Utilização de Várias Origens de Dados e Vários Processos de Correspondência

A Correspondência de Transações possibilita cenários de correspondência tridirecionais (ou com mais direções), de modo que as transações tenham uma correspondência automática entre uma origem de balanceamento A e uma origem de balanceamento B. Vamos verificar um exemplo da utilização de um processo de várias correspondências.

A correspondência tridirecional é GL – POS e depois POS – Banco. Além dessa correspondência tridirecional, algumas transações que envolvem o GL ou o Banco não são refletidas na origem POS; portanto, você pode configurar outro processo de correspondência direta entre o GL e o Banco. Por exemplo, uma Tarifa Bancária será incluída no demonstrativo bancário e contabilizada no GL, mas normalmente não é incluída na atividade de origem POS.

  • GL para POS (inverso)
  • POS (normal) para BANCO
  • GL para BANCO

Os dois arquivos POS (Point of Sale) carregados (o POS invertido e o POS normal) tem "valor líquido zero", pois seu valor líquido é zero no Sistema de Origem. As únicas origens de balanceamento são GL e Banco; portanto, o POS (inverso) é o mesmo arquivo que o POS (normal) correspondente ao Banco, a exceção é que o campo "Valor" passa para o sinal oposto.

Exemplo - Configurando Várias Origens de Dados

Este exemplo pressupõe que você criou um tipo de correspondência com três origens de dados: uma origem de dados chamada GL (General Ledger) e uma origem de dados chamada POS (Point of Sale). Também há uma origem de dados Banco representando o demonstrativo Bancário.


Várias origens de dados na caixa de diálogo editar tipo de correspondência

Nota:

O Atributo de Balanceamento será usado pelo sistema para criar um mapeamento de atributos padrão em um processo de correspondência. Você poderá alterar a Data de Contabilidade ou o Atributo de Balanceamento usando a caixa de seleção, contanto que as transações ainda não tenham sido importadas.

Exemplo - Configuração do Cenário de Processo com Várias Correspondências

Assim que tiver definido as diversas origens de dados, você poderá configurar o processo de correspondência. Vamos verificar este exemplo que mostra três processos de correspondência definidos:

  • GL-IPOS é um processo de correspondência de uma única origem entre o GL (General Ledger) com valores negativos (ou inversos) no ponto de origem de vendas.

    Nota:

    A Correspondência de Transações permite que você corresponda automaticamente uma transação com uma transação anulada (ou negativa) proveniente da mesma origem, de modo que você não tenha que fazer a correspondência entre elas manualmente.


    captura de tela de três processos de correspondência: GL-IPOS, POS-BANK e GL-BANK

    Você pode ver que o sistema criou um mapeamento de atributos padrão com base na seleção do atributo de balanceamento "Valor" quando você criou a origem de dados GL. Você pode selecionar o sinal de mais (+) para criar um novo mapeamento de atributos em relação a um atributo não relacionado a balanceamento.

  • POS-BANK é um processo de correspondência de duas origens entre a atividade POS (point of sale) positiva e a origem Banco.
    Captura de tela da caixa de diálogo processo de correspondência POS-BANK
  • GL-BANK é um processo de correspondência de duas origens entre o GL (General Ledger) e a origem Banco.

Ordem de Execução do Processo de Correspondência Automática

O processo de correspondência automática seguirá a ordem dos processos de correspondência na caixa de diálogo Processo de Correspondência. Você pode alterar a ordem desses processos usando os indicadores Mover para Cima e Mover para Baixo. A Correspondência Automática percorrerá cada processo de correspondência na ordem listada e suas respectivas regras.

Assim que há uma correspondência com uma transação individual, ela não é mais considerada em outro processo de correspondência.