Selecionar um Nome do Serviço da Base de Dados do Oracle Autonomous Data Warehouse

Selecionar o nome de serviço de base de dados criado previamente e correto é crucial para ligar ao Oracle Autonomous Data Warehouse. Obtenha informações sobre os diferentes nomes de serviço de base de dados criados previamente e os que deverá escolher.

Quais são os nomes do serviço da base de dados criados previamente?

O Oracle Autonomous Data Warehouse fornece três nomes de serviço de base de dados para ligações no seguinte formato:
  • databasename_high - Máximo de recursos, mínima concorrência. As consultas são executadas em paralelo.
  • databasename_medium - Menos recursos, concorrência mais alta. As consultas são executadas em paralelo.
  • databasename_low - Menos recursos, máxima concorrência. As consultas são executadas em série.

Estes nomes estão contidos no ficheiro tnsnames.ora no wallet da Oracle. Clique em Ligações à Base de Dados na Consola do Oracle Cloud Infrastructure para ver a cadeia de caracteres.
Segue-se a descrição de GUID-993E1C00-6FF1-4577-A8E2-CE15736B7C69-default.png
.png

Acerca dos Grupos de Consumidores no Oracle Resource Manager

Os nomes de serviço de base de dados têm correspondência com os grupos de consumidores no Gestor de Recursos que limitam o número de ligações e consultas simultâneas que podem ser executadas no Oracle Autonomous Data Warehouse ao mesmo tempo (concorrência) e o número máximo de processos paralelos que são permitidos por consulta (parallel_degree_limit). Estes limites baseiam-se no número de ECPUs ou OCPUs licenciados e se a escalabilidade automática está ativada.

A seguinte tabela mostra os valores de ligação da concorrência de exemplo para uma base de dados com 32 ECPUs com a escalabilidade automática de ECPU desativada e ativada.

Nome do Serviço da Base de Dados Número de Consultas Concorrentes com Escalabilidade Automática de ECPU Desativada Número de Consultas Concorrentes com Escalabilidade Automática de ECPU Ativada
high 3 9
medium 20 (,63 × número de ECPUs) 60 (1,89 × número de ECPUs)
low Até 4800 (150 x número de ECPUs) Até 4800 (150 x número de ECPUs)

Escolher o Nome do Serviço da Base de Dados Ótimo para o Oracle Analytics

O número mais alto de consultas simultâneas que podem ser executadas para o serviço de base de dados high é três sem escalabilidade automática e nove com escalabilidade automática ativada. Este limite pode ser atingido por três utilizadores ligados ao nome de serviço de base de dados high a executar cada um uma consulta ou três relatórios num dashboard do Oracle Analytics para um único utilizador.

O nome de serviço low funciona bem para a maior parte dos volumes de transações do Oracle Autonomous Data Warehouse com o Oracle Analytics, mas, para utilizar consultas paralelas, selecione o nome de serviço medium. O limite de grau de paralelismo para o nome de serviço low é um, o que significa que não existe paralelismo. Se estiver ligado ao nome de serviço low, mesmo que o grau de paralelismo seja especificado no nível da tabela ou do índice, o grau de paralelismo é reduzido a um e a consulta não é executada em paralelo. O limite do grau de paralelismo (por consulta) para medium e high equivale a duas vezes o número de CPUs licenciadas.

Nota: Ligar a uma base de dados que faz parte do Oracle Fusion Analytics Warehouse (Fusion Analytics) requer a utilização do nome de serviço low para permitir o número máximo de consultas concorrentes.

Monitorizar instruções em fila de espera

Se o número máximo do limite de consultas concorrentes for atingido, as consultas em excesso são colocadas em fila de espera. O Oracle Autonomous Data Warehouse fornece uma métrica para verificar se existem instruções em fila de espera.

Selecione Ações de Base de Dados e Dashboard de Base de Dados na página Oracle Autonomous Data Warehouse da Consola do Oracle Cloud Infrastructure.


Segue-se a descrição de GUID-78C6AFF4-1BA2-404D-B1F8-42C67C8DCA41-default.png
.png

Selecione Hub de Desempenho e selecione Monitor de SQL para ver o estado da instrução em fila, que é apresentado como um relógio cinzento. Neste exemplo, três consultas estão em execução com o nome de serviço high, uma está colocada em fila e outra consulta está em execução com o nome de serviço medium. A instrução em fila é executada quando uma das três consultas em execução com o nome de serviço high é concluída.


Segue-se a descrição de GUID-AF649614-A214-42F7-AD17-7AC36DC40497-default.png
.png

Monitorizar paralelismo

Se o limite do grau de paralelismo for excedido, verá o downgrade do grau de paralelismo (DOP) no relatório de monitorização de SQL. O motivo do downgrade do grau de paralelismo de 353 significa que o Gestor de Recursos fez downgrade da instrução devido ao nível máximo do limite do grau de paralelismo.


Segue-se a descrição de GUID-02DDFA21-7953-43C2-B78C-88F9F0C3392D-default.png
.png

Para a versão 18 e superior da Oracle Database, os códigos de motivo do downgrade são descritos na seguinte tabela:

ID Códigos de Motivo
352 Downgrade do DOP devido a DOP adaptável.
353 Downgrade do DOP devido a DOP máximo do gestor de recursos.
354 Downgrade do DOP devido a número insuficiente de processos.
355 Downgrade do DOP devido a uma falha na adesão de secundários.

Espera da CPU do Gestor de Recursos

Uma sessão a aguardar que lhe seja atribuída CPU pelo Gestor de Recursos aumenta a espera de quantum resmgr:cpu. Para reduzir a ocorrência desta espera, verifique se o nome de serviço low ou medium está a ser utilizado para a ligação do OAC ou aumente o número de CPUs atribuído ao ADW.

Para ver o número de esperas e o tempo médio de espera, reveja as Esperas de Primeiro Plano no relatório Automatic Workload Repository (AWR) para a esperta de quantum resmgr:cpu.

Neste exemplo, existia um total de 272 esperas, uma média de espera de 588,91 milésimos de segundo em cada tempo total de espera de 160 segundos. Foi determinado que o motivo era o facto de um nome de serviço de base de dados high ter sido utilizado para a ligação do OAC. Estes períodos de espera desapareceram depois de o cliente ter mudado para o serviço medium e a lentidão periódica do respetivo dashboard foi resolvida.


Segue-se a descrição de GUID-EA1878A7-1E60-47BA-989C-404AD8D7D7DE-default.png
.png

Sugestão: Quando Criar uma Ligação ao Oracle Autonomous Data Warehouse no Oracle Analytics

No Oracle Analytics, quando definir a ligação do Oracle Autonomous Data Warehouse utilizando o wallet de instância, é selecionado por omissão o nome de serviço high. Altere o nome para low ou medium para impedir a limitação do número de ligações concorrentes.


Segue-se a descrição de GUID-E576A8A9-5059-4EE1-815C-4A07A7FB27FA-default.png
.png