Os Administradores do Serviço podem usar atributos personalizados para implementar soluções que cumprem a política de reconciliação.
Este tópico aborda alguns exemplos comuns de criação de atributos calculados e do uso deles em regras.
Exemplo: Descarte de Transação
O Preparador precisará fazer Ajustes ou Explicações de Saldo para descartar reconciliações caso a Data de Fechamento tenha passado. Este exemplo cria um atributo calculado e o aplica em uma regra que descartará a transação quando o cálculo do atributo ficar acima de zero.
Se a transação tiver uma Data de Fechamento, o atributo Descarte por Data de Fechamento poderá ser criado usando as funções de cálculo Diferença de Datas e Adicionar Mês. Esse atributo adiará a Data de Fechamento em um mês e calculará a diferença de datas entre o novo atributo e a data de término do período atual em dias. Em seguida, esse atributo é aplicado a uma regra Copiar Transações da Reconciliação Anterior para garantir que os Ajustes não serão transferidos para o período no qual a Data de Fechamento está.
O atributo calculado Descarte por Data de Fechamento tem as seguintes configurações:
DATE_DIFF(EDATE({Close Date}, -1), {Period End Date}, 'DAYS')
Em seguida, esse atributo pode ser aplicado aos Detalhes da Transação no formato sem acesso de exibição para qualquer função.
Em seguida, uma regra Copiar Transações da Reconciliação Anterior pode ser criada. Essa regra removerá a transação se o cálculo de diferença de dias do atributo for maior que 0.
Exemplo: Interromper a Reconciliação Automática
O Administrador do Serviço quer interromper a reconciliação automática depois que ela ocorrer dois meses seguidos. Para implementar isso, crie um atributo personalizado e aplique-o à regra necessária.
Crie um atributo calculado com o nome AutoRecCheck e as seguintes configurações:
SUM_PRIOR(IF_THEN_ELSE({Auto Reconciled} = 'Yes', 1, IF_THEN_ELSE({Auto Submitted} = 'Yes', 1, 0)),2)
Em seguida, aplique esse atributo calculado a uma regra com critérios que cumpram seu requisito. Neste exemplo, o atributo calculado é usado nos critérios de filtro de uma regra, conforme mostrado na captura de tela a seguir.
Exemplo: Calcular a Variação do Período e Exigir uma Explicação
O Administrador do Serviço quer exigir a inserção de uma explicação pelos Preparadores quando a variação entre os períodos ficar acima de uma porcentagem específica.
Este exemplo cria um atributo personalizado do tipo Número e um atributo calculado que determina a variação entre dois períodos. Embora este exemplo use Análise de Variação, os valores também podem ser alterados para métodos de Análise de Conta.
Crie um atributo calculado Variação % com as seguintes configurações:
(TRANSLATE({Source System Balance (Functional)}, 'USD', 'Accounting') - TRANSLATE({Variance Period Balance (Functional)}, 'USD', 'Accounting'))/TRANSLATE({Source System Balance (Functional)}, 'USD', 'Accounting')
Em seguida, crie um atributo personalizado chamado Descrição da Variação com o Tipo definido como Texto.
Crie uma regra usando o atributo calculado e o atributo de texto. Na Definição de Filtro, defina os critérios de filtro conforme mostrado na captura de tela a seguir.
Exemplo: Monitorar uma Pontuação RAG
Este exemplo cria uma regra para alterar a pontuação RAG (Vermelho, Âmbar, Verde) da reconciliação com base na pontuação RAG da transação.
Crie dois atributos personalizados, LineRAG e RecRAG, do tipo Texto. O atributo LineRAG deve ser colocado na aba Transações de formato, enquanto o atributo RecRAG deve ser colocado na aba Atributos de formato.
Em seguida, as regras são criadas na seguinte ordem para definir o atributo RecRAG com base no atributo LineRAG da transação. A ordem das cores nas regras é importante. O vermelho precisa ser a última regra. Dessa forma, se alguma transação em seu conjunto de itens tiver o vermelho, o RecRAG será vermelho. Por exemplo, se você tiver três transações e todos os atributos LineRAGs forem verdes, o atributo RecRAG será verde. Se você tiver dois LineRAGs verdes e um LineRAG vermelho, a terceira regra será executada por último e aplicará um RecRAG vermelho, visto que uma transação tinha um LineRAG vermelho.
Uma regra para definir o RecRAG como Verde, Âmbar ou Vermelho é criada usando o exemplo abaixo. Três regras devem ser criadas para Verde, Âmbar e Vermelho.
As regras devem ser executadas periodicamente durante o dia para garantir que o RecRAG seja atualizado com as informações mais recentes da reconciliação. Isso pode ser feito manualmente ou por meio do comando importReconciliationAttributes
do EPM Automate com Regras = SET_ATTR_VAL.
Consulte importReconciliationAttributes em Como Trabalhar com o EPM Automate.
Exemplo: Enviar e Aprovar Automaticamente uma Reconciliação Se Não Houver Atividade do Sistema de Origem ou do Subsistema
O Administrador do Serviço quer configurar uma regra que envie automaticamente reconciliações quando não houver atividade do sistema de origem ou do subsistema.
Para implementar isso, crie um atributo calculado a fim de determinar a alteração no saldo do subsistema entre períodos. O atributo calculado chamado Atividade do Subsistema tem as seguintes configurações:
TRANSLATE({Subsystem Balance (Functional)}, 'USD', 'REC') - PRIOR( {Subsystem Balance (Functional)}, 1, 'USD', 'REC', 'PRIOR')
Em seguida, aplique esse atributo calculado a uma regra com critérios que cumpram seu requisito. A captura de tela a seguir aplica o atributo calculado aos critérios de filtro de uma regra.
Exemplo: Calcular o Mês Atual no Trimestre
O Administrador do Serviço quer que as reconciliações mostrem o mês atual do trimestre, como M1, M2 e M3.
Crie um atributo calculado com o nome Número do Período e as seguintes configurações:
IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=1, 'M1', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=2, 'M2', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=3, 'M3', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=4, 'M1', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=5, 'M2', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=6, 'M3', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=7, 'M1', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=8, 'M2', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=9, 'M3', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=10, 'M1', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=11, 'M2', (IF_THEN_ELSE(MONTH ({Period End Date})=12, 'M3', 'recon not found')))))))))))))))))))))))
Exemplo: Exibir um Plano de Ação Quando a Transação Tiver Mais de 90 Dias
O Administrador do Serviço quer exigir a criação de um plano de ação pelos Preparadores quando a transação tiver mais de 90 dias. Na regra, crie os critérios de filtro conforme mostrado na captura de tela a seguir.
Exemplo: Impedir a Inserção de Datas da Transação no Futuro
Os Administradores do Serviço querem que os Preparadores só insiram datas da transação, como Explicações de Saldo, no período atual. Crie uma regra no formato que analise a Idade da transação.
O exemplo acima não funcionará se planos de ação estiverem em uso porque a idade é calculada de forma diferente na data do plano de ação. Se estiver usando planos de ação, crie um atributo personalizado chamado Idade da transação com as seguintes configurações:
DATE_DIFF({Transaction Date}, {Period End Date}, ‘DAYS’)
Em seguida, aplique esse atributo calculado a uma regra depois de adicioná-lo aos Detalhes da Transação.