A arquitetura aberta do Oracle Content Management significa que pode utilizar o trabalho efetuado noutros enquadramentos de codificação, como o Foundation ou Bootstrap. Com poucas alterações, pode transformar um modelo Bootstrap num tema e torná-lo parte de um modelo do Oracle Content Management.
Processo Básico
Segue-se uma perspetiva geral dos passos descritos em detalhe nas secções seguintes:
Pré-Requisitos
Deve ter configurada e a funcionar a aplicação do ambiente de trabalho do Oracle Content Management para sincronizar pastas e ficheiros com o seu computador local.
Descarregue as pastas de temas, os ficheiros e o conteúdo do modelo Bootstrap para o seu computador local e tenha-os prontos para utilização.
Criar um Site
Criar um site a partir de um modelo inicial do Oracle Content Management:
Na navegação lateral, clique em Sites.
É apresentada uma lista dos sites existentes.
Clique em Criar.
Na caixa de diálogo Criar Site, selecione Modelo Inicial JET ou Modelo Inicial para utilizar como base para o seu site.
Na caixa de diálogo, introduza um nome para o site. Este nome é utilizado no URL do site. Pode utilizar letras, números, caracteres de sublinhado (_) e hífenes (-). Se introduzir um espaço, este é substituído automaticamente por um hífen.
Não utilize os seguintes nomes para modelos, temas, componentes, sites ou páginas de site: authsite, conteúdo, páginas, scstemplate_*, _comps, _components, _compsdelivery, _idcservice, _sitescloud, _sitesclouddelivery, _themes, _themesdelivery. Embora possa utilizar os seguintes nomes para as páginas de site, não os utilize para modelos, temas, componentes ou sites: documentos, sites.
Nota:
O percurso para um URL de site do Oracle Content Management é sensível a maiúsculas e minúsculas. As maiúsculas e minúsculas nas cadeias de caracteres de consulta ou de fragmento são geridas pelos programadores no respetivo código customizado.
https:[//host[:port]][/]path[?query][#fragment] \____________________/\________________________/ Location Data
Opcionalmente, introduza a descrição do site.
Quando estiver pronto, clique em Criar.
Uma barra de progresso mostra o nome e o estado de criação do novo site. Quando o site é criado, o nome é apresentado na lista de sites. O estado inicial é offline.
Para encontrar rapidamente o site recém-criado na lista, ordene a lista por Última Atualização. O site que acaba de criar será apresentado na parte superior da lista.
Sincronizar a Pasta do Tema
Quando cria um site a partir de um modelo inicial, é criada uma cópia do tema do modelo inicial à qual é atribuído o nome do site seguido do nome do tema. Por exemplo, o tema para My_New_Site
é My_New_SiteTheme
.
Utilize a aplicação do ambiente de trabalho para sincronizar a pasta e os ficheiros do tema para o site com o seu computador local. Consulte Iniciar a sincronização em Colaborar em Documentos com o Oracle Content Management.
Deverá ver agora a hierarquia de pastas do tema e os ficheiros do modelo no seu ambiente de trabalho local. Segue-se um exemplo:
theme_name
assets
css
main.css
js
topnav.js
designs
default
design.css
design.json
facebook.png
googleplus.png
linkedin.png
twitter.png
youtube.pgn
layouts
index.html
responsepages
404.html
_folder.json
_folder_icon.png
components.json
viewport.json
Configurar o Tema Básico
Copie estes ficheiros do Bootstrap para as pastas do tema sincronizadas no seu ambiente de trabalho local para que se sobreponham aos ficheiros existentes.
Os ficheiros html
vão para a pasta theme_name/layouts
Os ficheiros css
vão para a pasta theme_name/assets/css
Os ficheiros js
vão para a pasta theme_name/assets/js
Os ficheiros do tipo image
vão para a pasta theme_name/assets/images
, que pode estar agrupada em subpastas com imagens para o fundo, rodapé, pessoas, etc.
Modifique os ficheiros html
na pasta layout
para atualizar os percursos relativos e acrescentar os elementos necessários. Para um tema típico do Bootstrap, haverá muitos percursos relativos para a pasta /assets
, pelo que deve modificá-los para que apontem para a pasta do tema.
Corrija os percursos das pastas css
, js
e images
para utilizar:
_scs_theme_root_/assets/css/ _scs_theme_root_/assets/js/ _scs_theme_root_/assets/images/
Nota:
Uma vez concluído este passo, a parte_scs_theme_root
será automaticamente ajustada ao ambiente no qual o tema está a ser utilizado.Existem três requisitos para cada disposição do Oracle Content Management:
Inclua os identificadores seguintes no identificador <head>
do ficheiro html
:
<!--$SCS_RENDER_INFO-->
<!--$SCS_SITE_HEADER-->
<!--$SCS_PAGE_HEADER-->
Inclua o script do renderizador no fim dos ficheiros de disposição, dentro do identificador <body>
. Estes percursos ajustam-se automaticamente no Criador de Sites e nos ambientes de runtime.
<script data-main="/_sitescloud/renderer/renderer.js" src="/_sitescloud/renderer/require.js"></script>
Inclua os identificadores seguintes após a inclusão do ficheiro renderer.js
:
<!--$SCS_PAGE_FOOTER-->
<!--$SCS_SITE_FOOTER-->
Verifique se os ficheiros de tema modificados estão sincronizados com o site no Oracle Content Management.
Atualizar as Páginas do Site
Quando abrir o site no Criador de Sites, inicialmente irá ver as páginas que se encontram no site por omissão. Pode apagar as páginas não pretendidas e mudar a disposição nas páginas que pretende manter para uma das novas disposições.
Na navegação lateral, clique em Sites.
É apresentada uma lista dos sites existentes.
Selecione um site e escolha Abrir no menu do botão direito do rato ou clique em na barra de ações.
Introduza um nome para a atualização e uma descrição opcional e, em seguida, clique em Criar.
Para o nome da atualização, pode utilizar letras, números, caracteres de sublinhado (_) e hífenes (-). Se introduzir um espaço, este é substituído automaticamente por um hífen.
Se já tiver atualizações para o local, selecione uma atualização da lista e clique em .
O Criador de Sites é aberto no modo de pré-visualização. Para efetuar alterações ou utilizar as opções de navegação na barra lateral, certifique-se de que o comutador Editar está definido para Editar.
Para editar uma página específica, escolha-a utilizando a árvore do site na barra lateral ou a navegação do próprio site.
Para retirar uma página não pretendida, selecione a página e clique em .
Para acrescentar uma nova página, clique em Acrescentar Página. Pode reposicionar a página na árvore do site arrastando-a e largando-a.
Para alterar a disposição associada a uma página, escolha a página na árvore do site e clique em para apresentar as definições da página.
Vá para o campo Disposição da Página e selecione uma disposição diferente no menu. O número e o tipo de disposições de páginas dependem do tema associado ao site.
Clique em Gravar para gravar as alterações na atualização atual. Pode continuar a trabalhar na atualização atual ou criar novas atualizações se necessário.
Atualizar Navegação
Quando observa a navegação na pré-visualização do site, esta não corresponde à hierarquia atual devido à navegação de codificação rígida na disposição do tema do Bootstrap.
Atualize a navegação para substituir a codificação rígida no tema do Bootstrap por código gerado dinamicamente a partir da hierarquia do site.
Edite as suas cópias sincronizadas locais dos ficheiros do tema.
Retire o código de navegação com codificação rígida das disposições. Segue-se um exemplo da navegação com codificação rígida que terá de ser retirada de um tema típico do Bootstrap. Trata-se de uma secção de cabeçalho típica, com o logótipo, as partes "Alternar Navegação" para o menu "Hambúrguer" quando a página é demasiado estreita (a parte responsiva) e a navegação de página com codificação rígida para as outras páginas.
<header id="header" class="header navbar-fixed-top"> <div class="container"> <h1 class="logo"> <a href="index.html"><span class="text">Velocity</span></a> </h1><!--//logo--> <nav class="main-nav navbar-right" role="navigation"> <div class="navbar-header"> <button class="navbar-toggle" type="button" data-toggle="collapse" data-target="#navbar-collapse"> <span class="sr-only">Toggle navigation</span> <span class="icon-bar"></span> <span class="icon-bar"></span> <span class="icon-bar"></span> </button><!--//nav-toggle--> </div><!--//navbar-header--> <div id="navbar-collapse" class="navbar-collapse collapse"> <ul class="nav navbar-nav"> <li class="active nav-item"><a href="index.html">Home</a></li> <li class="nav-item"><a href="features.html">Features</a></li> <li class="nav-item"><a href="pricing.html">Pricing</a></li> <li class="nav-item dropdown"> <a class="dropdown-toggle" data-toggle="dropdown" data-hover="dropdown" data-delay="0" data-close-others="false" href="#">Pages <i class="fa fa-angle-down"></i></a> <ul class="dropdown-menu"> <li><a href="download.html">Download Apps</a></li> <li><a href="blog.html">Blog</a></li> <li><a href="blog-single.html">Blog Single</a></li> <li><a href="blog-category.html">Blog Category</a></li> <li><a href="blog-archive.html">Blog Archive</a></li> <li><a href="about.html">About Us</a></li> <li><a href="contact.html">Contact</a></li> </ul> </li><!--//dropdown--> <li class="nav-item"><a href="login.html">Log in</a></li> <li class="nav-item nav-item-cta last"><a class="btn btn-cta btn-cta-secondary" href="signup.html">Sign Up Free</a></li> </ul><!--//nav--> </div><!--//navabr-collapse--> </nav><!--//main-nav--> </div><!--//container--> </header><!--//header-->
Escreva código JavaScript para percorrer as informações da estrutura do site e gerar o código de navegação e, em seguida, inclua o código JavaScript nas disposições, por exemplo:
<script type="text/javascript" src="_scs_theme_root_/assets/js/navbar.js"></script>
Modifique a saída de dados exata do ficheiro topnav.js
para corresponder à markup esperada no seu CSS específico.
Atualizar Disposições do Site
Neste momento, o site é funcional mas não tem áreas editáveis (slots) nas disposições.
Localize ou acrescente um elemento DIV numa disposição e designe-o como um slot.
Os slots são elementos DIV na disposição que têm o valor "scs-slot"
no atributo da classe. Cada slot deve ter um atributo id
exclusivo. Por exemplo:
<div id="slot-content1" class="scs-slot scs-responsive"></div>
Para que o slot se ajuste automaticamente ao tamanho da delimitação do browser, inclua o atributo da classe "scs-responsive"
.
Repita este passo conforme necessário para criar slots adicionais na disposição ou noutras disposições.
Publicar o Site
Após ter terminado e gravado todas as suas alterações a um site, deve Publicar o site.
A publicação do site vai buscar todas as alterações na atualização atual e funde-as na base, transformando o que existia na atualização no novo site base.
Criar o Novo Modelo
Dispõe agora de um site funcional com um tema associado, que pode transformar num modelo a partilhar com outros utilizadores para que estes possam criar sites a partir do mesmo.
Na navegação lateral do Oracle Content Management, clique em Programador.
Clique em Visualizar Todos os Modelos.
Clique em Criar e escolha A partir do site existente.
Selecione o novo site que criou utilizando o modelo inicial e o modelo Bootstrap.
Introduza um nome para o novo modelo e clique em Criar.
Para empacotar o modelo para utilização com outras instâncias do Oracle Content Management, selecione o modelo e escolha a opção de menu Exportar para criar um ficheiro .zip
que pode ser descarregado.