A disponibilização de itens de conteúdo, ativos digitais e sites deverá tirar o máximo partido da cache do browser de um visitante para melhorar o desempenho da entrega e renderização de conteúdo no browser.
Os sites, temas, itens de conteúdo e ativos digitais são colocados na cache do browser do visitante durante um período de tempo. Após um site, tema, item de conteúdo ou ativo digital ser atualizado, uma chave cache-buster no URL é alterada, de modo a que o browser extraia um URL diferente e obtenha o novo item.
A chave da cache ajuda a gerir a utilização da cache do browser ao referenciar apenas recursos atuais. Apesar de a chave da cache estar incluída no URL, é um elemento lógico, não uma localização física (pasta) como acontece frequentemente. Uma alteração na chave da cache não aponta para uma localização física diferente para encontrar o recurso; apenas notifica o servidor de que deve extrair a versão atual do recurso.
Os recursos podem ser estáticos, como o CSS, o JS e os ficheiros de imagem, ou dinâmicos, como os dados de páginas, os dados de sites e os dados de itens de conteúdo. Existem cinco categorias de recursos para criar um site:
Recursos do produto – Recursos que fazem parte do produto que é atualizado sempre que uma nova versão do produto é lançada ou corrigida.
Recursos do Site – Recursos que fazem parte do site, como structure.json
, dados de páginas e imagens. Estes são atualizados quando o site é publicado. O controlador é descrito no texto seguinte.
Recursos do tema – Recursos que fazem parte dos temas, como disposições, CSS e imagens. Estes são atualizados quando o tema é publicado.
Recursos do componente – Recursos que fazem parte dos componentes customizados. Estes incluem HTML, JS e CSS e os ficheiros de imagem que constituem o componente. Estes são atualizados quando um componente é publicado. Se um componente for alterado e republicado, a chave da cache é alterada para todos os componentes, uma vez que se trata de uma chave única para todos os componentes.
Recursos de CaaS – Recursos que fornecem itens de conteúdo e itens digitais. Estes são atualizados quando os itens de conteúdo são publicados ou republicados, ou o destino da coleção é alterado.
Os tópicos seguintes descrevem a colocação na cache para o runtime do Oracle Content Management e o Criador de Sites:
Para runtime, o cabeçalho Cache-Control do Oracle Content Management é definido para 15 dias. É acrescentada uma chave da cache ao URL para todos os recursos.
Desde que o URL seja o mesmo, o browser irá fornecer o recurso a partir da respetiva cache local, se disponível. Quando o recurso é atualizado, a chave da cache é atualizada no URL, obrigando o browser a efetuar um novo pedido ao servidor e a atualizar a cache local.
O controlador, que contém as chaves da cache, também é colocado na cache durante 1 minuto. Por este motivo, as chaves da cache atualizadas não serão vistas durante 1 minuto.
Em runtime, o servidor devolve o controller.html
com as chaves da cache mais recentes para os recursos do produto, do site, do tema, de componentes e de CaaS. Um script com chaves é acrescentado ao controller.html
; por exemplo:
<script type="text/javascript"> var SCSCacheKeys = { product: '123', site: '456', theme: '789', component: '012', caas: '345' }; </script>
Estas chaves são utilizadas pelo controller.js
para criar URLs semelhantes aos apresentados na tabela seguinte.
Tipo de Recursos | Exemplos |
---|---|
Recursos do Produto |
/sitePrefix/productCacheKey/_sitesclouddelivery/... /mySite/_cache_947d/_sitesclouddelivery/ |
Recursos do Tema |
/sitePrefix/themeCacheKey/_themesdelivery/themeName/... |
Recursos do Componente |
/sitePrefix/compCacheKey/_compdelivery/compName/... |
Recursos do Site |
/sitePrefix/siteCacheKey/content/... /sitePrefix/siteCacheKey/structure.json /sitePrefix/siteCacheKey/pages/100.json |
Recursos de CaaS |
RegularCaaSUrl?cacheKey=caasCacheKey |
Ao inserir a chave da cache nos URLs desta forma, o Oracle Content Management pode forçar o browser a carregar os recursos atualizados ao alterar de modo eficaz o URL, para que o browser considere que, de facto, se trata de um novo recurso.
Nota:
Para sites seguros, apenas os recursos de produto, tema e componente são colocados na cache, não o conteúdo do site ou CaaS.No Criador de Sites, os recursos estáticos são colocados na cache durante 15 dias.
Quando utiliza o Criador de Sites, a colocação na cache ocorre para os recursos de produto, tema e componente. (Não ocorre para os recursos de site e CaaS.) As chaves da cache do tema e do componente são geradas novamente quando o Criador de Sites é lançado ou renovado.
Se efetuar uma alteração a um tema ou componente e pretender que essa alteração apareça no Criador de Sites, necessita de renovar o Criador de Sites (F5).