em Copiar para copiar a ID do Objeto da ligação. Os modeladores empresariais podem colar na ID do Objeto para identificar e utilizar uma ligação de dados no Model Administration Tool (caixa de diálogo Pool de Ligações).

Nota: Se não clicar em Ligação ao sistema quando criar inicialmente a ligação e, posteriormente, pretender que os modeladores de dados utilizem os detalhes da ligação, terá de criar uma nova ligação e selecionar Ligação ao sistema. Por outras palavras, não pode editar a ligação posteriormente e selecionar esta opção.

Limites da Ligação à Base de Dados

Conheça os requisitos de ligação da sua base de dados antes de criar a ligação à base de dados.

O número máximo de tabelas de bases de dados apresentadas no Oracle Analytics é 10.000. Caso necessite de tabelas adicionais, a Oracle recomenda que solicite ao seu administrador da base de dados que crie um nome de utilizador da base de dados com acesso a objetos específicos que pretenda analisar e especifique as credenciais desse utilizador ao criar a ligação à base de dados.

Ligar aos Dados com Caracteres Maiúsculos, Minúsculos ou Maiúsculos e Minúsculos

Se estiver a ligar a uma base de dados Oracle, Oracle Autonomous Data Warehouse, Oracle Transaction Processing, Snowflake, SQL Server ou My SQL, pode alterar o identificador delimitado por aspas por omissão, para poder ler dados com caracteres maiúsculos, minúsculos ou maiúsculos e minúsculos nos nomes de tabelas ou colunas.

Por exemplo, pode escolher as aspas como identificador delimitado por aspas. Em seguida, o Oracle Analytics acrescenta aspas à instrução de SQL subjacente select "EfG_Field" from "AbCd"; em vez de emitir select EfG_Field from AbCd; (que falharia).
  1. Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Ligação.
  2. Clique num dos tipos de base de dados que suportam propriedades avançadas.
    As bases de dados suportadas são Oracle, Oracle Autonomous Data Warehouse, Snowflake e My SQL.
  3. Especifique os detalhes da ligação e, em seguida, grave a ligação.
  4. Na página principal, clique no Navegador, depois clique em Dados e, em seguida, em Ligações.
  5. Coloque o cursor sobre a ligação que gravou no Passo 2, clique em Ações e, em seguida, clique em Inspecionar.
  6. Clique em Avançadas e, em seguida, utilize a opção Identificadores Delimitados por Aspas para selecionar os identificadores delimitados por aspas utilizados na base de dados.

    Por exemplo, poderá selecionar Aspas (" "). O Oracle Analytics acrescenta aspas à instrução de SQL subjacente select "EfG_Field" from "AbCd"; em vez de emitir select EfG_Field from AbCd;.

    Nota:

    Não verá a opção Avançadas se a ligação tiver sido criada com a opção Ligação ao sistema selecionada. As opções avançadas não são suportadas para as ligações ao sistema.
  7. Clique em Gravar.

Gerir Ligações Utilizando APIs REST

Pode utilizar as APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerir de forma programática ligações a uma variedade de origens de dados. Por exemplo, pode pretender criar um script que cria (ou modifica) o mesmo conjunto de ligações nos seus ambientes de teste e de produção do Oracle Analytics Cloud.

Acerca das APIs REST de Ligação

Pode criar, atualizar e apagar ligações para um intervalo de origens de dados utilizando APIs REST. Este tópico lista os tipos de ligações de origem de dados que pode gerir com APIs REST.

Nota:

REST API for Oracle Analytics Cloud fornece informações detalhadas sobre cada API REST. Consulte Endpoints REST de Ligação.

Origens de Dados Suportadas

  • Oracle Database
  • Oracle Autonomous Data Warehouse
  • Oracle Essbase
  • MySQL
  • PostgreSQL
  • Snowflake
  • SQL Server
  • Vertica

Parâmetros de Ligação

Os parâmetros de ligação obrigatórios para cada origem de dados são diferentes. Se pretender utilizar a API REST para criar ou atualizar uma ligação, deve conhecer o formato do payload JSON obrigatório para a sua origem de dados. Consulte Payloads JSON de Exemplo para Origens de Dados.

Fluxo de Trabalho Típico para Gerir Ligações Utilizando APIs REST

Seguem-se as tarefas comuns para começar a utilizar as APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerir de forma programática as ligações. Se estiver a utilizar as APIs REST pela primeira vez, siga estas tarefas como guia.

Tarefa Descrição Documentação da API REST
Noções básicas de pré-requisitos

Noções básicas e conclusão de várias tarefas de pré-requisitos.

Deve ter permissões para criar livros e ligar aos dados no Oracle Analytics Cloud para gerir ligações de dados utilizando APIs REST (Autor de Conteúdo do DV).

Pré-requisitos
Noções básicas sobre a autenticação de token OAuth 2.0 A autenticação e autorização no Oracle Analytics Cloud é gerida pelo Oracle Identity Cloud Service. Para aceder às APIs REST do Oracle Analytics Cloud, necessita de um token de acesso OAuth 2.0 para utilizar para autorização. Autenticação de Token OAuth 2.0
Noções sobre origens de dados suportadas Leia o tópico que descreve os tipos de ligações de dados que pode gerir com APIs REST. Origens de Dados Suportadas
Determinar formatos de payload JSON Leia o tópico que descreve o formato do payload JSON para a sua origem de dados e obtenha os parâmetros de ligação obrigatórios. Payloads JSON de Exemplo para Origens de Dados
Criar uma ligação Crie uma ligação de dados para utilizar nos livros, relatórios e dashboards. Criar uma ligação (Pré-Visualização)
Atualizar uma ligação Atualize uma ou mais propriedades de uma ligação de dados existente. Atualizar uma ligação (Pré-Visualização)
Apagar uma ligação Apague uma ligação de dados. Apagar uma ligação (Pré-Visualização)

Como Utilizar as APIs REST para Gerir Ligações de Origem de Dados

Utilize estes exemplos para o ajudar a gerir ligações de origens de dados com pedidos de API REST utilizando cURL.

Formato cURL de Exemplo

Utilize o seguinte formato de comando cURL para criar ou atualizar ligações de origem de dados utilizando APIs REST:
  • JSON Simples
    curl 
    --header "Authorization: Bearer <token>" 
    --header "Content-Type: application/json" 
    --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections
    --data "<data source connection payload>"
  • Dados de Várias Partes/de Ficha
    curl 
    --header "Authorization: Bearer <token>" 
    --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections
    --form "cert=<security wallet file>"
    --form "connectionParams=<data source connection payload>"
Em que:
  • <token> - Token do portador OAuth 2.0 obrigatório para autenticar chamadas para as APIs REST do Oracle Analytics Cloud. Consulte Autenticação de Token OAuth 2.0.

  • <hostname> - Host onde o Oracle Analytics Cloud está em execução.

  • <data source connection payload> - Informações de ligação específica da origem de dados. Consulte Payloads JSON de Exemplo para Origens de Dados.

  • <security wallet file> - Armazena informações relacionadas com SSL como as credenciais de autenticação e assinatura, chaves privadas, certificados e certificado fidedigno. Obrigatório para alguns tipos de ligação, como o Oracle Database com SSL e o Oracle Autonomous Data Warehouse (TLS Mútuo).

Exemplos

Os seguintes exemplos mostram como criar uma ligação ao Oracle Autonomous Data Warehouse (ADW).

  • Exemplo 1 - Criar uma ligação sem wallet (TLS) ao Oracle ADW
  • Exemplo 2 - Criar uma ligação ao Oracle ADW que utiliza um ficheiro de wallet de credenciais cwallet.sso (TLS Mútuo)

Estão disponíveis exemplos adicionais em REST API for Oracle Analytics Cloud. Consulte Criar uma ligação (Pré-Visualização), Atualizar uma ligação (Pré-Visualização) e Apagar uma ligação (Pré-Visualização).

Nota:

Os payloads JSON nestes exemplos são específicos do Oracle ADW. O formato do payload JSON é diferente para outras origens de dados. Consulte Payloads JSON de Exemplo para Origens de Dados Suportadas.

Exemplo 1 - Criar uma ligação sem wallet (TLS) ao Oracle ADW

Neste exemplo, cria uma ligação denominada oracle_adw_walletless. O corpo do pedido inclui JSON simples application/json.
curl 
  --header "Authorization: Bearer <token>"
  --header "Content-Type: application/json" 
  --request POST https://example.com/api/20210901/catalog/connections 
  --data "{
     "version": "2.0.0",
     "type": "connection",
     "name": "oracle_adw_walletless",
     "description": "Sample Oracle ADW connection without a wallet created using Connections API",
     "content": {    
       "connectionParams": {
           "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
           "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_adwwalletless_high.adb.oraclecloud.com))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
           "username": "ADMIN",
           "password": "<<password>>",
           "systemConnection": false,        
           "remoteData": false,
           "sslType": "ServerSideSSL"
       }
     }
   }"

Corpo da Resposta

{"connectionID":"J0FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193YWxsZXRsZXNzJw=="}

Anote a connectionId codificada em Base64 no corpo da resposta. Mais tarde, pode utilizar este valor para atualizar ou apagar a ligação.

Exemplo 2 - Criar uma ligação ao Oracle ADW que utiliza um ficheiro de wallet (TLS Mútuo)

Neste exemplo, cria uma ligação denominada oracle_adw_with_wallet. O corpo da resposta inclui multipart/form-data, isto é, requer o ficheiro de wallet do Oracle ADW (cwallet.sso) e os parâmetros de ligação do Oracle ADW.
curl
 --header "Authorization: Bearer <token>"
 -–request POST https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections 
 --form "cert=@"/Users/scott/Downloads/Wallet_adw/cwallet.sso"" 
 --form "connectionParams= "{
    "version": "2.0.0",
    "type": "connection",
    "name": "oracle_adw_with_wallet",
    "description": "Sample Oracle ADW connection with a wallet created using Connections API",   
    "content": {
      "connectionParams": {
        "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
        "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps) (port=1522)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_walletadw_high.adwc.oraclecloud.com/))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
        "username": "ADMIN",
        "password": "<<password>>",
        "remoteData": "false",   
        "systemConnection": false,
        "sslType": "ClientSideSSL"    
       }
      }
    }"

Corpo da Resposta

{"connectionID":"J2FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193aXRoX3dhbGxldCc="}

Anote a connectionId codificada em Base64 no corpo da resposta. Mais tarde, pode utilizar este valor para atualizar ou apagar a ligação.

Payloads JSON de Exemplo para Origens de Dados

Para ligar a uma origem de dados, deve fornecer parâmetros de ligação. Quando utiliza a API REST de Ligações, especifique parâmetros de ligação num determinado formato de payload JSON. Utilize esta tabela para determinar o payload JSON para a origem de dados à qual pretende ligar.

Origem de Dados Tipo de Pedido Payload de Entrada de Dados

Oracle Database

(Não SSL)

application/json

Tipo de Ligação Básica

{ 
 "version": "2.0.0", 
 "type": "connection",  
 "name": "oracle_db_non_ssl_basic",
 "description": "Sample non-SSL Oracle Database connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-database",
     "host": "example.com",
     "port": "1521",
     "serviceName": "orcl",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
   }
  }
 }

Tipo de Ligação Avançada

{
  "version": "2.0.0",
  "type": "connection",
  "name": "oracle_db_non_ssl_advanced ",
  "description": " Sample non-SSL Oracle Database connection created with the advanced connection string format using Connections API",
  "content": {
    "connectionParams": {
     "connectionString": "(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=example.com)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=ORCLPDB1)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "connectionType": "oracle-database",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

Oracle Database com SSL

multi-part/form-data
cwallet.sso (client credentials file)

Tipo de Ligação Básica

cert: <cwallet.sso file location>
connectionParams: {
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_db_ssl",
 "description": "Sample Oracle Database connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-database",
     "host": "example.com",
     "port": "2484",
     "serviceName": "ORCLPDB1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "systemConnection": false,
     "remoteData": false
   }
  }
}

Oracle Autonomous Data Warehouse - Sem Wallet (TLS)

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_adw_walletless_basic",
 "description": "Sample Oracle ADW connection without a wallet created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
     "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521) (host=example.com)) (connect_data=(service_name=example.com)) (security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "systemConnection": false,
     "remoteData": false,
     "sslType": "ServerSideSSL"
     }
   }
 }

Oracle Autonomous Data Warehouse - Wallet (TLS Mútuo)

multipart/form-data
cwallet.sso (client credentials file)

Tipo de Ligação Básica

cert: <cwallet.sso file location>

connectionParams: {
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_adw_with_wallet",
 "description": "Sample Oracle ADW connection with wallet created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
     "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)
                        (port=1522)(host=example.com))
                        (connect_data=(service_name=example.com))
                        (security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": "false",
     "systemConnection": false,
     "sslType": "ClientSideSSL"
    }
  }
 }

PostgreSQL

(Não SSL)

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "postgres_non_SSL",
 "description": "Sample PostgreSQL connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "postgresql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "5432",
     "serviceName": "postgres",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false 
    }
  }
}

PostgreSQL com SSL

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "postgres_SSL_Conn",
 "description": "Sample PostgreSQL connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "postgresql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "5432",
     "serviceName": "postgres",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

SQL Server

(Não SSL)

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "SqlServer_non_ssl",
 "description": "Sample non-SSL SQL Server connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "sqlserver-database",
     "host": "example.com",
     "port": "1400",
     "serviceName": "sqlserver1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}
SQL Server com SSL application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "SqlServer_ssl",
 "description": "Sample SQL Server connection with SSL created using the Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "sqlserver-database",
     "host": "example.com",
     "port": "60190",
     "serviceName": "sqlserver1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

MySQL

(Não SSL)

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "MySql_no_SSL",
 "description": "Sample MySQL connection created using the Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "mysql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "3307",
     "serviceName": "mysql1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
 }
}
MySQL com SSL application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "MySql_ssl",
 "description": "Sample MySQL connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "mysql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "3306",
     "serviceName": "mysql1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

Oracle Essbase

application/json

Tipo de Ligação Básica

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "Oracle_Essbase",
 "description": "Sample Oracle Essbase connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-essbase",
     "dsn":"example.com",
     "username":"admin",
     "password":"<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false,
     "authentication":"current"/"private"/"sso"
    }
  }
}