Aplicar um Modelo de Análise de Semelhança aos Seus Dados

Utilize um fluxo de dados para aplicar um modelo de incorporação de vetor a um conjunto de dados para executar uma análise de semelhança, que identifica registos semelhantes a um determinado registo.

Antes de começar, certifique-se de que tem os pré-requisitos para executar este tipo de análise. Consulte Pré-Requisitos para Executar a Análise de Semelhança no Oracle Analytics.
  1. Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Fluxo de Dados.
  2. Em Acrescentar Dados, selecione o conjunto de dados que contém os dados que pretende analisar e, em seguida, clique em Acrescentar.
    O seu conjunto de dados deve ser baseado no Oracle Database ou no Oracle Autonomous Data Warehouse.
  3. Na lista de colunas do lado direito, selecione as colunas que pretende analisar. Deve incluir uma coluna com uma ID exclusiva.

  4. Clique em Acrescentar um passo junto ao seu passo de dados e, em seguida, clique em Análise de Semelhança.

  5. Selecione um modelo a utilizar e, em seguida, clique em OK.

  6. Expanda a secção Saídas de Dados e selecione Profile_expression.
    Isto acrescenta uma coluna de saída de dados concatenada de todos os dados selecionados.
  7. Expanda a secção Parâmetros.

  8. Configure os parâmetros:
    • Origem - Clique em Selecionar um valor e, em seguida, selecione a coluna de dados e o valor para identificar de forma exclusiva o registo que pretende comparar com outros no conjunto de dados. Por exemplo, poderá especificar ID e selecionar um paciente com a ID "100002".
    • Superior (mais próximo) ou Inferior (mais afastado) - Selecione "Superior" para encontrar os registos mais semelhantes ou "Inferior" para encontrar os registos menos semelhantes.
    • Número de Resultados - Especifique o número de registos correspondentes a devolver. Por exemplo, selecione "100" para encontrar os 100 principais registos correspondentes mais próximos do registo alvo.
    • (Opcional) Coluna de Referência 1, 2 e 3 - Especifique uma coluna ou uma combinação de colunas que identifiquem de modo exclusivo os registos com os quais está a comparar o valor de Origem. Por exemplo, para pacientes, poderá selecionar "ID", "Idade" e "Medicação". Não precisa de efetuar uma seleção nas colunas de referência.
    • Incluir Colunas de Referência para Criação de Perfis - Escolha Não para excluir da criação de perfis as colunas de referência especificadas em Coluna de Referência 1, 2 e 3 ou Sim para as incluir na criação de perfis.
  9. Clique em + junto ao nó Análise de Semelhança no diagrama, em seguida, clique em Acrescentar passo e selecione Gravar Dados.
  10. Configure o passo Gravar Dados:

    • Conjunto de Dados - Altere o valor por omissão para um nome mais significativo. Por exemplo, "Análise de Semelhança - 10 Principais".
    • Tabela - Não altere o valor por omissão. O Oracle Analytics cria um novo valor quando o fluxo de dados é executado com base no nome do Conjunto de Dados especificado.
    • (Opcional) Agregação por Omissão - Altere a agregação por omissão. Por exemplo, poderá alterá-la para Média.
  11. Clique em Gravar Modelo e especifique o nome do modelo de previsão gerado.
  12. Clique em Gravar e especifique um nome para o fluxo de dados.
  13. Clique em Executar para analisar os dados e gerar um modelo de previsão.
Pode localizar o conjunto de dados que o Oracle Analytics gera no separador Conjunto de Dados na página Dados. Consulte Interpretar Resultados de um Modelo de Análise de Semelhança.