Componentes Renderizados em Molduras Inline

Os componentes renderizados em molduras inline podem ser especificados nas páginas do Oracle Content Management registando e acrescentando componentes de servidores externos (referidos como componentes remotos) e também selecionando a opção de moldura inline durante a criação de um componente local. Este tipo de componente pode alargar a funcionalidade dos sites, como acrescentar um componente social ou um componente de registo de saída do carrinho.

Para um componente remoto, deve especificar o URL do endpoint. Para um componente local renderizado numa moldura inline, os URLs derivam do nome do componente no Catálogo de Componentes.

  • URL do Endpoint: O conteúdo do widget é extraído deste URL e incorporado numa moldura inline.

  • URL de Definições: Este URL é renderizado numa moldura inline para configurar o componente quando este for largado numa página.

O componente pode renderizar visualizações de dados estáticas ou dinâmicas e mostrar uma ficha ou outra interface do utilizador interativa para alargar a funcionalidade do site. Consulte Renderizar Definições do Componente.

Componentes Fornecidos pelo Oracle Content Management

O Oracle Content Management fornece um conjunto de componentes renderizados em molduras inline.

Nome Tipo ID

Lista de Pastas

scs-app

Lista de Pastas

Lista de Ficheiros

scs-app

Lista de Ficheiros

Gestor de Documentos

scs-app

Gestor de Documentos

Gosto no Facebook

scs-app

Gosto no Facebook

Seguir no Twitter

scs-app

Seguir no Twitter

Partilha no Twitter

scs-app

Partilha no Twitter

Recomendação no Facebook

scs-app

Recomendação no Facebook

Registo do Componente

Para um componente remoto apresentado em molduras inline poder ser utilizado num site, o URL do endpoint deve ser registado através de HTTPS. Estas informações são armazenadas no Catálogo de Componentes. O endpoint deve permitir que o URL seja apresentado numa moldura inline; não defina X-Frame-Options="sameorigin" no cabeçalho. Para um componente local, uma vez que os ficheiros estão armazenados no servidor do Oracle Content Management, este critério do endpoint é automaticamente satisfeito.

Quando um componente apresentado numa moldura inline é registado, é gerada uma nova GUID que representa o componente. Se esse componente for registado numa instância do Oracle Content Management várias vezes, irá obter várias GUIDs porque estas representam cada registo desse componente. Quando o componente é registado, apenas a descrição é armazenada no Oracle Content Management para a GUID; o componente continuará a ser executado a partir do respetivo endpoint remoto. Consulte Registar um Componente Remoto.

Assim que um componente apresentado numa moldura inline é registado, também é gerada uma ID da instância. Esta ID da instância representa um componente registado num determinado tenant do Oracle Content Management. O mesmo componente, registado mais de uma vez no mesmo tenant do Oracle Content Management ou num tenant diferente do Oracle Content Management, terá IDs de instância diferentes.

Persistência das Definições do Componente Remoto

Quando o URL de Definições de um componente apresentado numa moldura inline é apresentado numa caixa de diálogo da secção Definições, a ID da instância e a ID do componente são ambas fornecidas. Isto permite ao componente optar por tornar quaisquer definições persistentes no seu próprio servidor, indexadas pela ID da instância e ID do componente. Em alternativa, o Sites SDK do Oracle Content Management pode ser utilizado para permitir o armazenamento até 1,5 KB de dados JSON no modelo da página do site para a ID do componente.

Utilizar o Sites SDK para tornar as definições persistentes tem dois benefícios para os componentes renderizados em molduras inline:
  • O componente pode participar facilmente nas versões da página, nas atualizações da página e no modelo de publicação do site.

  • O componente pode abranger endpoints de HTML que são executados no browser, por oposição à execução num sistema de back-end.

Consulte Oracle Content Management SDKs.