Selecionar a Melhor Opção para Renderizar Dashboards

Como administrador ou autor no Oracle Analytics Cloud, pode selecionar a melhor opção para renderizar conteúdo nos dashboards para os seus utilizadores. Este tópico descreve como o conteúdo do dashboard é renderizado e as vantagens de cada opção.

Considere um exemplo de um dashboard com vários separadores, em que cada separador inclui várias visualizações. A construção do dashboard inclui os seguintes elementos:
  • Estrutura do dashboard (disposição) incluindo a organização dos separadores, a disposição das visualizações em cada separador, os prompts e os filtros.
  • Informações relacionadas com cada visualização, incluindo as áreas de atividade, as colunas nas áreas de atividade e o tipo de visualização (como diagrama ou tabela).

Quando um utilizador abre um dashboard, o sistema começa a carregar a construção do dashboard, determina onde colocar os separadores e as visualizações e executa as consultas para cada visualização como parte da renderização do dashboard. Pode decidir se os utilizadores devem aguardar que os metadados do dashboard sejam completamente carregados antes de qualquer conteúdo do dashboard ser renderizado.

De um modo geral, o carregamento dos metadados é rápido. Para dashboards com muitos objetos incorporados (incluindo condições, prompts do dashboard e visualizações), o carregamento pode demorar algum tempo e pode ser sensível a aspetos do design da aplicação, como a disponibilidade e a latência da origem de dados. Como resultado, o utilizador pode ficar a aguardar que o dashboard seja renderizado sem qualquer feedback, podendo parecer que o dashboard ainda está a ser carregado ou que o browser está suspenso.

Os administradores controlam o modo como os dashboards são renderizados utilizando a propriedade ao nível do sistema chamada Ativar a Renderização Imediata do Dashboard:
  • Ativado – Especifica que o conteúdo do dashboard deve ser renderizado de imediato, mesmo que algum conteúdo esteja indisponível.
  • Desativado (valor por omissão) – Especifica que se deve aguardar que todo o conteúdo do dashboard seja carregado antes da renderização (o comportamento em releases anteriores do Oracle Analytics Cloud).

Segue-se a descrição de GUID-3235D505-1714-4647-9738-7323E27B7915-default.jpg
.jpg

Para obter mais informações, consulte Opções de Desempenho e Compatibilidade.

Os autores podem controlar o modo como os dashboards são renderizados individualmente ao nível do dashboard utilizando as opções da caixa de diálogo Propriedades do Dashboard:
  • Renderizar Conteúdo quando estiver Disponível (valor por omissão) - Especifica que o conteúdo do dashboard deve ser apresentado de imediato, mesmo que algum conteúdo esteja indisponível.
  • Aguardar Todo o Conteúdo - Especifica que se deve aguardar que todo o conteúdo do dashboard seja carregado antes de o apresentar. Este também é o caso para as releases anteriores do Oracle Analytics Cloud.

Segue-se a descrição de GUID-B7256DFF-07EC-4C8B-9F9C-5B07417C0B2C-default.jpg
.jpg

Quando especifica a apresentação imediata do conteúdo do dashboard, as visualizações começam a ser renderizadas e os dados são carregados quando os respetivos elementos do dashboard são concluídos, conforme mostrado abaixo:

Segue-se a descrição de GUID-46F453BE-7BEC-461D-812B-6F37A5B46B57-default.jpg
.jpg