Ligar ao Oracle Fusion Cloud Applications Suite

Pode ligar ao Oracle Fusion Cloud Applications Suite e criar conjuntos de dados que ajudam a visualizar, explorar e compreender os seus dados das aplicações.

Acerca do Oracle Applications Connector

O tipo de ligação "Aplicações Oracle" (Ícone para ligações às Aplicações Oracle) permite-lhe utilizar o Oracle Analytics para visualizar dados das aplicações no Oracle Fusion Cloud Applications Suite. Por exemplo, o Oracle Fusion Cloud Financials. Também pode utilizar o tipo de ligação "Aplicações Oracle" para ligar às suas implementações on-premises do Oracle BI Enterprise Edition (se tiverem uma correção de nível adequado) ou ligar a outro serviço do Oracle Analytics.

Pode ligar a estas aplicações no Fusion Applications Suite:

  • Oracle Fusion Cloud Financials

  • Oracle Fusion Cloud Human Capital Management

  • Oracle Fusion Cloud Loyalty

  • Oracle Fusion Cloud Procurement

  • Oracle Fusion Cloud Project

  • Oracle Fusion Cloud Supply Chain Planning

  • Oracle Sales Automation

Nota:

Quando estabelece ligação a aplicações no Fusion Applications Suite, acede aos dados de um relatório do Oracle Transactional Business Intelligence. Estes relatórios estão sujeitos a serem colocados em cache no Oracle Transactional Business Intelligence, sendo os dados disponíveis no Oracle Analytics baseados nos dados em cache. Não pode controlar o comportamento da cache no Oracle Transactional Business Intelligence a partir do Oracle Analytics.

Ligar a uma Aplicação no Oracle Fusion Cloud Applications Suite

Crie uma ligação a uma aplicação no Oracle Fusion Cloud Applications Suite para visualizar os dados dessa aplicação. Por exemplo, pode ligar ao Oracle Fusion Cloud Financials com o Oracle Transactional Business Intelligence. Pode também ligar ao Oracle BI Enterprise Edition.

  1. Na página Dados ou Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Ligação.
  2. Clique em Aplicações Oracle. Ícone para ligações às Aplicações Oracle
  3. Introduza os detalhes da ligação.
    • Para Nome da Ligação, especifique um nome amigável para identificar os detalhes da ligação no Oracle Analytics.
    • Para Host, introduza o URL do Fusion Applications Suite com Oracle Transactional Business Intelligence ou Oracle BI EE.

      Nota:

      Não introduza o URL da aplicação Oracle Analytics na qual está atualmente em sessão. Se pretender visualizar os dados utilizados numa análise local, crie um conjunto de dados baseado na análise (área de atividade local). Consulte Criar um Conjunto de Dados a partir de uma Área de Atividade na Sua Instância.
    • Para Nome de Utilizador e Senha, especifique as credenciais do utilizador das Aplicações Oracle.
  4. Em Autenticação, especifique como pretende autenticar a ligação:
    • Utilizar sempre estas credenciais - O Oracle Analytics utiliza sempre o nome e a senha de entrada em sessão que fornecer para a ligação. Não é solicitado aos utilizadores que entrem em sessão.
    • Requerer que os utilizadores introduzam as suas próprias credenciais - O Oracle Analytics solicita aos utilizadores que introduzam o seu próprio nome de utilizador e senha para a origem de dados. Os utilizadores só podem aceder aos dados para os quais têm permissões, privilégios e atribuições de perfil de grupo.
    • Utilizar as credenciais do utilizador ativo - O Oracle Analytics não solicita aos utilizadores que entrem em sessão para aceder aos dados. As mesmas credenciais utilizadas para entrar em sessão no Oracle Analytics são também utilizadas para aceder a esta origem de dados. Consulte Configurar a Adoção de Credenciais do Utilizador para a Opção Utilizar Credenciais do Utilizador Ativo. Certifique-se de que o utilizador do Oracle Analytics existe no Oracle Transactional Business Intelligence.
  5. Grave os detalhes.

    Agora pode criar conjuntos de dados a partir da ligação.

A ligação só é visível para o utilizador (criador), mas pode criar e partilhar conjuntos de dados para a mesma.

Configurar a Adoção de Credenciais do Utilizador para a Opção Utilizar Credenciais do Utilizador Ativo

Pode configurar a "adoção de credenciais do utilizador" para ativar a opção de credenciais do utilizador ativo ao utilizar o tipo de ligação Aplicações Oracle.

Pode implementar a "adoção de credenciais do utilizador" para ligações ao Oracle Fusion Cloud Applications Suite com o Oracle Transactional Business Intelligence e ao Oracle BI EE. Quando utiliza a "adoção de credenciais do utilizador", os utilizadores podem aceder aos dados permitidos para as permissões, privilégios e atribuições de perfis de grupo do utilizador ativo. Não é solicitado aos utilizadores que introduzam o respetivo nome de utilizador e senha.

Sugestões sobre a configuração da adoção de credenciais

  • Provisione um utilizador administrador no domínio de identidade do Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management (EPM) com os perfis de grupo e permissões necessários para a adoção de credenciais de outros utilizadores.
  • Especifique as credenciais para este utilizador administrador do EPM quando importar os metadados utilizando o Model Administration Tool. As credenciais são armazenadas no pool de ligações do modelo de dados RPD criado pelo Model Administration Tool.
  • Além disso, a caixa de seleção SSO deve ser selecionada no pool de ligações do servidor do Planning no RPD.
  • Com esta configuração, é necessário provisionar apenas um utilizador nativo no domínio de identidade do EPM. Os outros utilizadores finais entram em sessão no Oracle Analytics utilizando as respetivas credenciais de SSO e o Oracle Analytics transmite o nome de utilizador de SSO ao Planning and Budgeting Cloud Service durante a ligação, juntamente com as credenciais do utilizador administrador do EPM nativo que tem permissões de adoção de credenciais.
  • Nota: A entrada em sessão no EPM com credenciais de SSO não é suportada pela API REST ou pelo driver ADM do Planning.

Provisionar a Adoção de Credenciais do Utilizador para Ligação ao Oracle Fusion Cloud Applications Suite

Pode provisionar a funcionalidade de adoção de credenciais do utilizador no Oracle Fusion Cloud Applications Suite quando o destino da ligação é uma aplicação no Oracle Fusion Cloud Applications Suite com o Oracle Transactional Business Intelligence.

  1. Entre em sessão no Oracle Fusion Applications como um administrador com privilégios para criar ou modificar um perfil de grupo.
  2. Apresente a caixa de diálogo Consola de Segurança e apresente o separador Utilizadores.
  3. Clique em Acrescentar Conta do Utilizador para criar um utilizador. Por exemplo, crie um utilizador chamado DV Admin.
  4. Apresente o separador Perfis de Grupo e clique em Criar Perfil de Grupo.
  5. Introduza um nome de perfil de grupo no campo Nome do Perfil de Grupo. Por exemplo, introduza DV Access.
  6. Introduza um código para o nome do perfil de grupo no campo Código do Perfil de Grupo. Por exemplo, introduza DV_ACCESS.
  7. Selecione BI - Abstract Roles no campo Categoria de Perfis de Grupo.
  8. Ignore os passos Políticas de Segurança de Funções e Políticas de Segurança de Dados.
  9. No passo Hierarquia de Perfis de Grupo, clique em (+) Acrescentar Perfil de Grupo e selecione o perfil de grupo BIImpersonator existente na caixa de diálogo Acrescentar Adesão a Perfis de Grupo.
  10. Selecione o utilizador que criou (por exemplo, DV Admin).
  11. Clique em Acrescentar Utilizador ao Perfil de Grupo na caixa de diálogo Acrescentar Utilizador.
  12. Clique em Gravar e Fechar.

    O utilizador DV Admin é acrescentado ao perfil de grupo Adotante das Credenciais do BI e pode utilizar o utilizador DV Admin no Oracle Analytics em conjunto com a opção Utilizar Credenciais do Utilizador Ativo na caixa de diálogo Criar Ligação das Aplicações Oracle.

    Agora pode testar a funcionalidade de adoção de credenciais.

Provisionar a Adoção de Credenciais do Utilizador para Ligações ao Oracle BI EE On-Premises

Pode provisionar a funcionalidade de adoção de credenciais do utilizador no Oracle Fusion Middleware quando o destino da ligação das Aplicações Oracle é uma instalação on-premises do Oracle BI EE.

  1. Entre em sessão no Oracle Fusion Middleware Control para a sua instância do Oracle BI EE utilizando uma conta de administrador.
  2. Clique na opção Domínio do Weblogic e selecione Segurança e Políticas da Aplicação.
  3. Clique em Criar para apresentar a caixa de diálogo Criar Concessão da Aplicação.
  4. Clique em (+) Acrescentar na área Permissões.
  5. Selecione Tipos de Recurso.
  6. Selecione oracle.bi.user a partir da lista pendente.
  7. Clique em Continuar.
  8. Introduza um asterisco (*) no campo Nome do Recurso.
  9. Selecione "impersonate" em Ações de Permissão.
  10. Clique em Selecionar.
  11. Clique em (+) Acrescentar na secção Adquirente.
  12. Selecione Utilizador a partir da lista pendente Tipo.

    Pode conceder a permissão recém-criada a um perfil de grupo da aplicação ou a um utilizador.

  13. Selecione Inclui a partir da lista pendente Nome Principal e introduza um asterisco (*) no campo.
  14. Clique na seta > para apresentar uma lista de utilizadores.
  15. Selecione o utilizador ao qual pretende conceder a permissão e clique em OK.

    Agora pode testar a funcionalidade de adoção de credenciais.