Utilizar Modelos de Aprendizagem Automática Oracle no Oracle Analytics

Pode registar e utilizar modelos de aprendizagem automática Oracle da Base de Dados Oracle ou do Oracle Autonomous Data Warehouse para pontuar dados no Oracle Analytics. Utilize o editor de fluxos de dados para aplicar os modelos de aprendizagem automática aos seus dados.

O Oracle Analytics permite-lhe integrar a aprendizagem automática nas suas aplicações sem conhecimentos especializados de cientista de dados.

Como Posso Utilizar Modelos de Aprendizagem Automática Oracle no Oracle Analytics?

O Oracle Analytics permite-lhe registar e utilizar modelos de aprendizagem automática Oracle da Base de Dados Oracle ou do Oracle Autonomous Data Warehouse.

A utilização de modelos de aprendizagem automática Oracle com o Oracle Analytics aumenta consideravelmente o nível de análise preditiva que é possível efetuar nos conjuntos de dados, uma vez que os dados e o modelo residem na base de dados, a pontuação dos dados é efetuada na base de dados e o conjunto de dados resultante é armazenado na base de dados. Isto permite-lhe utilizar o mecanismo de execução da aprendizagem automática Oracle para pontuar conjuntos de dados de grandes dimensões.

Pode registar e utilizar modelos de aprendizagem automática Oracle destas origens de dados da base de dados:
  • Oracle Autonomous Data Warehouse
  • Base de Dados Oracle

No Oracle Analytics, pode registar qualquer um dos modelos de aprendizagem automática Oracle da base de dados nas classes de mining Classificação, Regressão, Clustering, Anomalia ou Extração de Funcionalidades que foram criados utilizando a API de Oracle Machine Learning for SQL (OML 4SQL). O seu perfil de grupo de utilizador do Oracle Analytics e suas permissões da base de dados determinam os modelos de aprendizagem automática Oracle que estão disponíveis para registo e utilização.

Também pode criar modelos de previsão no Oracle Analytics.

Registar Modelos de Aprendizagem Automática Oracle no Oracle Analytics

Os modelos de aprendizagem automática Oracle devem ser registados no Oracle Analytics antes de os utilizar para prever dados. Pode registar e utilizar modelos que residem nas suas origens de dados da Base de Dados Oracle ou Oracle Autonomous Data Warehouse.

  1. Na Página Principal, clique no Menu da Página, depois em Registar Modelo/Função e, em seguida, em Modelos de Aprendizagem Automática.
    Esta opção está disponível para os utilizadores com o perfil de grupo Administrador de Serviços do BI ou Autor de Conteúdo do DV.
  2. Na caixa de diálogo Registar um Modelo de ML, selecione uma ligação.
    Na caixa de diálogo Selecionar um Modelo para Registar, vê os modelos de aprendizagem automática Oracle da base de dados nas classes de mining Classificação, Regressão, Clustering, Anomalia ou Extração de Funcionalidades que foram criados utilizando a API de Oracle Machine Learning for SQL (OML 4SQL).

    Se for necessário, clique em Criar Ligação para criar uma ligação à origem de dados da Base de Dados Oracle ou Oracle Autonomous Data Warehouse que contém o modelo de aprendizagem automática Oracle que pretende utilizar.

  3. Na caixa de diálogo Selecionar um Modelo para Registar, clique no modelo que pretende registar e analise as informações do modelo. Por exemplo, a classe e o algoritmo do modelo utilizados para criar o modelo, o destino que o modelo prevê, as colunas em que o modelo é treinado, as previsões do modelo e os parâmetros.
  4. Clique em Registar.
  5. A partir da Página Principal, clique em Navegador e, em seguida, clique em Aprendizagem Automática para confirmar se o modelo foi importado com êxito.

Inspecionar Modelos de Aprendizagem Automática Oracle Registados

Pode aceder e analisar informações sobre os modelos de aprendizagem automática Oracle que registou no Oracle Analytics.

Visualizar os Detalhes de um Modelo Registado

Visualize as informações detalhadas de um modelo de aprendizagem automática Oracle para o ajudar a compreender o modelo e a determinar se é adequado para prever os seus dados. Os detalhes do modelo incluem a classe do modelo, algoritmo, colunas de entrada de dados, colunas de saída de dados e parâmetros.

Quando regista um modelo, as respetivas informações detalhadas são incluídas. Estas informações são obtidas do Oracle Database ou do Oracle Autonomous Data Warehouse.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador e, em seguida, clique em Aprendizagem Automática.
  2. Clique no separador Modelos.

  3. Coloque o cursor sobre o modelo que pretende visualizar, clique em Ações e, em seguida, selecione Inspecionar.
  4. Clique em Detalhes para visualizar as informações do modelo.

O que São as Visualizações de um Modelo Registado?

Quando um modelo de aprendizagem automática Oracle é criado, são geradas visualizações com informações específicas sobre o modelo e armazenadas na base de dados. Utilize o Oracle Analytics para aceder a uma lista das visualizações de um modelo e, em seguida, crie conjuntos de dados que pode utilizar para visualizar as informações contidas nas visualizações.

As visualizações contêm informações sobre o modelo registado, como estatísticas do modelo, distribuição de valores de destino e definições de algoritmos. O número e o tipo de visualizações criadas são determinados pelo algoritmo do modelo. Assim, um modelo criado a partir do algoritmo de Naive Bayes tem um conjunto de visualizações e um modelo criado a partir do algoritmo de Árvore de Decisões tem um conjunto diferente de visualizações. Por exemplo, algumas das visualizações geradas para um modelo de Árvore de Decisões são:
  • Matriz de Custos de Pontuação - Descreve a matriz de pontuação para os modelos de classificação. A visualização contém actual_target_value, predicted_target_value e cost.
  • Pares Nome-Valor Globais - Descreve estatísticas globais relacionadas com o modelo, como número de linhas utilizadas na criação do modelo e estado de convergência.
  • Estatísticas da Árvore de Decisões - Descreve as estatísticas associadas aos nós individuais na árvore de decisões. As estatísticas incluem um histograma de destino para os dados no nó. Para cada nó na árvore, esta visualização tem informações sobre suporte de predicted_target_value, actual_target_value e node.

O nome de cada visualização é exclusivo, por exemplo, DM$VCDT_TEST. O formato utilizado para gerar nomes de visualizações é DM$VAlfabeto_Nome do Modelo em que:

  • DM$V - Representa um prefixo para as visualizações geradas a partir de um modelo registado.
  • Alfabeto - Representa um valor que indica o tipo de modelo de saída de dados. Por exemplo, C indica que o tipo de visualização é Matriz de Custos de Pontuação e G indica que o tipo de visualização é Par Nome-Valor Global.
  • Nome do Modelo - Contém o nome do modelo de aprendizagem automática Oracle registado e a respetiva visualização. Por exemplo, DT_TEST.

Para mais informações sobre visualizações, consulte a documentação para a sua versão de base de dados Oracle.

O Oracle Analytics fornece uma lista de visualizações de qualquer modelo registado. No entanto, só pode aceder e visualizar as visualizações para o Oracle Database 12c Release 2 ou posterior. Se estiver a trabalhar com uma versão anterior do Oracle Database, não pode utilizar o Oracle Analytics para aceder às visualizações e visualizá-las.

Visualizar a Lista de Visualizações de um Modelo Registado

As visualizações de um modelo registado são armazenadas na base de dados, mas pode utilizar o Oracle Analytics para apresentar uma lista das visualizações do modelo.

As visualizações contêm informações como o tamanho de um modelo, as definições e os atributos utilizados no modelo. Estas informações podem ajudá-lo a compreender e utilizar melhor o modelo.

Nota:

Pode aceder e visualizar as visualizações para o Oracle Database 12c Release 2 ou posterior. Se estiver a trabalhar com uma versão anterior do Oracle Database, estas visualizações não existem na base de dados e não pode utilizar o Oracle Analytics para aceder às mesmas e visualizá-las.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador e, em seguida, clique em Aprendizagem Automática.
  2. Clique no separador Modelos.

  3. Coloque o cursor sobre o modelo que pretende visualizar, clique em Ações e, em seguida, selecione Inspecionar.
  4. Clique no separador Relacionado para visualizar uma lista das visualizações do modelo.

Visualizar uma Visualização de um Modelo de Aprendizagem Automática Oracle Registado

Visualize qualquer uma das visualizações de um modelo registado para obter informações que o ajudam a compreender e utilizar melhor o modelo.

Nota:

Pode aceder e visualizar as visualizações para o Oracle Database 12c Release 2 ou posterior. Se estiver a trabalhar com uma versão anterior do Oracle Database, estas visualizações não existem na base de dados e não pode utilizar o Oracle Analytics para aceder às mesmas e visualizá-las.
Quando cria o conjunto de dados, precisa de saber o nome da visualização do modelo e o nome do schema da base de dados. Utilize a tarefa seguinte para encontrar estes nomes, criar o conjunto de dados e visualizar as informações da visualização.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador e, em seguida, clique em Aprendizagem Automática.
  2. Localize o modelo de aprendizagem automática registado, clique em Ações e clique em Inspecionar.
  3. Clique em Detalhes e confirme que a secção Informações do Modelo está expandida. Vá para o campo Proprietário do Modelo da BD e registe o nome do schema da base de dados.
  4. Clique em Relacionado e localize e registe o nome da visualização. Clique em Fechar.
  5. Na Página Principal, clique em Criar e clique em Conjunto de Dados.
  6. Selecione a ligação que contém o modelo de aprendizagem automática e as respetivas visualizações.
  7. No editor do Conjunto de Dados, percorra e clique no nome do schema da base de dados que localizou no separador Detalhes.
  8. Selecione a visualização que localizou no separador Relacionado e clique duas vezes nas colunas para as acrescentar ao conjunto de dados. Clique em Acrescentar.
  9. Clique em Criar Livro para criar visualizações.