Adicionar Conhecimento Personalizado para Enriquecimento de Dados

Adicione conhecimento personalizado ao Oracle Analytics para aumentar o conhecimento do sistema. Por exemplo, você pode adicionar uma referência de conhecimento personalizada que classifica medicamentos prescritos nas categorias de medicamentos da USP Analgésicos ou Opioides.

O conhecimento personalizado permite que o criador de perfil semântico do Oracle Analytics identifique mais tipos semânticos específicos de negócios e faça recomendações de enriquecimento mais relevantes e controladas.
Para obter um exemplo detalhado de ponta a ponta da integração de conhecimento personalizado, consulte Exemplo - Use o Conhecimento Personalizado para Integrar Períodos Comerciais Significativos aos Seus Dados.
Antes de começar, faça download de seus arquivos de referência de conhecimento personalizados (no formato CSV) e disponibilize-os localmente para upload. O tamanho máximo do arquivo cujo upload você pode fazer é 250 MB. Você também pode criar seus próprios arquivos de referência de conhecimento personalizados no formato CSV ou XLSX. Consulte Recomendações de Conhecimento Personalizado.
  1. Na home page do Oracle Analytics, clique no Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore, em seguida, clique em Console.
  2. Clique em Enriquecimentos de Dados.
  3. Em Conhecimento Personalizado, clique em Adicionar Conhecimento Personalizado.
  4. Na caixa de diálogo Abrir, navegue até o arquivo CSV de conhecimento personalizado e selecione-o e clique em Abrir.
  5. Na caixa de diálogo Criar Conhecimento Personalizado de, especifique um nome, verifique as opções de upload e clique em OK.

    A página Conhecimento Personalizado lista o novo arquivo com a opção Incluir selecionada. Quando os autores de conteúdo enriquecem conjuntos de dados, o Oracle Analytics apresenta recomendações de enriquecimento com base nesses dados.

Como Trabalhar com Chaves somente de Dígitos

Quando você adiciona Conhecimento Personalizado ao Oracle Analytics, talvez deseje identificar chaves numéricas ou somente dígitos, sem remover zeros à esquerda, que é como o Oracle Analytics normalmente adiciona números. Por exemplo, talvez você queira que o Oracle Analytics adicione o código de classificação UNSPSC 0010101501 como 0010101501 (ou seja, mantendo "00" no início do código) em vez de 10101501. Mantendo a chave completa no Conhecimento de Referência, os designers de pasta de trabalho podem acessar recomendações para enriquecer seus dados, que neste exemplo fornece dados UNSPSC como nome, família e classe.

Dicas para Adicionar Chaves Somente Dígitos

No arquivo de origem, defina a coluna de chave como texto e torne-a a primeira coluna. Não é necessário alterar o formato das outras colunas no arquivo.

Por exemplo, no conjunto de dados de códigos de classificação UNSPSC, a coluna Commodity mantém o identificador de chave de cada linha. As chaves de Commodity são números com zeros à esquerda. O Oracle Analytics trata como atributo os valores da coluna Commodity.
Descrição de GUID-A25C4461-EDBB-4583-864B-B3FB6C6135DC-default.png segue
.png

Quando os designers de pasta de trabalho adicionam dados com base nesse conhecimento personalizado, as recomendações de enriquecimento são apropriadas para os dados. Neste exemplo, as recomendações de enriquecimento para códigos de classificação UNSPSC na coluna Commodity permitem que você enriqueça sua visualização com dados da mercadoria, como nome, família e classe.
Descrição de GUID-7C2E54F3-8629-4CD6-82E9-E2CD36EA1414-default.png segue
.png