Visão Geral da Configuração de Conformidade da Reconciliação

A primeira tarefa na configuração da Conformidade da Reconciliação é definir as diferentes configurações disponíveis em Início, Aplicativo e Configuração.

Configuração facilita o acesso a vários recursos e configurações:


subguias de configuração
  • Tipos de Alerta
  • Atributos
  • Atributos do Sistema
  • Moedas
  • Carregamentos de Dados
  • Filtros
  • Formatos
  • Listas
  • Organizações
  • Períodos
  • Configurações (Configurações do Sistema)

Tipos de Alerta

Os alertas permitem a comunicação entre um usuário que está com problema para fechar uma reconciliação e outros usuários que talvez possam ajudá-lo a resolver o problema. Os tipos de alerta são criados por administradores para definir um procedimento a ser seguido quando determinados problemas surgem. Consulte Criação de Tipos de Alerta

Atributos

Os atributos personalizados são campos definidos por usuário; eles são definidos de modo centralizado por administradores e podem ser usados em reconciliações, perfis e formatos:

Em Perfis: os administradores e usuários avançados podem designar atributos a perfis para capturar informações que não são suportadas pelos atributos padrão. Em Formatos: os administradores podem atribuir atributos a formatos para aparecerem em reconciliações em um dos dois locais.

Esta guia aparece primeiro na lista, já que você acessará esse conteúdo frequentemente durante o gerenciamento do Account Reconciliation. Consulte Criação de Atributos para obter informações detalhadas sobre como criá-los.

Definição de Atributos do Sistema

Em Atributos do Sistema, defina estes atributos de perfis e reconciliações:


caixa de diálogo configuração dos atributos do sistema
  • Segmentos de Perfil são os componentes do ID de Conta usado para identificar exclusivamente perfis e reconciliações. Por exemplo, se normalmente você reconcilia contas no nível da conta da Empresa, deverá definir dois segmentos: um para a Empresa e outro para a Conta. Os valores do Segmento de Perfil são rótulos. Eles não controlam o mapeamento de saldos para reconciliações que ocorrem por meio de regras de mapeamento adicionadas nas definições de carregamento de dados ou pelo pré-mapeamento de saldos antes da importação.
  • O Processo faz distinção entre reconciliações para diferentes objetivos, como um processo de Balanço Geral predefinido. Você poderá remover essa opção se preferir outra terminologia.
  • Classificações de Risco são marcas atribuídas a reconciliações para ajudar na geração de relatórios e análises, como Alto, Médio ou Baixo.
  • As Frequências determinam a constância com que as reconciliações são preparadas. "Mensalmente" e "Trimestralmente" são frequências comuns. Nas Configurações do Sistema, você define as frequências. Você também precisa atribuir frequências a perfis e períodos. As reconciliações só são criadas quando a frequência atribuída ao perfil corresponde à frequência atribuída ao período.
  • Tipo de Conta são marcas atribuídas a reconciliações para ajudar na geração de relatórios e análises, como Ativos, Passivos ou Patrimônio Líquido.
  • Os Perfis de Vencimento são usados nos relatórios para classificar transações nos buckets de vencimento definidos. Por exemplo, você pode definir um Perfil de Vencimento que consiste nos seguintes buckets: 0-15 dias, 16-30, 30-60, 61-90 e mais que 90 dias. Você pode revisar relatórios que exibem a contagem ou o valor das transações em cada bucket de vencimento.
  • Os Tokens de Integração Global são usados quando relatórios parametrizados devem ser estar acessíveis na Reconciliação. Por exemplo, se você estiver usando o BI Publisher para gerar agendamentos de Rolagem de Ativo Fixo, poderá usar Tokens de Integração Global para especificar parâmetros como ID da Conta ou Período no relatório, de modo a exibir os dados corretos.

Definição de Moedas

A seção Moeda permite a configuração de Buckets de Moeda, Tipos de Taxa e Moedas.
Caixa de diálogo da guia Moedas de Configuração do Aplicativo

Taxas de Câmbio Consulte Definição de Taxas de Moeda

Os Buckets de Moeda devem ser definidos para cada bucket a ser certificado nas reconciliações e para quaisquer buckets adicionais que facilitem a preparação das reconciliações. Por exemplo, é muito comum exigir a reconciliação no bucket da moeda Funcional. Se esse for o caso da sua empresa, o bucket de moeda Funcional deverá ser habilitado. Se a inserção de valores no valor de moeda Informado ou Contabilizado ajudar os preparadores a realizar a reconciliação, esse bucket também deverá ser habilitado. Em geral, o bucket de moeda de Relatório só é habilitado quando existe um requisito de certificação para este bucket. Observe que todos os rótulos de bucket são configuráveis, para permitir que a renomeação corresponda à convenção da sua empresa. No entanto, você deve usar apenas letras maiúsculas se renomear um rótulo de bucket de moeda.

Moeda permite que você controle quais códigos de moeda estão ativos no sistema.

Defina Tipos de Taxa quando for necessária a conversão de transações inseridas na reconciliação. Por exemplo, se preparadores estiverem adicionando transações no bucket de moeda Informada, o sistema poderá converter esses valores no bucket de moeda Funcional usando Taxas importadas

Carregamentos de Dados

Você pode usar a caixa de diálogo Carregamentos de Dados para especificar definições de carregamento de dados a fim de carregar dados usando o Data Management e salvar esses mesmos parâmetros de carregamento de dados. Consulte Especifique uma Definição de Carregamento de Dados.

Formatos

Consulte Informações sobre Formatos

Listas

Consulte Como Trabalhar com Exibições

Consulte Apêndice A: Definições para Seleção de Coluna da Lista de Reconciliação para visualizar as definições de coluna da lista para os seguintes tipos de conjuntos de dados referenciados nas listas no aplicativo: Perfil, Reconciliação, Saldo, Transação.

Organizações

Calendários são usados para definir as datas e as frequências de cada período. Cada calendário permite que diferentes organizações trabalhem fora de diferentes datas e frequências para o mesmo período.

As Regras de Feriado só serão definidas se as agendas de reconciliação forem afetadas por feriados estatutários ou da empresa.

As Unidades Organizacionais fornecem um mecanismo para atribuir uma estrutura de unidade organizacional hierárquica a perfis e reconciliações. Elas agregam valores na filtragem e na geração de relatórios e são o meio pelo qual as regras de feriado são aplicadas a perfis.

Períodos

Em seguida, você configura o número de períodos associados às reconciliações. Os períodos determinam a data de referência da reconciliação e todos os períodos tem uma data de início, uma data de término e uma data de fechamento. Períodos também têm frequências associadas. Quando os perfis são adicionados aos períodos, somente aqueles com uma frequência correspondente a uma frequência associada ao período são adicionados ao período como uma reconciliação.

Se as circunstâncias exigirem mudanças nas reconciliações, ou se os administradores precisarem importar saldos atualizados, os administradores poderão reabrir os períodos.

Você pode começar com apenas um ou dois períodos e, em seguida, adicionar períodos conforme necessário. Para cada período, você definirá datas de início e de término, bem como as datas em que os livros serão fechados para cada período e as frequências associadas a cada período.

Consulte Configuração de Períodos

Configurações (Configurações do Sistema)

A guia Configurações (Configurações do Sistema) contém outras definições de configuração que um Administrador talvez precise usar durante a configuração da Conformidade da Reconciliação. Por exemplo, permitir que os usuários excluam comentários, definir o número máximo de linhas em uma lista, permitir atualizações em massa e definir o tempo limite de carregamento de dados.
Opções de Configurações do Sistema
Consulte Definição de Configurações do Sistema

Assista ao Vídeo Visão Geral: Introdução à Configuração do Sistema na Conformidade da Reconciliação

Clique neste link para assistir a um vídeo:

Link do vídeo Visão Geral: Introdução à Configuração do Sistema (Parte 1) na Conformidade da Reconciliação