Melhorar o Tempo de Apresentação das Páginas do Dashboard com Prompts

Pode melhorar o tempo que demora a apresentar as páginas do dashboard especificando valores de prompt antes de os utilizadores abrirem os dashboards.

Sem utilizar prompts primeiro, o conteúdo do dashboard é executado com os valores por omissão, que podem ser ou não os dados em que os seus utilizadores estão interessados. Além disso, os utilizadores têm de esperar até que todo o conteúdo seja executado e o dashboard seja completamente renderizado ou poderão ter de cancelar cada objeto individualmente.

Para poupar tempo e reduzir o carregamento da consulta na base de dados e no Oracle Analytics Cloud, pode recolher os valores dos prompts antes de o conteúdo das análises ser apresentado nas páginas do dashboard. Esta confirmação decorrente da apresentação inicial do conteúdo melhora o tempo de espera para apresentação da página com seleções de prompt por omissão. O conteúdo das análises só é apresentado na página depois de o utilizador dar resposta aos prompts. Os outros objetos (como, por exemplo, prompts do dashboard, texto, etc.) são apresentados.

Por exemplo, pode solicitar que sejam indicadas as regiões a incluir antes de apresentar a análise Receitas da Marca na página do dashboard Desempenho de Vendas.

Quando solicita valores aos utilizadores antes da apresentação de análises, acontece o seguinte:

  • É apresentada uma mensagem na parte superior da página, indicando que a página não está totalmente carregada. A mensagem também indica ao utilizador para selecionar valores de prompt e clicar em Continuar. Clicar em Continuar apresenta o conteúdo na página com base nos valores de prompt especificados pelo utilizador. Se o utilizador não especificar valores de prompt, a análise é apresentada com valores de prompt por omissão.

  • A página apresenta informações estáticas sobre os objetos que ainda não foram apresentados. As informações incluem o nome do objeto, um ícone que representa a visualização do objeto, o nome da visualização e a descrição do objeto (se disponível).

  • No menu Opções da Página (apresentado a partir de Opções da Página na barra de ferramentas da página do Dashboard), todas as opções estão desativadas à exceção de Editar Dashboard.

  • O botão Aplicar nos prompts do dashboard não é apresentado. Em vez disso, são aplicados automaticamente valores de prompt quando o utilizador clica em Continuar.

Os prompts são uma propriedade ao nível da página, pelo que é necessário ativá-los para cada página do dashboard para a qual pretende utilizar Solicitar antes de Abrir. Isto permite-lhe definir prompts para alguns dashboards e não para outros, o que pode ser uma experiência adequada, dependendo de quem está a utilizar o dashboard e do volume de dados com que os relatórios estão a ser executados.

  1. Abra o dashboard para edição.
  2. Clique em Ferramentas e clique em Propriedades do Dashboard.
  3. Localize a página na área Páginas do Dashboard e clique em Solicitar antes de Abrir.
  4. Clique em OK.
  5. Clique em Gravar.

    Após a primeira execução do dashboard, o botão Continuar deixa de ser apresentado. Também pode especificar a seleção de novos valores de prompts sem executar automaticamente o dashboard com cada seleção.

  6. Clique em Ferramentas e clique em Propriedades do Dashboard.
  7. Para Prompts - Botões Aplicar, selecione Utilizar definições da página ou Mostrar Todos os Botões Aplicar.
  8. Clique em OK.
  9. Clique em Editar para abrir a caixa de diálogo Editar Definições da Página.
  10. Para Botões dos Prompts, selecione Mostrar botão Aplicar.
  11. Clique em OK. O dashboard obtém automaticamente as novas definições do prompt.
  12. Clique em Gravar.

Segue-se a descrição de GUID-F15A7A85-8ABC-4B21-87E7-3565AE323340-default.png
.png

Segue-se a descrição de GUID-C6E268F1-8916-4DE5-BFD9-DA33EED97D34-default.png
.png

Definir Solicitar antes de Abrir para uma página do dashboard é a melhor abordagem para simplificar a sua experiência ao reduzir os passos desnecessários e para otimizar o desempenho do sistema. Também elimina as execuções de relatórios não produtivas. Como um único relatório pode ter mais de uma consulta, as vantagens para o sistema podem ser significativas.

Para mais informações sobre a criação de prompts, consulte Criar Prompts.