Acerca dos Passos de Seleção nos Livros

No Oracle Analytics, pode utilizar passos de seleção para especificar que níveis ou membros de uma hierarquia pretende apresentar nas visualizações de tabela ou de tabela dinâmica que utilizam essa hierarquia.

Os passos de seleção são semelhantes aos filtros, mas em vez de filtrar para selecionar valores de uma coluna, permitem-lhe selecionar os membros de uma hierarquia para participar na consulta. Pode escolher que níveis ou membros da hierarquia pretende manter, acrescentar ou retirar na sua seleção. Pode acrescentar os passos de seleção que forem necessários a todos os âmbitos de filtro, sendo os passos aplicados numa ordem específica.

Para obter informações sobre que propriedades de filtro pode configurar para os passos de seleção, consulte Propriedades de Filtros e Propriedades da Barra de Filtros.

Hierarquias

O Oracle Analytics suporta a utilização de passos de seleção para hierarquias baseadas em níveis e hierarquias pai-filho, incluindo as que têm estruturas de níveis ignorados ou desalinhadas.

Hierarquias baseadas em níveis (hierarquias de estrutura) - Nestas hierarquias, os membros do mesmo tipo ocorrem apenas num único nível, enquanto os membros nas hierarquias pai-filho têm todos o mesmo tipo. Nas hierarquias baseadas em níveis, os níveis são agregados a partir de um nível inferior até um nível superior, por exemplo, os meses podem ser agregados até um ano. Estas agregações ocorrem em elementos da hierarquia e abrangem relações de negócio naturais.

Hierarquias pai-filho (hierarquias de valores) - Nestas hierarquias, as relações de negócio ocorrem entre diferentes membros do mesmo tipo de mundo real, como a relação chefia-colaborador numa árvore de hierarquia organizacional. As hierarquias pai-filho não têm níveis explicitamente nomeados. Não existe um limite para o número de níveis implícitos numa hierarquia pai-filho.