Criar Prompts

Pode criar prompts para permitir que a análise apresente os dados relacionados.

Tópicos:

Criar Prompts de Colunas

Um prompt permite filtrar os dados apresentados. Um prompt de coluna permite aos utilizadores visualizarem um dashboard para selecionarem um valor para uma coluna que afeta a forma como veem o dashboard.

Utilize o seguinte procedimento para criar:

  • Um prompt da coluna nomeada aplicável a um ou mais dashboards.
  • Um prompt da coluna inline incorporado numa análise. Por exemplo, pode acrescentar um prompt à análise Receitas da Marca para que a análise possa ser analisada para marcas específicas. Acrescente diretamente o prompt a uma coluna na análise (um prompt inline).
  1. Abra a análise para edição.
  2. No painel Definição do separador Prompts, clique em Novo para ter acesso à lista de seleção do tipo do prompt. Selecione Prompt da Coluna e selecione a coluna adequada.
  3. Clique em Etiqueta Customizada e introduza uma legenda para o prompt do filtro da coluna. A legenda é apresentada como a etiqueta de campo do prompt.

    Por exemplo, "Selecione uma moeda".

  4. No campo Descrição, introduza uma breve descrição para o prompt.

    Esta descrição torna-se o texto da nota informativa apresentado quando o utilizador coloca o apontador do rato sobre o prompt no dashboard ou na análise.

  5. Na lista Operador, selecione o operador a utilizar, como, por exemplo, "é maior que". Se quiser que o utilizador selecione o operador no runtime, selecione o operador * Solicitar ao Utilizador.

    Se está a criar um prompt que inclui um grupo na lista de seleção de valores do prompt, tem de definir o Operador como é igual a/está em ou é diferente de/não está em. Consulte Acerca dos Grupos e Itens Calculados.

  6. No campo Entrada de Dados do Utilizador, selecione como pretende que a interface de prompt peça a entrada de dados ao utilizador. Por exemplo, solicitar ao utilizador que selecione apenas um valor de prompt através de um botão de rádio.
  7. Dependendo do tipo de entrada de dados do utilizador especificado, introduza os valores adequados no campo Entrada de Dados do Utilizador.

    Por exemplo, clique em Valores Personalizados para indicar que os utilizadores podem selecionar numa lista de valores de prompt criados por si, em vez de selecionarem os valores fornecidos pela coluna.

  8. Na secção Opções, selecione as opções de prompt para especificar a apresentação da lista de valores e a interação do utilizador com o prompt. As opções de prompt criam consoante o tipo de entrada de dados do utilizador e os tipos de valores da lista selecionados.
  9. No campo Seleção por omissão, selecione o valor do prompt ou os valores apresentados inicialmente aos utilizadores.

    Se selecionar um tipo por omissão, será apresentado um campo em que pode selecionar valores específicos ou especificar como pretende que os valores por omissão sejam determinados. Por exemplo, se selecionar Resultados de SQL, tem de fornecer uma instrução de SQL para gerar a lista de valores.

  10. Clique em OK.
  11. Clique em Gravar Prompt no editor ou grave a análise.
  12. Utilize os botões de seta no painel Definição para reordenar o prompt selecionado. Reordenar os prompts controla a ordem pela qual as opções são apresentadas aos utilizadores em runtime.
  13. Selecione o tipo de disposição para a página de prompts clicando em Nova Linha ou Nova Coluna no painel Definição.

    Uma disposição baseada na linha poupa espaço pois organiza os prompts na horizontal. Uma disposição baseada na coluna alinha os prompts em colunas organizadas. Clique nas caixas na coluna Nova Coluna ou Nova Linha na tabela Definição correspondentes a onde pretende acrescentar uma coluna ou linha nova à página de prompts.

  14. Pré-visualize o prompt com os dados de exemplo na secção Apresentar ou clique em Pré-visualizar (se estiver disponível) na barra de ferramentas do painel Definição para visualizar o prompt com os valores do prompt reais.

Criar Prompts das Variáveis

Um prompt da variável permite ao utilizador selecionar um valor especificado no prompt da variável para ser apresentado no dashboard.

Um prompt da variável não depende de uma coluna, mas pode ainda assim utilizá-la. Pode utilizar prompts de variáveis para que o utilizador consiga especificar dados existentes para a execução de projeções de vendas.

Por exemplo, pode criar um prompt da variável chamado Projeções de Vendas e especificar os valores do prompt da variável como 10, 20 e 30 por cento. Em seguida, crie uma análise que contenha as colunas Região e Dólares. Na fórmula da coluna Dólares, selecione o operador de multiplicação e insira a variável Projeção de Vendas. Quando os utilizadores executam esta análise, podem selecionar uma percentagem para recalcular a coluna Dólares.

  1. Abra a análise para edição.
  2. Apresente o separador Prompts.
  3. No painel Definição do separador Prompts, clique em Novo e depois em Prompt da Variável para apresentar a caixa de diálogo Novo Prompt.
  4. No campo Prompt de, selecione o tipo de variável que está a criar e, em seguida, introduza o nome da variável.

    Este nome de variável é o nome que acrescenta à análise ou ao dashboard no qual quer apresentar o valor do prompt da variável especificado pelo utilizador. Atualmente, só pode criar variáveis de apresentação.

  5. No campo Prompt, introduza uma legenda para o prompt do filtro da variável. A legenda é apresentada como prompt de campo do prompt.
  6. No campo Descrição, introduza uma breve descrição para o prompt. Esta descrição é apresentada como texto da nota informativa apresentada quando o utilizador coloca o apontador do rato sobre o prompt no dashboard ou na análise.
  7. No campo Entrada de Dados do Utilizador, selecione como pretende que a interface de prompt peça a entrada de dados ao utilizador. Por exemplo, solicitar ao utilizador que selecione apenas um valor de prompt através de um botão de rádio.
  8. Se selecionou o tipo de entrada de dados do utilizador Lista de Escolhas, Caixas de seleção, Botões de rádio e Caixa de lista, tem de especificar também a lista de valores do prompt.
  9. Na secção Opções, selecione as opções do prompt. As opções de prompt variam consoante o tipo de entrada de dados do utilizador selecionado.

    As opções de prompt permitem especificar ainda como pretende que o utilizar interaja com o prompt. Por exemplo, se a entrada de dados do utilizador é obrigatória.

  10. No campo Seleção por omissão, selecione o valor do prompt ou os valores apresentados inicialmente aos utilizadores. Se selecionar um valor específico, o campo Valor Por Omissão é apresentado para que possa introduzir um valor.
  11. Clique em OK para apresentar o prompt no painel Definição.
  12. Grave as alterações.

Substituir um Passo de Seleção por um Prompt

Pode substituir um passo de seleção por um prompt do dashboard ou um prompt inline.

Por exemplo, pode especificar que o passo de seleção Products.Brand seja substituído por um prompt de coluna ao especificar os membros BizTech e FunPod.

  1. Abra a análise para edição.
  2. No separador Resultados, selecione as colunas para a análise e, em seguida, navegue para o painel Passos de Seleção ao selecionar Mostrar/Ocultar Secção Passos de Seleção.
  3. Especifique os passos da seleção para a análise.
  4. Determine qual o passo de seleção a substituir por um prompt da coluna e clique em Editar.
  5. Na caixa de diálogo, clique em Substituir por prompt, se estiver disponível para esse tipo de passo.
  6. Clique em OK e grave a análise.

Criar Prompts de Moeda

Um prompt da moeda permite aos utilizadores alterar o tipo de moeda apresentado no dashboard ou na análise.

Utilize este procedimento para criar um prompt da moeda que possa aplicar a um ou mais dashboards, ou para criar um prompt da moeda que esteja incorporado numa análise.

  1. Abra a análise para edição.
  2. Apresente o separador Prompts.
  3. No painel Definição, clique no botão Novo e selecione Prompt da Moeda.
  4. No campo Etiqueta, introduza uma legenda.
  5. No campo Descrição, introduza uma breve descrição. Esta descrição é apresentada como texto da nota informativa apresentada quando o utilizador coloca o apontador do rato sobre o prompt no dashboard ou na análise.
  6. Clique em OK.
  7. Grave o prompt.
    • Se estiver a criar um prompt do dashboard, clique no botão Gravar no editor do prompt, especifique a pasta na qual pretende gravar o prompt e atribua um nome descritivo ao mesmo. Os prompts do dashboard gravados em pastas pessoais só estão disponíveis para o próprio utilizador. Os prompts do dashboard gravados em pastas partilhadas estão disponíveis para outros utilizadores com permissão para aceder ao objeto.
    • Se estiver a criar um prompt inline, grave a análise.
  8. Utilize os botões de seta no painel Definição para reordenar o prompt selecionado. A reordenação dos prompts controla a ordem pela qual as opções são apresentadas aos utilizadores em runtime; por isso, certifique-se de que a ordem é lógica, em particular, se estiver a criar prompts com restrições.
  9. Se pretender acrescentar uma linha ou coluna nova à página de prompts, clique no botão Nova Linha ou no botão Nova Coluna na barra de ferramentas. Na tabela Definição, clique na caixa de seleção correspondente ao prompt que pretende apresentar numa linha ou coluna novas.
  10. Para pré-visualizar a apresentação do prompt no dashboard, utilize o painel Apresentar para pré-visualizar o prompt com dados da amostra ou clique no botão Pré-Visualizar na barra de ferramentas para visualizar o prompt com valores de prompt reais.