Criar uma Ligação a uma Origem de Dados com Endpoints REST

Pode ligar a origens de dados com endpoints REST e analisar os dados. Por exemplo, ligue às aplicações SaaS ou PaaS ou a dados do governo, como dados relativos meteorológicos, espaciais ou de recenseamento.

A ligação aos dados utilizando endpoints REST permite-lhe analisar dados a partir de muitas aplicações transacionais SaaS ou PaaS sem ter de compreender o formato interno ou a estrutura dos dados.
Antes de começar, crie um ficheiro JSON para a origem de dados à qual pretende ligar-se. Consulte Especificar Detalhes da Ligação de Endpoint REST num Ficheiro JSON.
  1. Na Página Principal do Oracle Analytics, clique em Criar, em seguida, clique em Ligação e clique em API REST (Pré-Visualização).
  2. No Nome da Ligação, especifique um nome amigável para identificar esta ligação no Oracle Analytics.
  3. Clique em Importar Ficheiro e selecione o ficheiro ZIP do conector REST que criou como pré-requisito.
    Os campos Descrição e URL de base de REST são preenchidos a partir do ficheiro importado e a tabela de endpoint apresenta o Nome e o URL Relativo para cada endpoint disponível.
  4. Opcional: Edite os endpoints para que correspondam aos seus requisitos empresariais. Por exemplo, poderá apagar endpoints de que já não necessita.
    • Para editar um endpoint, clique duas vezes no valor Nome ou URL Relativo na tabela e edite o texto.
    • Para acrescentar um endpoint, clique em Acrescentar endpoint para acrescentar uma linha à tabela e edite o nome e o URL relativo por omissão.
    • Para retirar um endpoint, clique em Apagar Linha junto ao endpoint (ou seja, X).
  5. Em Autenticação, selecione de que forma pretende proteger a ligação.
    Sugestão: Certifique-se de que o tipo de autenticação que seleciona corresponde ao tipo de autenticação especificado no ficheiro JSON carregado. Consulte Especificar Detalhes da Ligação de Endpoint REST num Ficheiro JSON.
    • Sem Autenticação - Permitir ligação sem autenticação. Utilize esta opção para ligar aos endpoints públicos.
    • Básico - Autentique a ligação com um nome de utilizador e senha.
    • HttpHeader - Autentique a ligação com um token de segurança.
    • Código de OAuth2 - Ligue a um cliente utilizando um código de autorização gerado na sua aplicação de destino (conhecido como o tipo de concessão Código de Autorização). Este é o tipo de ligação OAuth2 mais segura.
    • Credenciais da Senha de OAuth2 - Ligue a um cliente fidedigno utilizando uma senha (conhecido como o tipo de concessão Credenciais de Senhas ou Senha do Proprietário do Recurso). Utilize este tipo de ligação se estiver a utilizar um cliente fidedigno.
    • OAuth2 Implícito - Ligue a um cliente utilizando um código público gerado na sua aplicação de destino (conhecido como o tipo de concessão Código de Autorização). É menos seguro do que o tipo de ligação Código de OAuth2, mas é mais fácil de implementar.
    • Credenciais do Cliente de OAuth2 - Ligue a um cliente utilizando um token (conhecido como o tipo de concessão Credenciais do Cliente).
    Para obter indicações sobre como especificar detalhes de ligação OAuth2, consulte Valores de Autenticação OAuth2 para Origens de Dados com REST Ativado.
  6. Clique em Gravar.

Valores de Autenticação OAuth2 para Origens de Dados com REST Ativado

Quando ligar a uma origem de dados com REST ativado utilizando um dos tipos de autenticação OAuth2 (ou seja, Código de OAuth2, Credenciais da Senha de OAuth2, OAuth2 Implícito ou Credenciais do Cliente de OAuth2), é-lhe solicitado que especifique os detalhes da ligação adequados para o tipo de autenticação utilizado.

Campo ou opção da caixa de diálogo da ligação Descrição

Autorizar

Clique em Autorizar para testar a ligação e pedir os códigos e tokens necessários.

URL de Autenticação

Introduza o URL para a página de autenticação na aplicação de destino. Por exemplo, https://example.com/login/oauth/authorize.

ID do Cliente

Introduza a ID do Cliente que deve ser copiada a partir da sua aplicação de destino, tal como Chimp, que é geralmente uma cadeia de caracteres de números inteiros e letras.

Segredo do Cliente

Introduza o Segredo do Cliente que deve ser copiado a partir da sua aplicação de destino, tal como Chimp, que é geralmente uma cadeia de caracteres de números inteiros e letras.

Senha

Introduza a senha utilizada para entrar em sessão na sua aplicação de destino.

Âmbito

Introduza read: ou write: seguido do nome de destino. Por exemplo, read:org.

URL de Redirecionamento

Este é um campo só de leitura.

URL do Token

Introduza o URL de autorização fornecido pela aplicação de destino. Por exemplo, https://example.com/login/oauth/access_token.

Nome de Utilizador

Introduza o nome de utilizador utilizado para entrar em sessão na sua aplicação de destino.