Utilize um fluxo de dados para aplicar um modelo de incorporação de vetor a um conjunto de dados para executar uma análise de semelhança, que identifica registos semelhantes a um determinado registo.
- Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Fluxo de Dados.
- Em Acrescentar Dados, selecione o conjunto de dados que contém os dados que pretende analisar e, em seguida, clique em Acrescentar.
O seu conjunto de dados deve ser baseado no Oracle Database ou no Oracle Autonomous Data Warehouse.
- Na lista de colunas do lado direito, selecione as colunas que pretende analisar. Deve incluir uma coluna com uma ID exclusiva.
- Clique em Acrescentar um passo junto ao seu passo de dados e, em seguida, clique em Análise de Semelhança.
- Selecione um modelo a utilizar e, em seguida, clique em OK.
- Expanda a secção Saídas de Dados e selecione Profile_expression.
Isto acrescenta uma coluna de saída de dados concatenada de todos os dados selecionados.
- Expanda a secção Parâmetros.
- Configure os parâmetros:
- Origem - Clique em Selecionar um valor e, em seguida, selecione a coluna de dados e o valor para identificar de forma exclusiva o registo que pretende comparar com outros no conjunto de dados. Por exemplo, poderá especificar ID e selecionar um paciente com a ID "100002".
- Superior (mais próximo) ou Inferior (mais afastado) - Selecione "Superior" para encontrar os registos mais semelhantes ou "Inferior" para encontrar os registos menos semelhantes.
- Número de Resultados - Especifique o número de registos correspondentes a devolver. Por exemplo, selecione "100" para encontrar os 100 principais registos correspondentes mais próximos do registo alvo.
- (Opcional) Coluna de Referência 1, 2 e 3 - Especifique uma coluna ou uma combinação de colunas que identifiquem de modo exclusivo os registos com os quais está a comparar o valor de Origem. Por exemplo, para pacientes, poderá selecionar "ID", "Idade" e "Medicação". Não precisa de efetuar uma seleção nas colunas de referência.
- Incluir Colunas de Referência para Criação de Perfis - Escolha Não para excluir da criação de perfis as colunas de referência especificadas em Coluna de Referência 1, 2 e 3 ou Sim para as incluir na criação de perfis.
- Clique em + junto ao nó Análise de Semelhança no diagrama, em seguida, clique em Acrescentar passo e selecione Gravar Dados.
- Configure o passo Gravar Dados:
- Conjunto de Dados - Altere o valor por omissão para um nome mais significativo. Por exemplo, "Análise de Semelhança - 10 Principais".
- Tabela - Não altere o valor por omissão. O Oracle Analytics cria um novo valor quando o fluxo de dados é executado com base no nome do Conjunto de Dados especificado.
- (Opcional) Agregação por Omissão - Altere a agregação por omissão. Por exemplo, poderá alterá-la para Média.
- Clique em Gravar Modelo e especifique o nome do modelo de previsão gerado.
- Clique em Gravar e especifique um nome para o fluxo de dados.
- Clique em Executar para analisar os dados e gerar um modelo de previsão.