É importante compreender as diferenças entre os filtros e os passos de seleção nos livros para poder aplicá-los eficazmente.
Objetivo e Aplicação
Os filtros atuam em colunas individuais para reduzir ou focar os dados numa ou mais visualizações. Os filtros podem ser aplicados a qualquer visualização que utilize dados do mesmo conjunto de dados ou da mesma área de atividade que o filtro, incluindo conjuntos de dados com junção. Para obter mais informações, consulte Acerca dos Filtros.
Os passos de seleção atuam em hierarquias e não filtram realmente os dados nas visualizações. Em vez disso, especificam que níveis ou membros da hierarquia são apresentados em quaisquer visualizações que utilizem a mesma hierarquia em que o passo de seleção se baseia. Os passos de seleção não têm nenhum efeito nas visualizações que não utilizam a mesma hierarquia.
Impacto na Agregação
Os filtros são aplicados aos dados antes da agregação e, por isso, afetam os valores de agregação nas visualizações. Os passos de seleção são aplicados após a agregação e, por isso, não têm impacto nos valores de agregação.
Por exemplo, suponha que tem uma visualização de tabela denominada Revenue in 2010 que utiliza colunas de atributos e medidas para mostrar as receitas por trimestre para o ano 2010, incluindo o total geral para todo o ano.
.png
Se acrescentar um filtro de tela à barra de filtros do livro para excluir o primeiro trimestre de 2010, a linha do primeiro trimestre desaparece da tabela e o total geral do ano inteiro é alterado para refletir o valor de filtro excluído.
.png
Agora, suponha que a sua visualização de tabela utiliza uma hierarquia de tempo para mostrar os mesmos dados, agora denominada Revenue in 2010 (Time Hierarchy).
.png
Se acrescentar um passo de seleção na barra de filtros para retirar o primeiro trimestre de 2010, a linha do primeiro trimestre desaparece da tabela, mas o total das receitas do ano inteiro não é alterado. Isto deve-se ao facto de esse passo de seleção ser aplicado depois de a consulta para as receitas de 2010 ter sido agregada, pelo que só está a retirar o membro 2010 Q1 da visualização.
.png
Ordem de Operação na Barra de Filtros
Na barra de filtros, a ordem pela qual os filtros do livro ou da tela são apresentados é irrelevante. No entanto, a ordem pela qual os passos de seleção são apresentados é fundamental, pois determina a ordem pela qual são aplicados.
Por exemplo, suponha que tem uma visualização de tabela denominada Revenue in 2010 que utiliza uma hierarquia de tempo para mostrar as receitas por trimestre para o ano 2010, incluindo as receitas totais para o ano. Suponha que o primeiro passo de seleção na barra de filtros começa com o ano 2010 e, em seguida, retira o primeiro trimestre, 2010 Q1, de modo que apenas são apresentados os montantes de receitas para o próprio ano e os três trimestres restantes.
.png
Se acrescentar outro passo de seleção separado na barra de filtros que acrescenta novamente o primeiro trimestre, 2010 Q1, a visualização apresenta todos os quatro trimestres do ano 2010, como esperado.
.png
Se trocar a ordem destes dois passos de seleção na barra de filtros, a visualização não apresenta quaisquer dados. Isto acontece porque, agora, o passo de seleção que acrescenta o membro 2010 Q1 é aplicado primeiro, pelo que a visualização começa apenas com 2010 Q1. O segundo passo de seleção para manter 2010 e retirar 2010 Q1 não funciona porque não é possível manter o membro 2010 se, para começar, este não estiver na seleção.
.png
É importante certificar-se de que os passos de seleção aparecem numa ordem lógica para que, quando forem aplicados, a visualização apresente os dados esperados.