Biblioteca do Projeto

Pode utilizar uma biblioteca do projeto para reunir pastas de localizações diferentes no repositório sem ter de alterar a pasta original ou a respetiva localização. Também pode utilizar o componente de biblioteca do projeto para atribuir níveis de permissão diferentes a cada pasta, para acomodar diversos perfis de grupo da equipa do projeto.

Por exemplo, se conceder a uma pasta na biblioteca do projeto um dos perfis de grupo de visitante (visualizador, descarregador ou contribuidor), os visitantes podem ver e interagir com o conteúdo da pasta com os privilégios associados ao perfil de grupo. Se especificar o acesso de membro, apenas os membros irão vê-lo listado na biblioteca do projeto. Os membros interagem com o conteúdo da pasta com os privilégios especificados para eles na pasta original.

Se utilizar este componente em conjunto com um ou mais componentes da lista de ficheiros ou do gestor de documentos na página, estes componentes podem apresentar automaticamente o conteúdo de uma pasta selecionada na biblioteca do projeto.

Para acrescentar um componente de biblioteca do projeto a uma página:

  1. Navegue até à página que pretende editar e certifique-se de que comutador Editar está definido para Editar.
  2. Acrescente o componente à página.
  3. Para editar o componente e o seu aspeto, clique no respetivo ícone de menu ícone Menu do Componente e escolha Definições.
  4. Escolha Definições Customizadas para selecionar as conversações e para selecionar as opções de apresentação.
  5. Especifique um título. O título por omissão é Biblioteca do Projeto. Pode optar por mostrar ou ocultar o título selecionando ou desmarcando a opção de apresentação Título abaixo.
  6. Selecione um Esquema de Cores.

    Nota:

    Se utilizar triggers e ações para associar uma biblioteca do projeto a um componente de gestor de documentos, o esquema de cores que selecionar para a biblioteca do projeto também se aplica à pasta selecionada para apresentação no componente do gestor de documentos. O mesmo não acontece se associar a biblioteca do projeto a componentes de lista de pastas ou lista de ficheiros, uma vez que esses componentes não suportam esquemas de cores.
  7. Clique em Acrescentar junto à lista de pastas para acrescentar uma pasta existente ou criar uma nova.
    1. Navegue para e selecione uma ou mais pastas ou clique em Criar para criar uma pasta. Cada pasta que selecionar nesta janela é acrescentada à biblioteca do projeto.

      Pode utilizar qualquer uma das opções listadas na barra de ferramentas, incluindo as opções de visualização e ordenação.

    2. Clique em Anterior quando terminar.
  8. Para organizar a lista, selecione uma pasta e clique em Deslocar para Cima ou Deslocar para Baixo para alterar a respetiva localização na ordem da lista ou clique em Retirar para retirar a pasta da lista.
  9. Para especificar o acesso a uma pasta com base no perfil de grupo do utilizador, selecione a pasta a partir da lista de pastas, clique em Selecionar Permissão da Pasta e escolha o perfil de grupo de acesso.
    • Acesso do Membro: Só os utilizadores registados com permissões na pasta verão a pasta listada na biblioteca do projeto. Os membros interagem com o conteúdo da pasta com os privilégios especificados para eles na pasta original.

    • Visualizador: Os visualizadores podem ver os ficheiros e as pastas, mas não podem efetuar alterações.

    • Descarregador: Os descarregadores podem também descarregar ficheiros e gravá-los nos seus próprios computadores.

    • Contribuidor: Os contribuidores podem também modificar ficheiros, atualizar ficheiros, importar novos ficheiros e apagar ficheiros.

    Tenha o seguinte em consideração ao definir o acesso a pastas:

    • O autor de um site não pode conceder acesso a uma pasta superior ao acesso do próprio autor. Por exemplo, se o autor tiver acesso de descarregador a uma pasta, não pode conceder direitos de contribuidor a visitantes do site.

    • Os privilégios definidos na pasta no componente podem aumentar os privilégios do visitante. Por exemplo, se o visitante tiver privilégios de visualizador (ou nenhum privilégio) para a pasta, o componente pode conceder privilégios maiores com base no perfil de grupo selecionado. Este privilégios melhorados são válidos apenas no próprio componente.

    • Se o visitante de um site tiver privilégios superiores aos especificados para o componente, os respetivos privilégios do visitante substituem os definidos no componente.

    • Os privilégios concedidos a uma pasta aplicam-se a pastas e a ficheiros encadeados nessa pasta.

  10. Para as pastas com Acesso do Membro, pode apresentar as conversações associadas às pastas ou conteúdo clicando em Mostrar secção de Conversação no Gestor de Documentos.
    Se selecionar esta opção e configurar um componente de gestor de documentos na página para apresentar uma pasta selecionada, o utilizador pode clicar no ícone da conversação para apresentar quaisquer conversações associadas à pasta. Se não selecionar esta opção, o ícone da conversação não é mostrado.
  11. Quando terminar, feche a janela.
  12. Utilize o separador Geral para modificar o espaçamento, alinhamento e outras opções de apresentação.
  13. Utilize o separador Estilo para formatar a moldura que contém o componente com estilos predefinidos ou com escolhas customizadas.
  14. Utilize o separador Ligação para associar ações ao trigger Pasta Selecionada. Por exemplo, se também acrescentar um componente de gestor de documentos à página, pode utilizá-lo para apresentar o conteúdo de uma pasta selecionada na pasta do projeto:
    1. No separador Ligação das definições da biblioteca do projeto, clique no trigger Pasta Selecionada.
    2. Na janela Configurar Ações do Trigger, clique em Gestor de Documentos.
    3. Clique e arraste a ação Apresentar documentos para a lista de ações.
    4. No campo ID da Pasta ou URL, escolha Pasta Selecionada.
    Quando o utilizador clicar numa pasta na biblioteca do projeto, o conteúdo da pasta é apresentado no componente do gestor de documentos na página.