Integrar o Oracle Analytics com o OCI Data Science

Integre o Oracle Analytics com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Data Science para utilizar a aprendizagem automática e a inteligência artificial sem necessitar de conhecimentos especializados de cientista de dados. Por exemplo, com dados de saúde, poderá utilizar um modelo de previsão para identificar fatores de risco e prever o risco de readmissão dos pacientes após a alta.

Pré-Requisitos para Integrar Modelos do OCI Data Science com o Oracle Analytics

Necessita destes pré-requisitos para integrar o OCI Data Science com o Oracle Analytics.

  • Crie uma ligação entre a sua instância do Oracle Analytics e o seu serviço do OCI - Consulte Criar uma Ligação à Sua Tenancy do OCI.
  • No OCI, grave os modelos de aprendizagem automática no Catálogo de Modelos do OCI Data Science. Estes modelos devem ser criados e gravados utilizando o Oracle Accelerated Data Science Software Development Kit 2.6.1 ou superior para serem compatíveis com o Oracle Analytics.

Políticas Obrigatórias para Integrar o OCI Data Science com o Oracle Analytics

Para integrar o Oracle Analytics com o OCI Data Science, certifique-se de que dispõe das políticas de segurança obrigatórias.

O utilizador do OCI que especificar na ligação entre o Oracle Analytics Cloud e a sua tenancy do OCI deve ter permissões de leitura, escrita e apagamento no compartimento que contém os recursos do OCI que pretende utilizar. Certifique-se de que o utilizador do OCI pertence a um grupo de utilizadores com as seguintes políticas de segurança mínimas do OCI. Quando estabelece ligação a uma tenancy do OCI a partir do Oracle Analytics, pode utilizar uma chave da API ou um recurso principal do OCI.

Nota: Para o recurso principal, para incluir todas as instâncias do Analytics num compartimento, especifique {request.principal.type='analyticsinstance', request.principal.compartment.id='<compartmentA_ocid>'} em vez de {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}.

Tabela 32-3 Políticas de segurança obrigatórias para a integração do OCI Data Science

Políticas de Chave da API Políticas de Recurso Principal
Allow group <group_name> to read data-science-projects in compartment <compartment_name> Allow any-user to read data-science-projects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to read data-science-models in compartment <compartment_name> Allow any-user to read data-science-models in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to manage data-science-jobs in compartment <compartment_name> Allow any-user to manage data-science-jobs in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to inspect instance-family in compartment <compartment_name> Allow any-user to inspect instance-family in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to manage data-science-job-runs in compartment <compartment_name> Allow any-user to manage data-science-job-runs in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to inspect virtual-network-family in compartment <compartment_name> Allow any-user to inspect virtual-network-family in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow service datascience to use virtual-network-family in compartment <compartment_name> Allow service datascience to use virtual-network-family in compartment <compartment_name>
Allow group <group_name> to manage log-groups in compartment <compartment_name> Allow any-user to manage log-groups in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to read buckets in compartment <compartment_name> Allow any-user to read buckets in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to manage objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<staging_bucket_name>' Allow any-user to manage objects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>', target.bucket.name='<staging_bucket_name>'}
Allow group <group_name> to read objectstorage-namespaces in compartment <compartment_name> Allow any-user to read objectstorage-namespaces in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}

Tabela 32-4 OCI Data Science - Políticas de Grupo Dinâmico

Política Descrição
Allow dynamic-group <dynamic_group> to read data-science-models in compartment <compartment_name> Fornece acesso ao modelo do Data Science para a execução da tarefa do Data Science.
Allow dynamic-group <dynamic_group> to manage objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<staging_bucket_name>' Fornece acesso ao Armazenamento de Objetos para a execução da tarefa do Data Science.
Allow dynamic-group <dynamic_group> to use log-content in compartment <compartment_name> Fornece acesso ao Diário para a execução da tarefa do Data Science.

Nota: Quando especifica <dynamic_group>, utilize uma regra correspondente com este formato:

all { resource.type='datasciencejobrun', resource.compartment.id='<compartment_id>' }

Em que <compartment_id> é o OCID do compartimento que contém os modelos do Data Science.

Disponibilizar um Modelo do OCI Data Science no Oracle Analytics

Antes de utilizar os modelos do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Data Science para analisar dados, registe-os no Oracle Analytics.

Registe Modelos do OCI Data Science no Oracle Analytics para integrar a aprendizagem automática (ML) nas suas aplicações sem necessitar de conhecimentos especializados de ML.
Antes de começar, crie uma ligação entre a sua instância do Oracle Analytics e o seu serviço do OCI. Consulte Criar uma Ligação à Sua Tenancy do OCI.
Além disso, certifique-se de que entra em sessão no Oracle Analytics como um utilizador com o perfil de grupo Administrador de Serviços do BI ou Autor de Conteúdo do DV.
  1. Na Página Principal, clique no Menu da Página, depois em Registar Modelo/Função e, em seguida, em Modelos de Aprendizagem Automática.
    Esta opção está disponível para os utilizadores com o perfil de grupo Administrador de Serviços do BI ou Autor de Conteúdo do DV.
  2. Na caixa de diálogo Registar um Modelo de ML, selecione a ligação à sua tenancy do OCI.
  3. Na página Selecionar um Projeto, clique em Selecionar.
  4. Em Compartimento de Pesquisa, navegue para o seu modelo armazenado e, em seguida, clique no nome do modelo.
    Quando selecionar um modelo, pode rever os detalhes no painel do lado direito, por exemplo, nome, descrição, algoritmo e colunas de entrada e saída de dados.

  5. Clique em Seguinte para apresentar a caixa de diálogo Introduzir Parâmetros de Recursos e configure o modelo:
    • Compartimento do Bucket de Transferência - Nome do compartimento do bucket de transferência. Clique em Selecionar para navegar para e selecionar o compartimento do bucket de transferência.

      Bucket de Transferência - O nome do bucket de transferência é obrigatório para a transferência de dados.

      Forma de Computação - A forma de computação é a configuração da máquina virtual, que é obrigatória para a criação de tarefas do Data Science.

      OCPUs - Obrigatório apenas se a forma de computação for uma forma Flexível.

      Memória (GB) - Obrigatório apenas se a forma de computação for uma forma Flexível.

      Armazenamento (GB) - Tamanho de armazenamento em blocos obrigatório para a tarefa do Data Science.

      Utilizar funcionamento em rede por omissão - Opção para configurar a configuração da rede. Se não tiver a certeza se deve utilizar o funcionamento em rede por omissão, pergunte ao seu administrador do Oracle Analytics.

      • Selecione esta opção para utilizar o funcionamento em rede por omissão, que fornece a saída por omissão para a Internet pública. Com uma opção de rede por omissão, pode ignorar a criação de uma rede e a configuração de sub-redes e gateways. Se utilizar a configuração da rede por omissão, não poderá aceder ou modificar a rede por omissão fornecida para outros fins.
      • Anule a seleção desta opção para configurar sub-redes e gateways de Tradução de Endereços de Rede (NAT). Para o acesso de saída para a Internet pública, o OCI recomenda uma sub-rede privada com uma rota para um Gateway de NAT. Um gateway de NAT permite que as instâncias numa sub-rede privada acedam à Internet. A Virtual Cloud Network (VCN) que é criada neste passo cria uma sub-rede privada com acesso de saída para a Internet através do Gateway de NAT da VCN.

      Compartimento da VCN - Nome do compartimento que contém a VCN que pretende utilizar. Obrigatório apenas quando Utilizar funcionamento em rede por omissão não está selecionado.

      VCN - O nome de uma VCN existente. Obrigatório apenas quando Utilizar funcionamento em rede por omissão não está selecionado.

      Compartimento de Sub-Rede - Nome do compartimento que contém a sub-rede que pretende utilizar. Obrigatório apenas quando Utilizar funcionamento em rede por omissão não está selecionado.

      Sub-Rede - Nome de uma sub-rede existente. Obrigatório apenas quando Utilizar funcionamento em rede por omissão não está selecionado.

      Ativar Registo no Diário - Opção para ativar o registo no diário no OCI Data Science.

      Compartimento do Grupo de Diários - Nome do compartimento que contém o grupo de diários no qual são armazenados os diários do Data Science. Obrigatório apenas quando o registo no diário está ativado.

      Grupo de Diários - Nome de um grupo de diários existente no qual são armazenados os diários. Obrigatório apenas quando o registo no diário está ativado.

  6. Clique em Registar.
  7. Opcional: Para confirmar que o modelo foi registado com êxito, a partir da Página Principal, clique em Navegador, clique em Modelos e, em seguida, clique em Aprendizagem Automática para apresentar os modelos registados e confirmar que o modelo foi registado com êxito. Clique em Inspecionar para verificar se configurou o modelo corretamente.