Utilize o editor de fluxos de dados para pontuar um modelo de previsão em qualquer conjunto de dados ou pontuar um modelo de aprendizagem automática Oracle registado num conjunto de dados na base de dados correspondente.
Aplique modelos de previsão aos seus dados para integrar a Aprendizagem Automática (ML) e a Inteligência Artificial (IA) nas suas aplicações sem necessitar de conhecimentos especializados em ML ou IA.
A execução do modelo efetua a saída de dados de um novo conjunto de dados com colunas que contêm os valores previstos que pode utilizar para a análise e visualização.
Quando executa um modelo de previsão, os dados são deslocados para e processados pelo Oracle Analytics. Quando executa um modelo de aprendizagem automática Oracle registado, os dados não são deslocados da base de dados para o Oracle Analytics. Em vez disso, o modelo reside, é processado e o conjunto de dados de saída é armazenado na base de dados.
Num fluxo de dados, ao utilizar o passo Aplicar Modelo:
-
Os modelos registados são apresentados e disponibilizados para revisão e análises. Os modelos não registados não são apresentados.
-
As colunas de saída de dados disponíveis são específicas do tipo de modelo. Por exemplo, para a previsão numérica, as colunas de saída de dados incluem PredictedValue e PredictedConfidence, e para clustering, as colunas de saída de dados incluem clusterId.
-
Os parâmetros disponíveis são específicos do tipo de modelo. Por exemplo, se utilizar um modelo de clustering para pontuar, o número máximo de valores nulos é um parâmetro que pode fornecer para o processo de pontuação. Este parâmetro é utilizado na imputação do valor em falta.
-
O modelo e os tipos de dados de entrada com correspondência efetuada devem corresponder quando estiver a trabalhar com um modelo de aprendizagem automática Oracle. Consulte Visualizar os Detalhes de um Modelo Registado.
- Na Página Principal, clique em Criar e, em seguida, clique em Fluxo de Dados.
- Selecione um conjunto de dados e clique em Acrescentar.
- No editor Fluxo de Dados, clique em Acrescentar um passo (+).
- A partir do painel Passos do Fluxo de Dados, clique duas vezes em Aplicar Modelo e, em seguida, selecione o modelo a utilizar.
- Em Aplicar Modelo, vá para a secção Entradas de Dados e, em seguida, selecione uma coluna como entrada de dados.
- Em Aplicar Modelo, vá para a secção Saídas de Dados e, em seguida, selecione as colunas que pretende criar com o conjunto de dados e atualize os campos Nome da Coluna, conforme necessário.
- No editor de fluxos de dados, clique em Acrescentar um passo (+) e selecione Gravar Dados.
- Introduza um nome. No campo Gravar dados em, especifique a localização para gravar os dados de saída.
Se estiver a trabalhar com um modelo de aprendizagem automática Oracle, as informações da ligação do conjunto de dados assumem por omissão a ligação do conjunto de dados de entrada.
- Defina as preferências de dados, conforme necessário, nos campos Tratar Como e Agregação por Omissão.
Quando gravar os dados, a aplicação do modelo anexa as colunas de saída de dados do modelo selecionadas ao conjunto de dados de entrada.
- Clique em Gravar, introduza um nome e uma descrição para o fluxo de dados e clique em OK para gravar o fluxo de dados.
- Clique em Executar Fluxo de Dados para criar o conjunto de dados.