As disposições de conteúdo ajudam os utilizadores a visualizar os dados nos itens de conteúdo através de componentes de lista de conteúdos ou de repositório de valores de conteúdo utilizados nas páginas dos sites. Pode criar várias disposições de conteúdo para um tipo de conteúdo, por forma a criar diferentes visualizações ou representar diferentes partes de um item de conteúdo.
Um tipo de conteúdo de Publicação no Blog, por exemplo, poderá exigir diferentes disposições de conteúdo dependendo da forma e do local nos quais o conteúdo de Publicação no Blog irá ser utilizado. A página principal do site poderá apresentar uma lista dos itens de Publicação no Blog, mas quando se clicar numa publicação no blog na página principal, a página Detalhes poderá apresentar detalhes acerca dessa publicação no blog.
A Página Principal tem uma lista de conteúdos configurada para listar itens do tipo de conteúdo Blog-Post, utilizando a disposição de conteúdo Blog-Post-Summary como uma visualização do item.
A página Detalhes utiliza a disposição de conteúdo Blog-Post-Header num repositório de valores de conteúdo para mostrar uma imagem do cabeçalho e um título. A disposição da secção de duas colunas inclui dois repositórios de valores de conteúdo, com larguras de 70 por cento e de 30 por cento, e utiliza as disposições de conteúdo Blog-Post-Content e Blog-Post-Author. Como pode ver, são utilizadas quatro disposições de conteúdo diferentes para visualizar o mesmo Tipo de conteúdo.
Pode criar uma disposição de conteúdo de duas formas:
No Oracle Content Management, escolha Programador > Visualizar Todos os Componentes > Criar > Criar Disposição de Conteúdo.
Num projeto do OCE Toolkit, utilize o comando cec create-contentlayout
.
O Oracle Content Management cria uma disposição de conteúdo por omissão para o tipo de conteúdo. Para modificar a disposição de conteúdo por omissão, pode editar os seguintes ficheiros:
assets/layout.html
Edite este ficheiro para alterar a visualização em HTML.
assets/design.css
Edite este ficheiro para aplicar um estilo à disposição do conteúdo.
assets/render.js
Edite este ficheiro para alterar os dados utilizados no layout.html
ou para acrescentar comportamento dinâmico à disposição de conteúdo.
Os componentes da disposição de conteúdo renderizam um item de conteúdo do servidor do Oracle Content Management. A maioria dos ativos está armazenada no servidor do Oracle Content Management. Por vezes, poderá querer utilizar um ativo estático disponível localmente na própria disposição de conteúdo, tal como uma imagem de fundo para efeitos de estilo. Por exemplo, na disposição de conteúdo que se segue, o URL absoluto para images/background.jpg
pode ser gerado no render.js
e utilizado no layout.html
.
A forma mais simples de gerar um URL absoluto é utilizar o ficheiro requirejs
integrado. Defina 'require' como a dependência e utilize require.toURL()
para gerar o URL, como o código seguinte mostra:
define([ 'require', 'jquery', 'mustache', 'text!./layout.html', 'css!./design.css' ], function (require, $, Mustache, templateHtml, css) { 'use strict'; var imageURL = req.toUrl('./images/background.jpg');
Os tópicos seguintes descrevem como desenvolver disposições de conteúdo:
Criar Disposições de Conteúdo com o Oracle Content Management
Transmitir uma Visualização de Disposição a uma Disposição de Conteúdo
Desenvolver Disposições de Conteúdo Localmente com o Developer Cloud Service
Acrescentar Correspondências de Disposição de Conteúdo a Modelos
Testar Disposições de Conteúdo com o Controlo de Teste Local
Importar Modelos com Disposições de Conteúdo para o Oracle Content Management
Tópicos Relacionados
Para obter informações sobre como gerir disposições de conteúdo, consulte Gerir Componentes e Disposições Customizados.
Para obter informações sobre a utilização de ativos digitais e outros itens de conteúdo num site, consulte Utilizar Ativos e Gerir Ativos Digitais em Gerir Ativos com o Oracle Content Management.