Este tópico apresenta sugestões para trabalhar com blocos de inicialização e o controlo da utilização no Oracle Analytics.
Ativar Controlo da Utilização
Uma vez concluída a fase inicial de otimização dos blocos de inicialização de variáveis de sessão, ative o controlo da utilização para os blocos de inicialização, de modo a compreender melhor o respetivo desempenho. Consulte Manter os Blocos de Inicialização.
Os nomes de tabelas para o controlo da utilização no Oracle BI Enterprise Edition (OBIEE) são mostrados neste tópico. Os nomes reais podem ser qualquer coisa, mas devem identificar o conteúdo de cada tabela, como PHYSICAL
, LOGICAL
ou INITBLOCK.
Ative o controlo da utilização em Definições do Sistema e reinicie o Business Intelligence (BI) Server para iniciar o controlo da utilização. Consulte Opções de Controlo da Utilização.
Monitorizar Blocos de Inicialização
Depois de ativar o controlo da utilização, entre em sessão no Oracle Analytics. Todos os blocos de inicialização de variáveis de sessão não diferidos são executados na entrada em sessão e preenchem a tabela de controlo da utilização dos blocos de inicialização.
Com o SQL Developer, o SQL*Plus ou outra ferramenta de entrada de SQL, execute a seguinte consulta em relação à tabela de controlo da utilização de blocos de inicialização utilizando uma SESSION_ID
obtida a partir de um diário da sessão (por exemplo, -1883570176
).
SELECT USER_NAME, SESSION_ID, BLOCK_NAME, TO_CHAR(START_TS,'DD-MM-YYYY HH24:MI:SS') START_TIME, TO_CHAR(END_TS,'DD-MM-YYYY HH24:MI:SS') END_TIME FROM USAGE_TRACKING.S_NQ_INITBLOCK WHERE SESSION_ID = -1883570176 ORDER BY SESSION_ID, START_TS, END_TS
Não filtre utilizando o USER_NAME
. Em vez disso, tome nota dos valores de START_TIME
e USER_NAME
da linha de um diário da sessão em que está interessado.
Filtre a consulta utilizando a SESSION_ID
associada ao USER_NAME
e, opcionalmente, START_TIME.
A figura seguinte mostra o resultado da consulta numa tabela.
.jpg
Esta tabela mostra que as chamadas SIGNING ON
e SIGNED ON
demoram doze segundos. Em seguida, a chamada SIGNED OFF
mostra que o utilizador saiu de sessão após 21 minutos de atividade. Os administradores podem ver exatamente quanto tempo os processos estão a demorar e onde é necessária uma ação corretiva.
SIGNING ON
SIGNED ON
SIGNED OFF
Nota:
Se não estiver a investigar problemas de entrada em sessão específicos, ignore os três blocos denominadosSIGNING ON
, SIGNED ON
e SIGNED OFF
. SESSION_ID
pode ser um número negativo. Existem dois valores de USER_NAME
diferentes para a mesma SESSION_ID
: BISystemUser e o nome de utilizador real.Pode especificar os blocos de inicialização como diferidos. Estes são executados conforme necessário, utilizando o nome de utilizador original. Todos os blocos de inicialização de variáveis de sessão não diferidos são executados quando um utilizador entra em sessão e preenchem a tabela de controlo da utilização dos blocos de inicialização. São executados utilizando o nome de utilizador BISystemUser.