Acerca dos Fluxos de Dados

Os fluxos de dados permitem-lhe organizar e integrar os seus dados para produzir conjuntos de dados examinados que os seus utilizadores podem visualizar.

Utilize fluxos de dados para manipular os seus dados visualmente sem necessitar de capacidades de codificação manual.

Por exemplo, poderá utilizar um fluxo de dados para:

  • Criar um conjunto de dados.
  • Combinar dados de diferentes origens.
  • Agregar dados.
  • Treinar modelos de aprendizagem automática ou aplicar um modelo de aprendizagem automática de previsão aos seus dados.
  • Efetue a deteção de objetos, a classificação de imagens ou a deteção de texto utilizando a inteligência artificial através do serviço OCI Vision.

Pode criar fluxos de dados no painel de design de fluxos de dados.
Segue-se a descrição de GUID-2B831D4B-0478-4EAC-917D-EA910D9FFFE3-default.png
.png

Para criar um fluxo de dados, acrescente passos. Cada passo executa uma função específica, por exemplo, acrescentar dados, unir tabelas, fundir colunas ou transformar dados. Utilize o editor de fluxos de dados para acrescentar e configurar os seus passos. Cada passo é validado quando o acrescenta ou altera. Quando tiver configurado o seu fluxo de dados, execute-o para criar ou atualizar um conjunto de dados.

Quando a acrescentar as suas próprias colunas ou transformar dados, pode utilizar uma vasta gama de operadores de SQL (por exemplo, BETWEEN, LIKE, IN), expressões condicionais (por exemplo, CASE) e funções (por exemplo, Avg, Median, Percentile).

Atualizar Conjuntos de Dados Gerados por Fluxos de Dados

Pode reexecutar os fluxos de dados para manter os seus conjuntos de dados atualizados.

Nota:

Quando reexecuta um fluxo de dados, quaisquer transformações aplicadas diretamente ao conjunto de dados de saída fora do fluxo de dados são perdidas. O conjunto de dados é recriado de raiz.

Suporte da Base de Dados para Fluxos de Dados

Com fluxos de dados, pode examinar dados de conjuntos de dados, áreas de atividade ou ligações à base de dados.

Pode executar fluxos de dados individualmente ou numa sequência. Pode incluir várias origens de dados num fluxo de dados e especificar o modo de junção das mesmas.

Utilize o passo Acrescentar Dados para acrescentar dados a um fluxo de dados e utilizar o passo Gravar Dados para gravar dados de saída de dados de um fluxo de dados.

Pode gravar os dados de saída de um fluxo de dados num conjunto de dados ou num dos tipos de base de dados suportados. Se gravar os dados numa base de dados, pode transformar a origem de dados substituindo-a por dados do fluxo de dados. As tabelas da origem de dados e do fluxo de dados devem estar na mesma base de dados e ter o mesmo nome. Antes de começar, crie uma ligação a um dos tipos de base de dados suportados.

Nota:

Pode acrescentar dados de bases de dados remotas ligadas ao Data Gateway. No entanto, não pode gravar os dados novamente nas bases de dados remotas ligadas ao Data Gateway.

Saída de Dados

Pode gravar os dados de saída de dados dos fluxos de dados a estes tipos de base de dados:
  • Oracle Autonomous Data Warehouse
  • Oracle Autonomous Transaction Processing
  • Base de Dados Oracle
  • Apache Hive
  • Hortonworks Hive
  • MapR Hive
  • Spark

Para obter informações sobre a versão da base de dados, consulte Origens de Dados Suportadas.

Entrada de Dados

Pode introduzir dados em fluxos de dados da maior parte de tipos de base de dados (exceto Oracle Essbase e EPM Cloud).