Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados

Mantenha o seu conteúdo analítico atualizado recarregando dados do conjunto de dados quando forem atualizados.

Acerca do Recarregamento dos Dados de um Conjunto de Dados

Pode recarregar os dados de um conjunto de dados para o manter atualizado.

O recarregamento de dados assegura que os livros e as visualizações contêm dados atuais. Os dados mais atuais são apresentados nos livros e visualizações após o recarregamento do conjunto de dados ser concluído e ao renovar os livros. Consulte Renovar os Dados de um Livro.

A forma como efetua o recarregamento de um conjunto de dados depende da origem dos dados.

Tipo de Origem do Conjunto de Dados Modo de Recarregamento dos Seus Dados
Dados de bases de dados que suportam o carregamento incremental

Pode recarregar os dados do conjunto de dados de forma incremental se o conjunto de dados utilizar uma origem de dados que o suporte. O carregamento incremental só carrega dados novos ou atualizados. Consulte Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados de Forma Incremental.

Dados de ligações externas Ao recarregar dados para um conjunto de dados com uma ligação externa, a instrução de SQL do conjunto de dados é novamente executada e os dados atuais das tabelas com o campo Acesso aos Dados definido como Colocação Automática na Cache são carregados para a cache.

Se o seu conjunto de dados contiver uma ou mais tabelas com o campo Acesso aos Dados definido como Colocação Automática na Cache, pode utilizar a página Dados para recarregar as tabelas no conjunto de dados. Também pode configurar um agendamento para recarregar as tabelas do seu conjunto de dados com a frequência de uma vez por hora. Consulte Agendar o Recarregamento de um Conjunto de Dados.

Dados de um Ficheiro do Excel, CSV ou TXT Quando recarregar um ficheiro do Microsoft Excel (XLSX ou XLS), o ficheiro de folha de cálculo mais recente deve conter uma folha com o mesmo nome que o ficheiro original. E a folha deve conter as mesmas colunas que estão no conjunto de dados. O recarregamento de dados falha se o ficheiro que estiver a carregar tiver em falta algumas colunas.

Ao recarregar um ficheiro CSV ou TXT, este deve conter as mesmas colunas que estão no conjunto de dados. O recarregamento irá falhar se faltarem colunas no ficheiro que carregar.

Para recarregar um conjunto de dados que utiliza um ficheiro como respetiva origem, utilize Dados.

Dados do Oracle Fusion Cloud Applications Suite

Pode recarregar dados e metadados para origens de dados do Fusion Applications Suite. Se a origem de dados do Fusion Applications Suite utilizar SQL lógico, o recarregamento de dados volta a executar a instrução de SQL do conjunto de dados.

Recarregar Dados do Editor de Livros

Quando está a editar um livro, pode recarregar dados para atualizar o livro com os dados mais atualizados.

  1. Na Página Principal, localize o livro e clique em Abrir.
  2. Clique no separador Visualizar.
  3. No painel Dados, clique com o botão direito do rato no nome da ligação ou nome do conjunto de dados e selecione Recarregar Dados.

Recarregar uma Tabela Individual num Conjunto de Dados

Utilize o editor do Conjunto de Dados para recarregar dados para uma tabela do conjunto de dados individual que utilize uma ligação. O recarregamento consulta a origem de dados da tabela e carrega os atuais dados para a cache.

Se quiser recarregar uma tabela que utilize um ficheiro como respetiva origem, consulte Recarregar Ficheiros de um Conjunto de Dados.
A opção Recarregar está disponível para qualquer tabela do conjunto de dados com o campo Acesso aos Dados definido como Colocação Automática na Cache.
Normalmente, deve recarregar todas as tabelas do conjunto de dados em simultâneo, para que os dados sejam consistentes em todas as tabelas. Mas, por vezes, faz sentido recarregar apenas uma das tabelas do conjunto de dados. Por exemplo, onde sabe que os dados foram alterados numa tabela de factos mas não em nenhuma das tabelas de dimensões.
O recarregamento não atualiza as informações de pré-visualização dos dados de Perfil da tabela. Para ver a maioria dos dados atuais na pré-visualização de dados, é necessário recriar o perfil da tabela depois de a recarregar.
  1. Na Página Principal, clique em Dados e, em seguida, clique em Dados.
  2. Clique no separador Conjuntos de Dados.
  3. Coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende recarregar, clique em Ações e, em seguida, clique em Recarregar Dados.
  4. Selecione a tabela e, em seguida, clique em Executar Agora.

Recarregar Tabelas num Conjunto de Dados

Utilize o separador Conjuntos de Dados para recarregar dados para as tabelas do conjunto de dados que utilizam ligações e têm o campo Acesso aos Dados definido como Colocação Automática na Cache. O recarregamento consulta as origens de dados das tabelas e carrega os atuais dados para a cache.

Nota:

Também pode recarregar de forma programática dados para um conjunto de dados existente baseado numa ligação com a API REST. Consulte Recarregar dados para um conjunto de dados no REST API for Oracle Analytics Cloud.

O recarregamento de dados assegura que os livros e as visualizações contêm dados atuais. Os dados mais atuais são apresentados nos livros e visualizações após o recarregamento do conjunto de dados ser concluído e ao renovar os livros.

Se quiser recarregar um conjunto de dados que contenha mais de uma tabela e utilize ficheiros como respetiva origem, ou se o conjunto de dados contiver uma combinação de tabelas criadas a partir de ligações e ficheiros, consulte Recarregar Ficheiros de um Conjunto de Dados.
A opção Recarregar Dados está disponível para qualquer conjunto de dados quando o campo Acesso aos Dados estiver definido como Colocação Automática na Cache para uma ou mais tabelas e quando a ligação da origem de dados incluir credenciais para uma ou mais tabelas.
As tabelas do conjunto de dados com o campo Acesso aos Dados definido como Interativo não são incluídas no recarregamento. Consulte Especificar se uma Tabela do Conjunto de Dados foi Colocada em Cache ou se é Interativa
O utilizador que criou ou é proprietário do conjunto de dados ou um utilizador com privilégios de Leitura/Escrita sobre o conjunto de dados e privilégios Só de Leitura sobre a ligação da origem de dados pode recarregar as tabelas do conjunto de dados.
Pode criar e utilizar agendamentos para executar o recarregamento de um conjunto de dados. Consulte Agendar o Recarregamento de um Conjunto de Dados.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados.
  2. Coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende recarregar, clique em Ações e, em seguida, clique em Recarregar Dados

    .
  3. Selecione as tabelas que pretende recarregar, em seguida, clique em Executar Agora.

Recarregar Ficheiros de um Conjunto de Dados

Recarregue dados num conjunto de dados com base num ficheiro XLSX, XLS, CSV ou TXT para se certificar de que tem o conteúdo do livro mais atual.

Antes de começar, certifique-se de que o ficheiro carregado contém as mesmas colunas que o conjunto de dados existente.

O recarregamento de ficheiros de um conjunto de dados assegura que os livros e as visualizações contêm dados atuais. Os dados mais atuais são apresentados nos livros e visualizações após o recarregamento do ficheiro ser concluído e ao renovar os livros.

Recarregar os ficheiros de um conjunto de dados a partir da Página Principal
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados.
  2. Clique no separador Conjuntos de Dados.
  3. Coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende recarregar, clique em Ações e, em seguida, clique em Recarregar Dados.
  4. Na caixa de diálogo Carregar Ficheiro, arraste e largue o ficheiro na caixa de diálogo ou clique em Selecionar Ficheiro para procurar o ficheiro.

  5. Clique em OK.
Se estiver a trabalhar no editor do conjunto de dados, pode recarregar os dados clicando com o botão direito do rato no conjunto de dados no Diagrama de Junção e, em seguida, selecionando Carregar Ficheiro.

Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados de Forma Incremental

Mantenha o seu conteúdo analítico atualizado recarregando conjuntos de dados de forma eficiente quando existirem novos dados disponíveis na base de dados de origem.

Perspetiva Geral do Carregamento de Conjuntos de Dados de Forma Incremental

Pode manter os seus livros atualizados implementando carregamentos de conjuntos de dados incrementais.

O recarregamento de dados de forma incremental renova os dados e pode minimizar o tempo de processamento.

Onde Configuro o Carregamento Incremental?

No Oracle Analytics, pode configurar o carregamento incremental para conjuntos de dados utilizando Tipo de Recarregamento da Cache nas opções de acesso aos dados.
Segue-se a descrição de GUID-8F20639A-2EB8-40DF-BE20-9B49B1CCD16C-default.png
.png

Que Tipos de Carregamento Incremental São Suportados?

No Oracle Analytics, pode:
  • Carregar novos registos e atualizações de registos existentes, conhecido como upsert, utilizando a opção Carregar Dados Novos e Atualizados.
  • Carregar apenas novos registos, conhecido como inserir, utilizando a opção Acrescentar Novos Dados aos Dados Existentes.

Se o carregamento incremental não for adequado para os seus dados, poderá optar por recarregar todos os dados selecionando a opção Substituir Dados Existentes. Por exemplo, se uma proporção significativa dos seus dados for alterada regularmente, um carregamento completo poderá ser mais eficiente.

Tipos de Base de Dados que Suportam o Carregamento Incremental para Conjuntos de Dados

  • Base de Dados Oracle
  • Aplicações Oracle
  • Oracle Autonomous Data Warehouse (ADW)
  • Oracle Autonomous Transaction Processing (ATP)
  • Oracle Cloud Infrastructure Object Storage
  • Oracle Talent Management Cloud/Oracle Talent Acquisition Cloud (Taleo)
  • DB2
  • Informix
  • MySQL
  • SQL Server
  • Sybase ASE e Sybase IQ

Trabalhar com Dados em Fusos Horários Diferentes

Se existir uma diferença horária entre as indicações de data/hora nos seus dados e o fuso horário por omissão do Oracle Analytics (Tempo Universal Coordenado ou UTC), pode especificar um desvio que tenha em conta a diferença horária para que os seus dados sejam carregados corretamente. Por exemplo, se o seu sistema de origem regista na Hora Padrão do Pacífico (PST), que está oito horas atrás do UTC, defina o tempo de desvio incremental como 8 horas. Consulte Configurar um Conjunto de Dados para Carregamento Incremental.

Configurar um Conjunto de Dados para Carregamento Incremental

Mantenha os seus conjuntos de dados atualizados configurando-os para efetuar um carregamento incremental. Por exemplo, se um sistema de origem tiver novos registos, carregue apenas os novos registos para o seu conjunto de dados para minimizar o tráfego do sistema e reduzir o tempo de processamento.

Se não especificar uma coluna de indicador de novos dados, o Oracle Analytics utiliza a indicação de data/hora de modificação do ficheiro para determinar quando estão disponíveis novos dados. Depois de concluir esta configuração, pode recarregar o conjunto de dados de forma incremental.
Antes de começar, certifique-se de que tem um conjunto de dados baseado num tipo de base de dados que suporta o carregamento incremental. Consulte Bases de Dados que Suportam o Recarregamento Incremental para Conjuntos de Dados.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados e coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende renovar.
  2. Clique em Ações Opção Ações para listar o que é possível fazer e, em seguida, clique em Abrir.
  3. No Diagrama de Junção, clique duas vezes na tabela que pretende renovar.
  4. Clique em Editar Definição.
  5. Certifique-se de que as opções de acesso aos dados são apresentadas no lado direito.
    Se as opções de acesso aos dados não forem apresentadas, coloque o cursor sobre a extremidade central à direita da janela para localizar a opção Expandir e, em seguida, clique em Expandir.
    Utilize as opções Tipo de Recarregamento da Cache no painel de acesso aos dados para configurar a renovação.
  6. Em Acesso aos Dados, selecione Colocação Automática na Cache.
  7. Em Tipo de Recarregamento da Cache, especifique o tipo de renovação incremental.
    • Selecione Carregar Dados Novos e Atualizados (também conhecido como upsert) para carregar os dados novos quando estiver disponível um novo registo ou quando um registo existente for atualizado. Por exemplo, poderá querer carregar novas transações, bem como alterações a transações existentes.
    • Selecione Acrescentar Novos Dados aos Dados Existentes (também conhecido como inserir) para carregar os dados novos quando estiver disponível um novo registo. Por exemplo, poderá querer carregar apenas novas transações.
    A opção Substituir Dados Existentes efetua um recarregamento completo dos dados.
  8. Em Coluna(s) de Chave de Utilizador, especifique as colunas de chave do utilizador que identificam registos exclusivos. Clique no campo para apresentar as colunas disponíveis e selecione uma ou mais colunas.
  9. Em Coluna(s) de Indicador de Novos Dados, especifique a coluna ou as colunas utilizadas para detetar dados novos ou atualizados. Por exemplo, poderá especificar uma coluna de ID de transação exclusiva para identificar novas transações na origem de dados.
    Se estiver a carregar dados de ficheiros no Oracle Cloud Infrastructure Object Storage, o campo Coluna de Indicador de Novos Dados não é apresentado porque o Oracle Analytics utiliza a indicação de data/hora de modificação do ficheiro.
  10. Em Tempo de Desvio Incremental, altere o valor por omissão (Nenhum) se existir uma diferença horária entre as indicações de data/hora nos seus dados e o fuso horário por omissão do Oracle Analytics (Tempo Universal Coordenado ou UTC). Por exemplo, se o seu sistema de origem regista no Fuso Horário do Pacífico (PST), que está oito horas atrás do UTC, defina o tempo de desvio incremental como 8 horas.
  11. Clique em OK.

Carregar Conjuntos de Dados de Forma Incremental

Recarregue os dados do conjunto de dados de forma incremental para manter os livros atualizados. Pode carregar os dados uma vez ou regularmente.

Antes de começar, configure o seu conjunto de dados para efetuar um carregamento incremental. Consulte Configurar um Conjunto de Dados para Carregamento Incremental.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados e coloque o cursor sobre o conjunto de dados que pretende renovar para apresentar a opção Ações Opção Ações para listar o que é possível fazer.

  2. Para carregar os dados uma vez, clique em Recarregar Dados.
    Clique em Executar Recarregamento, selecione as tabelas a recarregar e, em seguida, clique em Executar Agora.

  3. Para carregar os dados regularmente, clique em Novo Agendamento.
    Utilize a caixa de diálogo Agendar para especificar quando pretende iniciar a renovação e com que regularidade pretende renovar os dados e, em seguida, clique em OK.

Se aprofundar os detalhes ao nível da tarefa para um carregamento incremental, verá que o Modo de Renovação está definido como "Incremental".

Visualizar o Histórico de Recarregamento de um Conjunto de Dados

As informações do histórico são geradas para recarregamentos do conjunto de dados ao nível da tarefa e ao nível da tabela.

Utilize o histórico de recarregamento de um conjunto de dados para obter informações, tais como o modo de execução do recarregamento (manualmente ou por agenda), o estado da tarefa, a hora de início e de fim, e a quantidade de dados recarregados em bytes. Também pode definir o nível de detalhe das informações relativas às tabelas recarregadas da tarefa. Por exemplo, o nome de origem da tabela, o estado de recarregamento e o número de linhas.
O Oracle Analytics gera informações do histórico ao recarregar conjuntos de dados que utilizam ligações.
O Oracle Analytics não gera informações do histórico nem ficheiros de diário ao recarregar conjuntos de dados que:
  • Utilizam apenas ficheiros.
  • Utilizam uma ligação e um ficheiro. O Oracle Analytics gera informações do histórico apenas para as tabelas de um conjunto de dados que utilizam uma ligação.
  • Utilizam uma ligação do Oracle EPM Cloud ou Oracle Essbase.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados.
  2. No separador Conjuntos de Dados, coloque o cursor sobre um conjunto de dados, clique em Ações e, em seguida, clique em Inspecionar.
  3. Clique no separador Histórico para ver as tarefas de carregamento de dados que foram concluídas nesse conjunto de dados.

  4. Clique numa tarefa na lista para apresentar o separador Geral, que fornece uma perspetiva geral da tarefa.
  5. Opcional: Clique no separador Estado para apresentar as tarefas que foram executadas como parte da tarefa.

    Clique numa tarefa na lista para apresentar as informações do diário para a tarefa. Se o carregamento tiver sido incremental, verá o Modo de Renovação definido como "Incremental".

Visualizar e Descarregar Ficheiros de Diário para uma Tarefa de Recarregamento do Conjunto de Dados

Pode rever os ficheiros de diário dos recarregamentos do conjunto de dados para o ajudar a resolver problemas com o recarregamento do conjunto de dados.

Por exemplo, se ocorrer um problema com o recarregamento de dados, os diários podem ajudar a determinar se é um problema com a sua configuração, como uma senha inválida ou obsoleta, ou um problema de excesso de dados. Em casos deste tipo, os ficheiros de diário contém registos de data/hora para operações chave e informações sobre o número de registos processados. Pode rever os diários ao nível da tarefa e ao nível da tabela.
O Oracle Analytics gera ficheiros de diário ao recarregar conjuntos de dados que utilizam ligações. Os ficheiros de diário não são gerados se um conjunto de dados utilizar um ou mais ficheiros ou utilizar uma ligação do Oracle EPM Cloud ou Oracle Essbase.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Dados.
  2. No separador Conjuntos de Dados, coloque o cursor sobre um conjunto de dados, clique em Ações e, em seguida, clique em Inspecionar.
  3. Clique no separador Histórico e, em seguida, clique na tarefa que pretende ver.

  4. No separador Geral, clique em Menu de detalhes da tarefa Reticências no canto superior direito e selecione Visualizar Diário para visualizar o diário ou selecione Descarregar Diários para gravar os diários numa área de ficheiros local.
  5. Se a tarefa tiver recarregado mais de uma tabela e pretender visualizar as informações do diário para uma tabela específica, clique em Estado, clique no nome da tarefa de recarregamento da tabela, clique em Menu de Tarefas Reticências no canto superior direito e, em seguida, clique em Visualizar Diário.