Perguntas Mais Frequentes sobre o Data Gateway

Seguem-se as respostas às perguntas comuns sobre o Data Gateway.

Quais os sistemas operativos suportados pelo Data Gateway?

Pode implementar o Data Gateway nas plataformas Linux ou Windows. Para obter uma lista integral dos sistemas operativos suportados, consulte Página de descarregamento do Oracle Analytics Cloud.

Qual é a arquitetura do Data Gateway?

Consulte Perspetiva Geral da Ligação a Origens de Dados On-Premises.

Onde é que instalo o Data Gateway?

Instale o Data Gateway numa sub-rede que dê visibilidade simultaneamente ao Oracle Analytics Cloud e às origens de dados de destino. A sua rede tem de permitir o tráfego de saída do nó onde o Data Gateway está instalado para a Internet pública na porta 443, de modo a que o Data Gateway possa comunicar com o Oracle Analytics Cloud. Além disso, a rede tem de permitir o tráfego de saída do agente do Data Gateway para a origem de dados. Por exemplo, poderá testar a rede abrindo um browser no nó onde o Data Gateway está instalado e ligar ao Oracle Analytics Cloud. Também poderá testar a ligação do mesmo nó à origem de dados utilizando uma ferramenta JDBC genérica.

Posso implementar múltiplos agentes do Data Gateway?

Sim. Pode configurar múltiplos agentes do Data Gateway para servir a mesma instância do serviço do Oracle Analytics Cloud. No entanto, todos estes agentes devem conseguir processar todas as consultas remotas. Por outras palavras, não pode configurar um agente para processar consultas para uma origem de dados apenas e outro agente para processar consultas para uma origem de dados diferente. Além disso, nas implementações de servidor, pode ter múltiplos agentes do Data Gateway em cada nó (físico ou virtual). Para uma alta disponibilidade, a Oracle recomenda pelo menos dois agentes do Data Gateway (isto é, em duas VMs) por instância do Oracle Analytics Cloud.

Como configuro a alta disponibilidade para o Data Gateway?

No lado do Oracle Analytics Cloud, a alta disponibilidade é fornecida de modo nativo. No lado do Data Gateway, configure a alta disponibilidade ao implementar dois Data Gateways para cada instância do Oracle Analytics Cloud.

Por que razão o tráfego do Data Gateway é só de saída?

O Data Gateway comunica regularmente com o Oracle Analytics Cloud para ver se este último tem consultas para processamento, conhecido como "long-polling" (chamada seletiva longa). O Data Gateway efetua um pedido de HTTP com codificação TLS (Transport Layer Security) de longa execução ao Oracle Analytics Cloud e aguarda até que o Oracle Analytics Cloud tenha uma consulta para processar. Se não houver consultas do Oracle Analytics Cloud após dois minutos, o Data Gateway termina e emite novamente o pedido, para evitar que a rede o termine como uma ligação inativa ou obsoleta.

Como é que o Data Gateway gere os certificados de SSL?

A comunicação de HTTPS entre o Data Gateway e o Oracle Analytics Cloud tira partido do certificado de SSL da sua instância do serviço do Oracle Analytics Cloud. O mesmo certificado codifica as suas ligações do browser ao Oracle Analytics Cloud.

Como dimensiono o Data Gateway?

Peça à sua equipa da conta de vendas para obter orientação sobre o dimensionamento do Data Gateway.

Onde é executado o Data Gateway? Devo instalá-lo numa máquina virtual (VM)?

  • Na extremidade do Oracle Analytics Cloud, o Oracle Analytics Cloud gere a fila de espera do Data Gateway, pelo que não é necessário instalar mais nada.
  • Na extremidade da origem de dados, o agente do Data Gateway normalmente é executado num servidor ou Máquina Virtual junto da origem de dados. Também pode executar o Data Gateway a partir de um portátil ou de uma instância de computação na cloud, desde que o Data Gateway possa ligar à origem de dados.

Como é protegido o tráfego de rede do Data Gateway?

Quando instala e configura o Data Gateway, gera uma chave pública. Esta chave pública é utilizada em conjunto com a chave privada do Oracle Analytics Cloud para codificar toda a comunicação entre o Oracle Analytics Cloud e o Data Gateway. As funcionalidades de segurança do Data Gateway impedem "ataques de repetição" e ataques "man-in-the-middle". A codificação Transport Layer Security 1.2 implementada pela ligação de HTTPS fornece uma camada adicional de codificação.

O Data Gateway pode limitar as consultas que afetam o desempenho ou a segurança?

O Data Gateway não limita o tamanho das linhas da consulta. O limite do tamanho das linhas da consulta é determinado pelo número de OCPUs (Unidades de Computação Oracle) que o seu serviço do Oracle Analytics Cloud tem.

Qual é a definição de limite de tempo para o Data Gateway?

O Data Gateway utiliza o mesmo limite de tempo de consulta que o Oracle Analytics Cloud. Consulte Limites ao Consultar Dados (Livros de Visualização de Dados, Análises e Dashboards Clássicos).