Como Tratar Ajustes

Os ajustes permitem que você faça a correspondência das transações que têm uma variação nos valores de um motivo válido. Se as regras de correspondência manual tiverem sido configuradas para permitir tolerância, você poderá criar uma correspondência com ajuste (em oposição a uma correspondência exata).

Você pode selecionar transações que estejam no nível de tolerância aceitável e depois clicar em Correspondência. A caixa de diálogo Transações Selecionadas mostrará as transações selecionadas e permitirá que você preencha os detalhes do ajuste. Em seguida, clique em Correspondência com Ajuste para criar a correspondência.

Exemplo de Ajustes

Pode ser que haja determinadas transações que tenham um valor diferente em Contas a Receber e Contas a Pagar. Para justificar a variação entre os dois valores, você pode inserir um ajuste.

Para lidar com elas:

  1. Selecione a transação e clique em Ajustar. A caixa de diálogo Transações sem Correspondência será exibida.

    Nota:

    Você também pode usar a caixa de seleção Selecionar Tudo para escolher todas as transações.

    Para um atributo de Número, o valor exibido é baseado na precisão definida na configuração do atributo. A precisão do valor da Variação seria a mesma do atributo de balanceamento, que é herdada do código da moeda padrão no bucket de moeda mais baixo habilitado para o Perfil.

    Se um atributo de ajuste for um atributo de grupo, seus atributos de membro serão exibidos em um nó separado na seção Ajuste.


    captura da tela de detalhes da Transação de ajuste
  2. Em Ajustar em, selecione se você está fazendo o ajuste em Contas a Receber ou Contas a Pagar.
  3. Selecione um Tipo de Ajuste, digite um ID, um Nome e, se desejar, uma Descrição.
  4. Também é possível digitar um comentário para explicar a discrepância entre o valor de Contas a Receber e o valor de Contas a Pagar.
  5. Se desejar, é possível adicionar um anexo de arquivo navegando até o arquivo, clicando em Abrir e em Ajustar.

Noções Básicas da Lógica de Processamento dos Ajustes

  • Nenhum ajuste será criado se os limites de correspondência forem definidos como Corresponder Exatamente.
  • Nenhum ajuste será permitido se o limite do processo de correspondência for definido como -0/+0.
  • Os ajustes serão permitidos se houver uma Correspondência com Tolerância Permitida e a correspondência estiver dentro da tolerância especificada no valor de limite real. Por exemplo, se os limites de correspondência forem definidos entre -150 e +150, os valores acima de 150 falharão, assim como os que estiverem abaixo de -150.
  • Os ajustes serão permitidos sem restrições se a correspondência com os dois valores De e Até dos ajustes estiverem em branco. Isso permite que ajustes de um lado sejam processados.
  • Os ajustes serão permitidos se o valor estiver dentro do limite de correspondência De, e o limite Até estiver em branco. Por exemplo, se o valor De for +150 e o valor Até estiver em branco, você poderá criar um ajuste cujo valor seja US$ -2.000,00).
  • Nos perfis de Correspondência de Transações integrados à Conformidade da Reconciliação, não será possível excluir ajustes se a Data Contábil de uma ou mais transações de um conjunto de correspondências for anterior à Data de Eliminação.
  • Para atributos de Ajuste mapeados dos atributos da Origem de Dados, os valores para o Ajuste são copiados da primeira Transação selecionada durante a realização de uma Correspondência Manual.

  • A Data contábil exibe a data atual. Esta data é definida como a Data Contábil do Ajuste. Consulte Configuração de Datas de Vencimento in Setting Up and Configuring Account Reconciliation para obter informações adicionais sobre como a configuração Hora de Corte do Ajuste de Correspondência de Transações afeta a data contábil.